CBO 2112-10 - Estatístico (estatística aplicada) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de estatística e afins
O profissional no cargo de Estatístico (estatística aplicada) CBO 2112-10 Planeja e organiza a coleta e síntese de dados estatísticos de áreas especializadas do conhecimento, definindo tamanho de amostra em função do objetivo da pesquisa Analisa dados segundo técnicas e modelos estatísticos, projetando e interpretando resultados.
Faz o processamento e tabulação dos dados e analisa sua validade e consistência estatística Estrutura instrumentos de coleta de dados, selecionando e ordenando variáveis e realizando teste piloto Cria banco de dados, descrevendo seu conteúdo e acrescentando variáveis.
Atualiza e avalia qualidade dos dados Desenvolve sistemas de codificação de dados, definindo seu nível de agregação e plano de classificação Planeja pesquisa, definindo cronograma e recursos necessários.
Exerce função pautada em preceitos éticos, observando sigilo das informações e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2112-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de estatística e afins que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Estatístico (estatística aplicada), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de estatística e afins CBO 2112-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2112-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de estatística e afins.
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
O que faz um Estatístico (estatística aplicada)
O Estatístico (estatística aplicada) CBO 2112-10 planeja e dirige a execução de pesquisas ou levantamento estatístico, envolvendo coleta, sistematização e análise de dados, contemplando aplicabilidade em áreas como bioestatística, estatística experimental, controle estatístico de produção, qualidade e confiabilidade, marketing, estatística nas ciências sociais, econometria, ciências atuariais, estatística espacial, estatística ambiental, agricultura, dentre outras Organiza o tratamento dos dados, cálculos de médias, índices, distribuições, coeficientes de correlação e outros elementos, orientando as tarefas de codificação e de representação de medidas de concentração em quadros e gráficos.
Interpreta as teorias e comprovações matemáticas básicas da estatística, analisando fórmulas, efetuando trabalhos de cálculos e investigações.
Desenha e seleciona amostras, calcula sua precisão, identifica objetivo e dimensiona universo da pesquisa Define fator de expansão do resultado, compõe cadastro e revisa plano amostral.
Avalia os dados brutos coletados, procedendo à crítica dos formulários e outros instrumentos de coleta, para constatar sua complexidade e exatidão Analisa e interpreta dados, correlacionando os valores segundo a natureza, frequência ou grandeza, para estabelecer padrões mais ou menos constantes no comportamento de determinados fenômenos.
Desenvolve e implementa técnicas e aplicativos de análise para transformar grandes conjuntos de dados brutos (“big data”) em informações úteis, usando linguagens de programação orientadas a dados e software de visualização.
Minera e modela dados, estruturados e não estruturados, utilizando processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina (“machine learning”) Estrutura armazenagem de dados e desenvolve aplicativos ou programação para modelagem estatística e análise gráfica.
Realiza adaptação de métodos estatísticos para aplicação em pesquisa de áreas técnicas e científicas específicas.
Adota modelo para análise estatística de pesquisas e valida resultados fornecidos pelos indicadores Faz análise descritiva e projeções e elabora relatórios e quadros especiais sobre questões de metodologia, planejamento, execução e resultados das investigações Realiza controle estatístico de processo e analisa tecnicamente os dados, auxiliando na interpretação interdisciplinar da coleta.
Aprimora técnicas estatísticas, constrói indicadores e calcula números, índices e coeficientes Sugere mudanças em processos a partir da análise de dados Elabora sistemas e métodos de entrada de dados e programas de processamento e tabulação.
Critica dados, averiguando sua validade, consistência e estatística Define processo de tabulação e prepara apresentação dos resultados.
Produz sínteses numéricas e gráficas dos dados, por meio da construção de índices, mapas e gráficos Realiza pesquisas por sondagem, elaborando questionários e instruções Estrutura instrumentos de coleta de dados, seleciona e ordena variáveis segundo estratégia de coleta e redige instruções.
Prepara material de divulgação de pesquisas, treina entrevistador e pesquisador e realiza teste piloto Seleciona variáveis dos componentes do banco de dados e avalia sua qualidade e aderência Cria dicionário de dados, descreve seu conteúdo, acrescenta variáveis e estabelece nível de agregação a ser disponibilizado.
