CBO 2131-75 - Físico (térmica) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos físicos
O profissional no cargo de Físico (térmica) CBO 2131-75 Realiza pesquisas experimentais, teóricas e computacionais para estudar os fenômenos térmicos como calor, temperatura, dilatação, energia térmica, e suas implicações com outros fenômenos Aplica conceitos da física clássica e moderna, métodos experimentais, instrumentais, estatísticos, probabilísticos e ferramentas matemáticas para observar e explicar fenômenos, medir grandezas físicas e solucionar problemas nas áreas da termodinâmica, termometria e calorimetria e em outras áreas onde os fenômenos térmicos exercem sua influência.
Orienta trabalhos de pesquisa e desenvolvimento técnicos e científicos, ministra palestras, seminários e cursos Elabora documentação técnica e científica, laudos e pareceres técnicos, artigos científicos, entre outros Cumpre e faz cumprir normas técnicas, normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
CBO 2131-75 é o Código Brasileiro da Ocupação de físicos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Físico (térmica), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Físicos CBO 2131-75 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2131-75
- Profissionais das ciências e das artes.
- Físicos.
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
O que faz um Físico (térmica)
O Físico (térmica) CBO 2131-75 realiza pesquisas experimentais, teóricas e computacionais de natureza científica e tecnológica para estudar os fenômenos térmicos nas áreas da termodinâmica, termometria e calorimetria e em outras áreas onde os fenômenos térmicos exercem sua influência Aplica conceitos da termologia, métodos experimentais e instrumentais para observar e explicar fenômenos, medir grandezas físicas e solucionar problemas nas áreas da termodinâmica, termometria e calorimetria e em outras áreas onde os fenômenos térmicos exercem sua influência.
Aplica métodos estatísticos, probabilísticos e ferramentas matemáticas, descrevendo e expressando observações e conclusões em termos matemáticos, analisando resultados e formulando conclusões no estudo e na solução de problemas que envolvem fenômenos térmicos, bem como em outros domínios do conhecimento onde as propriedades e o comportamento térmico exercem influência.
Desenvolve programas computacionais dedicados a simulações matemáticas, selecionando, equacionando e simulando o modelo físico, testando e validando programas computacionais, utilizando softwares analíticos, científicos, de gerenciamento de dados, entre outros, para estudar e caracterizar fenômenos nas áreas da termodinâmica, termometria e calorimetria e em outras áreas onde os fenômenos térmicos exercem sua influência Elabora documentação técnica e científica, redigindo laudos e pareceres técnicos, artigos técnicos e científicos, relatórios de atividades realizadas, procedimentos operacionais, entre outros.
Elabora documentação para processos de registro de patentes e propriedade intelectual Traduz manuais e outros documentos técnicos.
Difunde conhecimentos da física para a comunidade, orientando e supervisionando trabalhos técnicos e científicos, participando de eventos científicos, submetendo trabalhos técnicos e científicos à publicação especializada, ministrando palestras, seminários e cursos, treinando especialistas e técnicos, organizando eventos científicos.
Administra atividades de pesquisas e aplicações técnico-científicas, elaborando, coordenando e executando projetos de pesquisa, especificando equipamentos, materiais e infraestrutura laboratorial, elaborando cronograma físico e financeiro, planejando experimentos Colabora com outros cientistas e engenheiros em projetos, desenvolvimentos e testes de equipamentos experimentais, industriais, médicos, entre outros, desenvolvendo modelos matemáticos e estatísticos.
Apoia ações de empreendedorismo junto a empresas nos processos de transferência de tecnologias.
Pode atuar em áreas da engenharia, biologia, química, meteorologia, meio ambiente, entre outras, onde as propriedades, as variáveis e o comportamento térmico exercem influência Pode especializar-se em uma das áreas da física térmica e em suas aplicações tecnológicas e interdisciplinares.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2131-75 deve demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Físicos os profissionais podem trabalhar em várias atividades econômicas como, por exemplo, saúde, fabricação de coque, refino de petróleo, produção de combustíveis, inclusive nucleares, fabricação de material eletrônico e aparelhos de comunicação. É mais comum encontrar esses profissionais em institutos de pesquisa e universidades públicas. Nestes casos, são classificados como pesquisadores ou professores. Costumam trabalhar em equipe multidisciplinar com supervisão ocasional. Pode ocorrer que, no exercício de algumas atividades, alguns profissionais estejam expostos aos efeitos da radiação e de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2131-75
As ocupações exigem para seu exercício, pelo menos, o curso superior completo, sendo freqüente a presença de profissionais com titulações de pós-graduação e cursos de especialização. O exercício pleno das atividades das ocupações geralmente ocorre após quatro anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Físico (térmica) CBO 2131-75
Um Físico (térmica) (ou sinônimo) deve desenvolver espírito crítico, demonstrar habilidade matemática, demonstrar criatividade, cultivar visão ampla, desenvolver raciocínio lógico, evidenciar organização, demonstrar versatilidade, demonstrar persistência, evidenciar receptividade.