CBO 2124-20 - Analista de suporte computacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos analistas de tecnologia da informação
O profissional no cargo de Analista de suporte computacional CBO 2124-20 presta serviços de suporte técnico computacional, concebendo, planejando e organizando os serviços, realizando estudos para adaptar a instalação de “hardware” e “software” às necessidades de clientes e usuários, implantando recursos tecnológicos de “hardware” e “software”, testando e implementando novos produtos Executa manutenção de recursos de tecnologia de informação.
Expande e modifica instalações, equipamentos, sistemas e outros recursos relacionados à computação Presta consultoria técnica Treina e fornece assistência a equipes técnicas e usuários.
Pode supervisionar o trabalho de equipes Dissemina conhecimento e participa de fóruns de discussão da área de tecnologia da informação Elabora documentação técnica.
Cumpre procedimentos, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2124-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de analistas de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Analista de suporte computacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Analistas de tecnologia da informação CBO 2124-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2124-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Analistas de tecnologia da informação.
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
O que faz um Analista de suporte computacional
O Analista de suporte computacional CBO 2124-20 concebe, planeja e organiza serviços de suporte técnico computacional, avaliando equipamentos, periféricos e redes (“hardware”), programas e sistemas (“software”), analisando funcionalidades de produtos, e interagindo com áreas afins Consulta documentação técnica e fontes alternativas de informação.
Realiza estudos para instalação de “hardware” e “software”, verificando interligação de componentes, módulos e equipamentos, definindo alternativas de implantação de programas, e considerando instalações, equipamentos e redes de computadores, a fim de adaptar soluções às necessidades de clientes e usuários.
Propõe alternativas de implantação de “hardware” Determina “hardware” e “software” necessários para configurar ou alterar os recursos tecnológicos de computação integrados.
Avalia a utilidade de pacotes de programas já desenvolvidos e adapta-os, de acordo com requisitos de clientes e usuários Recomenda novos equipamentos e programas.
Implanta recursos tecnológicos de “hardware” e “software”, montando “hardware”, instalando ou coordenando a instalação de computadores, periféricos e redes, instalando programas, “drivers” e outros tipos de “software” integrantes de sistemas, e realizando as configurações pertinentes, inclusive as que dizem respeito aos sistemas operacionais em que os recursos integrados irão funcionar.
Realiza simulações em ambiente controlado Testa e implementa novos produtos, para obter um melhor funcionamento de sistemas.
Segue rotinas de teste, monitoramento e manutenção de recursos de tecnologia de informação sob sua responsabilidade, para ações preventivas no suporte técnico computacional.
Realiza a manutenção de equipamentos e programas, atualizando-os, para garantir alta confiabilidade de funcionamento dos recursos tecnológicos integrados Analisa impactos de alterações tecnológicas realizadas na melhoria do desempenho de sistemas Identifica e soluciona problemas de falhas de funcionamento de equipamentos, programas e sistemas, a fim de restaurar seu funcionamento normal.
Executa procedimentos para melhoria de desempenho de equipamentos, programas e sistemas Presta suporte técnico computacional, ao cliente e ao usuário, atendendo chamados, fornecendo orientações e acionando suporte de terceiros, quando necessário Controla chamados de clientes e usuários.
Registra ocorrências e defeitos de “hardware” e de “software” Pode prestar suporte computacional em demonstrações a clientes.
Expande e modifica instalações, equipamentos, sistemas e outros recursos computacionais, para servir a novos propósitos e melhorar o fluxo de trabalho, de acordo com demandas Presta consultoria técnica na área de tecnologia da informação Treina equipes técnicas e usuários para trabalhar com equipamentos e programas computacionais.
Fornece assistência às equipes técnicas – incluindo equipes de “help desk” de tecnologia da informação e equipes de profissionais “residentes” em instalações de grandes clientes, para resolver problemas relacionados à computação, como falhas de funcionamento e problemas complexos de “hardware” e de “software” Pode supervisionar e avaliar equipes técnicas de suporte computacional Dissemina conhecimento e participa de fóruns de discussão da área de tecnologia da informação.
Divulga documentação técnica de equipamentos e programas computacionais, para usuários, clientes e outras partes interessadas Elabora documentos técnicos - tais como relatórios técnicos de avaliação de equipamentos e sistemas e de chamados, requisição de componentes e equipamentos, entre outros - referentes aos serviços de suporte computacional Emite pareceres técnicos.
Mantém instalações em perfeito estado de conservação Atua de modo ecologicamente adequado, adotando equipamentos e métodos de baixo consumo de energia Zela pela saúde e segurança no trabalho, prevenindo acidentes e aplicando recomendações de ergonomia.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2124-20 deve projetar soluções de tecnologia da informação, comunicar-se, desenvolver sistemas de tecnologia da informação, administrar ambiente de tecnologia da informação, demonstrar competências pessoais, elaborar planejamento e execução de testes, pesquisar inovações em tecnologia da informação, prestar suporte técnico ao cliente/usuário.
Condições de trabalho dessas profissões
Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2124-20
Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.
Atividades exercidas por um Analista de suporte computacional CBO 2124-20
Um Analista de suporte computacional (ou sinônimo) deve orientar cliente/usuário, instalar software e aplicativos e/ou drivers, demonstrar capacidade de raciocínio lógico, registrar ocorrências, demonstrar capacidade de iniciativa, demonstrar capacidade de proatividade, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de senso analítico, controlar chamados dos clientes/usuários, registrar defeitos, construir ambiente de teste, executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas, trabalhar em equipe, instalar hardware, demonstrar capacidade de resiliência, realizar simulações em ambiente controlado, testar sistemas, demonstrar capacidade de síntese, consultar fontes alternativas de informações, demonstrar empatia com público-alvo, propor alternativas de implantação de hardware, atender chamados/tickets - incidentes, demonstrar capacidade de memorização, demonstrar capacidade de raciocínio abstrato, emitir pareceres técnicos, interagir com áreas afins, demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro, definir alternativas físicas de implantação, disseminar conhecimento, apresentar alternativas de solução, analisar funcionalidade do produto, divulgar documentação, adequar soluções a necessidade do cliente, consultar documentação técnica, configurar software e/ou sistemas operacionais, acionar suporte de terceiros, participar de fóruns de discussão, prestar consultoria técnica, identificar falhas nos sistemas, montar hardware, demonstrar capacidade de flexibilidade, demonstrar capacidade de concentração, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de criatividade.