Presta suporte na utilização dos dados e informações e procede à sua atualização Define plano de classificação e nível de agregação dos dados Cria e atualiza livro de códigos e estabelece codificação de identificação do questionário.
Atualiza catálogo de dados Define tipo de pesquisa estatística, indicando se o levantamento é amostral, censitário, experimental, dentre outros Planeja trabalho de campo, elabora cronograma, lista equipamentos, suprimentos e recursos humanos necessários Elabora padronizações estatísticas e efetua perícias na área, assinando laudos e emitindo pareceres.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2112-10 deve demonstrar competências pessoais, planejar atividades de pesquisas, analisar dados, comunicar-se, construir instrumentos de coleta de dados, criar banco de dados, processar dados, desenvolver sistemas de codificação de dados, desenhar amostras.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais de estatística e afins atuam em três grandes áreas da estatística: a industrial, a aplicada às ciências biológicas e da saúde e a aplicada às ciências humanas e sociais. No exercício das suas atividades se utilizam da estatística como ferramenta de trabalho. Podem trabalhar em institutos de pesquisa, planejamento e estatística, instituições de ensino, empresas e fundações públicas ou privadas. Organizam-se em equipe e também de forma individual (Estatístico teórico). Atuam com supervisão permanente e também ocacional, dependendo da ocupação. Trabalham em ambientes fechados, no período diurno. Em algumas de suas atividades, podem trabalhar em posições desconfortáveis por longos períodos, bem como estar expostos à radiação dos monitores de computadores.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2112-10
Para o acesso às ocupações requer-se curso superior completo, sendo desejável curso superior de tecnologia (tecnólogo), cursos de especialização ou de pós-graduação. O exercício pleno das atividades, em média, ocorre no período que pode variar de três a quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Estatístico (estatística aplicada) CBO 2112-10
Um Estatístico (estatística aplicada) (ou sinônimo) deve planejar trabalho de campo - coleta, supervisão, etc., demonstrar capacidade de flexibilidade, fazer análise exploratória, desenvolver capacidade analítica, estabelecer codificação de identificação do questionário, realizar teste piloto, criar dicionário de dados, estruturar instrumentos de coleta, atualizar dados, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, criticar dados - validade, consistência e estatística, definir plano de classificação, elaborar cronograma, selecionar métodos para análise estatística, tabular dados, compor cadastro, selecionar variáveis, elaborar material para apresentação dos resultados, desenvolver perspicácia, identificar a demanda, desenvolver programas de processamento, tabulação de dados, criar tabela de códigos, definir nível de agregação dos dados, elaborar métodos de imputação de dados, selecionar amostra, escolher forma de coleta, definir tamanho da amostra, avaliar qualidade do banco de dados, calcular precisão da amostra, realizar controle estatístico de processo, definir processo de tabulação, demonstrar capacidade de observação, elaborar relatórios técnicos, definir cadastro, ordenar variáveis segundo estratégia de coleta, descrever conteúdo dos dados - meta-dados, demonstrar objetividade, aprimorar técnicas estatísticas, matemáticas e/ou computacionais, desenhar plano amostral, demonstrar capacidade de síntese, interpretar resultados das análises de dados, listar equipamentos e recursos computacionais, demonstrar empatia, demonstrar organização, utilizar técnicas estatísticas, matemáticas e/ou computacionais, treinar entrevistador e pesquisador, estabelecer nível de agregação a ser disponibilizado, definir fator de expansão do resultado, construir indicadores, demonstrar capacidade de comunicação, redigir instruções de coleta e preenchimento, listar suprimentos, acrescentar variáveis ao banco de dados, auxiliar na interpretação interdisciplinar dos dados, definir tipo de pesquisa - amostral, censitária, experimental, etc., atualizar tabela de códigos, selecionar variáveis componentes do banco de dados, listar recursos humanos, demonstrar raciocínio lógico, elaborar sistema de entrada de dados, dimensionar universo da pesquisa, validar resultados fornecidos pelos indicadores, demonstrar raciocínio matemático, demonstrar capacidade de negociação, dar suporte na utilização dos bancos de dados, redigir material de divulgação da pesquisa.