CBO 2111-15 - Matemático - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da matemática
O profissional no cargo de Matemático CBO 2111-15 Estuda conceitos, relações entre quantidades, magnitudes, formas e espaço, por meio do uso de números e símbolos, sem a preocupação de aplicação imediata Elabora modelos matemáticos e lógicos, promovendo seu teste, validação e implementação e processando simulações computacionais.
Identifica, formula e demonstra teoremas, utilizando rigor lógico-científico Realiza atividades e projetos de pesquisa em matemática, demonstrando novos resultados, formulando conjecturas, desenvolvendo algoritmos e publicando resultados Dissemina conhecimentos matemáticos por meio de aulas, seminários, palestras, eventos e orientação de trabalhos técnicos e científicos.
Emite pareceres técnicos e participa de equipes de várias áreas da matemática Exerce função pautada em preceitos éticos, observando sigilo das informações e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2111-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da matemática que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Matemático, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da matemática CBO 2111-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2111-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais da matemática.
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
O que faz um Matemático
O Matemático CBO 2111-15 estuda conceitos básicos e as estruturas subjacentes à matemática para buscar uma compreensão aprofundada e um conhecimento ampliado da própria matemática, em três campos distintos: análise, que trata dos aspectos contínuos da matemática, álgebra, que trata de aspectos discretos, e geometria Desenvolve novos princípios e novas relações entre os princípios matemáticos existentes para o avanço da ciência matemática.
Estuda conceitos e relações entre entidades abstratas como quantidades, magnitudes, formas e espaço, por meio do uso de números e símbolos.
Elabora modelos matemáticos e lógicos, em ramos da matemática como álgebra abstrata, geometria, teoria dos números, topologia matemática discreta, variáveis complexas, dinâmica não linear, entre outros, testando hipóteses e teses Elabora modelos matemáticos e lógicos, selecionando métodos e técnicas para tratamento de dados e informações destinadas à tomada de decisões estratégicas, elaboração de projetos de pesquisa, atividades profissionais que requerem análises e cálculos matemáticos, entre outros.
Identifica problemas e situações de interesse, cria métodos e descreve modelo em linguagem matemática Identifica, formula e testa teses e hipóteses, utilizando rigor lógico-científico.
Testa, valida e implementa modelos, avaliando-os periodicamente para verificar sua aplicabilidade e confiabilidade e refinando-os, quando necessário.
Identifica lacunas de conhecimento e demonstra novos resultados em trabalhos de pesquisa matemática Formula conjecturas, desenvolve algoritmos, examina literatura e modelos e elabora projetos de pesquisa, publicando seus resultados.
Realiza cálculos, aplica métodos de análise numérica utilizando programas computacionais.
Promove a qualificação de profissionais na área da matemática de vanguarda, ministra aulas, seminários, palestras e participa de outros eventos da área Prepara material didático, orienta trabalhos técnicos e científicos e divulga resultados das produções para o público Pode realizar testes e simulações sobre a funcionalidade de modelos matemáticos para a otimização de processos.
Pode utilizar programas computacionais para elaborar modelos de análise de tratamento de grandes conjuntos de dados brutos (“big data”) Emite laudos e pareceres técnicos, participando de equipes multidisciplinares compostas por profissionais das engenharias, da saúde, economistas, arquitetos, cientistas, dentre outros.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2111-15 deve desenvolver produtos e sistemas, elaborar modelos matemáticos e lógicos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, realizar atividades de pesquisa em matemática, transmitir conhecimentos matemáticos, prestar consultoria técnica.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais da matemática os profissionais da Matemática aqui descritos são entendidos como Matemáticos aplicados que atuam no setor produtivo de empresas privadas e na administração pública. Trabalham de forma individual e em equipe multidisciplinar, sem supervisão, exceto o Atuário que trabalha com supervisão ocasional. Suas atividades consistem em aplicar métodos e técnicas da matemática em outras áreas do conhecimento. Dentre as atividades econômicas em que atuam destacam-se as instituições financeiras e a área dos seguros e da previdência privada. O vínculo de trabalho predominante é o de assalariado com carteira assinada.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2111-15
O acesso às ocupações é dado por formação de nível superior, sendo comum profissionais portadores de títulos de especialização, mestrado ou doutorado.
Atividades exercidas por um Matemático CBO 2111-15
Um Matemático (ou sinônimo) deve identificar lacunas de conhecimento, elaborar projetos de pesquisa, desenvolver visão sistêmica, selecionar métodos e técnicas, preparar material didático, testar modelo, participar de equipes multidisciplinares, demonstrar capacidade de síntese, adequar linguagem, avaliar periodicamente o modelo, emitir laudos e pareceres técnicos, organizar eventos, examinar literatura, demonstrar disciplina, orientar trabalhos técnicos e científicos, desenvolver comunicação visual, processar simulações computacionais, expressar-se por escrito, validar modelo, refinar modelo, demonstrar novos resultados, desenvolver criatividade, examinar modelos, criar métodos, expressar-se oralmente, publicar resultados de pesquisa, desenvolver raciocínio abstrato, divulgar resultados técnicos para o público, descrever modelo em linguagem matemática, formular conjecturas, ministrar aulas, seminários, palestras etc, implementar modelo, desenvolver algoritmos, demonstrar raciocínio lógico, capacitar profissionais, identificar problemas e situações de interesse, desenvolver programas computacionais.