CBO 2145-05 - Engenheiro químico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos engenheiros químicos e afins
O profissional no cargo de Engenheiro químico CBO 2145-05 Projeta sistemas e equipamentos, verificando a viabilidade técnica e econômica Supervisiona a implantação do projeto.
Prospecta novas tecnologias, realiza estudos e pesquisa para o desenvolvimento de processos e de simuladores para transformação de matérias-primas em produtos para a indústria de petróleo, de alimentos, química entre outras Participa da elaboração de projetos de automação dos processos Controla os processos químicos, físicos e biológicos, coletando e analisando amostras, verificando equipamentos e programando sua manutenção, a fim de garantir a qualidade da produção.
Analisa aspectos e impactos ambientais Coordena as atividades de trabalho Elabora documentação técnica, podendo participar de perícias e prestar consultoria.
Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
CBO 2145-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de engenheiros químicos e afins que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Engenheiro químico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Engenheiros químicos e afins CBO 2145-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2145-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Engenheiros químicos e afins.
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
O que faz um Engenheiro químico
O Engenheiro químico CBO 2145-05 controla processos químicos, físicos e biológicos, definindo materiais e equipamentos, nível de estoque de materiais, parâmetros de controle de processos, procedimentos operacionais, padrões, métodos analíticos, sistema de amostragem, entre outros, a fim de transformar matérias-primas nos mais variados produtos Coleta e analisa amostras e verifica a conformidade de resultados, efetuando a análise estatística de dados, a fim de assegurar a qualidade do produto.
Verifica a conformidade e funcionamento de equipamentos.
Requisita manutenção de equipamentos Registra as ocorrências.
Desenvolve processos e sistemas químicos, para indústria de alimentos, de petróleo, de química, de celulose e papel, de tintas, entre outras, realizando pesquisas e estudos relacionados aos materiais e aos equipamentos, executando testes e ensaios de materiais e calculando o balanço de massa e de energia e a quantidade de movimento em plantas industriais Desenvolve simuladores de processos, testando-os e validando-os.
Gerencia custos e indicadores de processos, modificando as variáveis, validando os processos e avaliando o custo-benefício.
Participa do desenvolvimento de automação de processos, prospectando soluções tecnológicas, selecionando fornecedores de equipamentos, instalações e insumos, alterando o fluxograma a fim de melhorar o desempenho Monitora a implantação de processos, sistemas e equipamentos na indústria química, bioquímica e outras.
Projeta sistemas e equipamentos, verificando a viabilidade técnica e econômica do projeto, gerando projeto conceitual e projeto de engenharia básica.
Detalha o projeto construtivo, consultando normas técnicas, de segurança e a legislação, dimensionando os equipamentos e sistemas Elabora cronograma físico e financeiro de projeto, supervisionando a implantação Analisa aspectos e impactos ambientais para implantação sistemas de gestão ambiental, especificando e executando ações de controle, quantificando os impactos e implementando ações de controle ambiental e processos para recuperação e reutilização de rejeitos, inclusive com a implementação de tecnologias que geram diminuição de custos e redução do impacto ambiental em suas atividades.
Elabora planos ambientais de contingência e emergência Coordena equipe de trabalho, programando as atividades, estabelecendo metas e procedimentos, selecionando a equipe e delegando tarefas Coordena as atividades de desenvolvimento técnico da equipe, avaliando o desempenho individual e coletivo.
Assessora na elaboração de plano de carreira Divulga planos de metas e resultados, avaliando seu cumprimento.
Promove eventos e seminários técnicos Participa de perícias técnicas e auditoria Presta consultorias e assistência técnica e avalia relatórios.
Elabora documentação técnica, emitindo normas e laudos técnicos, redigindo relatórios e manuais, padronizando documentos, registrando memórias técnicas e não conformidades Elabora mapas de riscos ambientais e de segurança, fichas de segurança de materiais e de produtos químicos e prepara documentação Submete pedido de patentes de produtos e processos.
Implementa segurança de processos e procedimentos de trabalho, classificando perigos e riscos de segurança, elaborando plano e procedimentos de segurança no trabalho, realizando inspeções periódicas e fiscalizando procedimentos e a utilização de equipamentos de segurança Diagnostica causas de acidentes de trabalho Verifica a observância de normas técnicas e de segurança, comunicando acidentes e incidentes, participando de treinamento de segurança no trabalho.
Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2145-05 deve implantar sistemas de gestão ambiental, desenvolver processos e sistemas, elaborar documentação técnica, coordenar equipe e atividades de trabalho, demonstrar competências pessoais, projetar sistemas e equipamentos, implementar segurança de processos e procedimentos de trabalho, controlar processos químicos, físicos e biológicos.
Condições de trabalho dessas profissões
Engenheiros químicos e afins atuam em um amplo campo de trabalho, em indústrias tradicionais como alimentos e bebidas e também em outros ramos, tais como a extração de minerais metálicos, petróleo e gás, refino de combustíveis, fabricação de produtos químicos e petroquímicos, indústria do açúcar e álcool. Trabalham em equipe, de forma cooperativa, podendo supervisioná-la ou serem supervisionados. São empregados, majoritariamente, em empresas privadas. Quando se vinculam a universidades e institutos de pesquisa geralmente exercem funções de professor ou pesquisador. Eventualmente, em algumas atividades que exercem podem estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2145-05
O exercício das ocupações requer formação superior em Engenharia química e afins ou Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, com registro no CREA. No mercado de trabalho, têm sido valorizados profissionais com pós-graduação e cursos de especialização.
Atividades exercidas por um Engenheiro químico CBO 2145-05
Um Engenheiro químico (ou sinônimo) deve emitir laudos e/ou pareceres técnicos, elaborar planos ambientais de contigência e emergência, dimensionar equipamentos e sistemas, definir parâmetros de controle de processos, fiscalizar procedimentos e utilização de equipamentos de segurança, avaliar desempenho individual e de equipe, preparar documentação legal, elaborar mapa de riscos ambientais e de segurança, calcular balanços de massa, energia e quantidade de movimento, avaliar relatórios, participar de perícias técnicas e auditorias, realizar inspeções, especificar ações de controle ambiental, selecionar fornecedores de equipamentos, instalações e insumos, elaborar cronograma físico-financeiro de projetos, demonstrar capacidade de raciocínio dedutivo, quantificar impactos ambientais, estabelecer metas de trabalho, requisitar manutenção de equipamentos, elaborar planos de segurança de trabalho, coletar amostras, supervisionar implantação de projetos, submeter pedido de patentes de produtos e processos, gerenciar custos de processos, demonstrar capacidade de tomar decisões, analisar amostras, detalhar projeto construtivo, divulgar planos, metas e resultados, demonstrar capacidade de negociação, prospectar soluções tecnológicas, realizar testes e/ou ensaios em plantas industriais e/ou residenciais, área automotiva, aeronáutica, etc, demonstrar capacidade de raciocínio lógico e analítico, coordenar qualificação técnica de equipe, estabelecer procedimentos de segurança, demonstrar capacidade de raciocínio indutivo, validar processos, avaliar cumprimento de metas, definir nível de estoque de materiais, definir materiais e equipamentos, delegar tarefas, recuperar rejeitos e efluentes - sólidos, líquidos e gasosos, demonstrar atenção focada, demonstrar senso crítico, registrar memória técnica, modificar variáveis de processos, programar atividades de trabalho, consultar normas técnicas, de segurança e legislação, definir procedimentos operacionais, alterar fluxograma de processos, verificar conformidade de resultados, desenvolver simuladores de processos, realizar estudos de viabilidade técnico econômica do projeto, trabalhar em equipe, simular processos, implantar ações de controle ambiental, efetuar análise estatística de dados, definir sistema de amostragem, avaliar consultorias e assistências técnicas, gerar projeto conceitual, demonstrar capacidade de síntese, monitorar implantação de processos, sistemas e equipamentos, redigir relatórios e manuais, verificar conformidade e funcionamento de equipamentos, emitir normas técnicas, promover eventos e seminários técnicos, elaborar ficha de segurança de materiais e produtos químicos, registrar ocorrências, participar do desenvolvimento de automação de processos, implementar processo de reutilização de rejeitos, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar acuidade sensorial, definir padrões e métodos analíticos, padronizar documentos técnicos, realizar testes e ensaios de materiais, classificar perigos e riscos de segurança, selecionar equipe de trabalho, gerar projetos de engenharia básica, avaliar custo benefício de processos, pesquisar processos, materiais e equipamentos, demonstrar capacidade de liderança, analisar aspectos e impactos ambientais, assessorar a elaboração de planos de carreiras, diagnosticar causas de acidentes de trabalho, prestar consultorias e assistências técnicas.