CBO 2145-10 - Engenheiro químico (indústria química) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos engenheiros químicos e afins
O profissional no cargo de Engenheiro químico (indústria química) CBO 2145-10 Projeta sistemas e equipamentos para indústria química, inclusive participando da elaboração de projetos de automação dos processos Verifica a viabilidade técnica e econômica e supervisiona a implantação do projeto.
Realiza estudos e pesquisa, prospectando novas tecnologias para o desenvolvimento de processos e de simuladores para transformações químicas, físicas ou bioquímicas de matérias-primas em produtos para a indústria química Supervisiona os processos químicos, físicos e biológicos, coletando e analisando amostras, a fim de garantir a qualidade da produção Coordena as atividades de trabalho e as operações na planta da indústria química.
Elabora documentação técnica, podendo participar de perícias e prestar consultoria Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
CBO 2145-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de engenheiros químicos e afins que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Engenheiro químico (indústria química), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Engenheiros químicos e afins CBO 2145-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2145-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Engenheiros químicos e afins.
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
O que faz um Engenheiro químico (indústria química)
O Engenheiro químico (indústria química) CBO 2145-10 supervisiona os processos químicos, físicos e biológicos, da fabricação de produtos químicos orgânicos e inorgânicos, resinas e elastômeros, fibras artificiais e sintéticas, defensivos agrícolas, sabões, detergentes, produtos de perfumaria e higiene pessoal, tintas, esmaltes, farmoquímicos, entre outros, definindo e controlando materiais e equipamentos, parâmetros de controle de processos, procedimentos operacionais, padrões, métodos analíticos, sistema de amostragem, entre outros, a fim de transformar matérias-primas nos mais variados produtos Coleta e analisa amostras, efetuando a análise estatística de dado.
Verifica a conformidade de resultados, a fim de assegurar a qualidade de produtos químicos orgânicos, inorgânicos e farmacêuticos, sabões, colas, resinas, fertilizantes, tintas, entre outros.
Verifica a conformidade e funcionamento de equipamentos, requisitando sua manutenção e registrando as ocorrências Desenvolve processos e sistemas químicos, para indústria química, realizando pesquisas e estudos relacionados aos materiais e aos equipamentos, executando testes e ensaios, calculando o balanço de massa e de energia e a quantidade de movimento em plantas industriais.
Desenvolve simuladores de processos, testando-os e validando-os Gerencia custos e indicadores de processos, modificando as variáveis, validando os processos e avaliando o custo-benefício.
Participa do desenvolvimento de automação de processos, prospectando soluções tecnológicas, selecionando fornecedores de equipamentos, instalações e insumos, alterando o fluxograma a fim de melhorar o desempenho.
Monitora a implantação de processos, sistemas e equipamentos para a fabricação de produtos na indústria química Projeta sistemas e equipamentos, verificando a viabilidade técnica e econômica do projeto, gerando projeto conceitual e projeto de engenharia básica.
Detalha o projeto construtivo, consultando normas técnicas, de segurança e a legislação, dimensionando os equipamentos e sistemas.
Elabora cronograma físico e financeiro de projeto, supervisionando a implantação Analisa aspectos e impactos ambientais para implantação de sistemas de gestão ambiental, quantificando os impactos ambientais, especificando e executando ações de controle, implementando processos para recuperação e reutilização de rejeitos, pesquisando e providenciando tecnologias que geram diminuição de custos e redução do impacto ambiental nas atividades da indústria química Elabora planos ambientais de contingência e emergência.
Coordena equipe de trabalho, programando as atividades, estabelecendo metas e procedimentos, selecionando a equipe e delegando tarefas Coordena as atividades de desenvolvimento técnico da equipe, avaliando o desempenho individual e coletivo Assessora na elaboração de plano de carreira.
Divulga planos de metas e resultados, avaliando seu cumprimento Promove eventos e seminários técnicos.
Participa de perícias técnicas e auditoria Presta consultorias e assistência técnica e avalia relatórios Elabora documentação técnica, emitindo normas e laudos técnicos, redigindo relatórios e manuais, padronizando documentos, registrando memórias técnicas e não conformidades.
Elabora mapas de riscos ambientais e de segurança, fichas de segurança de materiais e de produtos químicos e prepara documentação Submete pedido de patentes de produtos e processos Implementa segurança de processos e procedimentos de trabalho, classificando perigos e riscos de segurança, elaborando plano e procedimentos de segurança no trabalho, realizando inspeções periódicas e fiscalizando procedimentos e a utilização de equipamentos de segurança.
Identifica causas de acidentes de trabalho Verifica a observância de normas técnicas e de segurança, comunicando acidentes e incidentes, participando de treinamento de segurança no trabalho Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2145-10 deve implantar sistemas de gestão ambiental, implementar segurança de processos e procedimentos de trabalho, desenvolver processos e sistemas, projetar sistemas e equipamentos, coordenar equipe e atividades de trabalho, controlar processos químicos, físicos e biológicos, demonstrar competências pessoais, elaborar documentação técnica.
Condições de trabalho dessas profissões
Engenheiros químicos e afins atuam em um amplo campo de trabalho, em indústrias tradicionais como alimentos e bebidas e também em outros ramos, tais como a extração de minerais metálicos, petróleo e gás, refino de combustíveis, fabricação de produtos químicos e petroquímicos, indústria do açúcar e álcool. Trabalham em equipe, de forma cooperativa, podendo supervisioná-la ou serem supervisionados. São empregados, majoritariamente, em empresas privadas. Quando se vinculam a universidades e institutos de pesquisa geralmente exercem funções de professor ou pesquisador. Eventualmente, em algumas atividades que exercem podem estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2145-10
O exercício das ocupações requer formação superior em Engenharia química e afins ou Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, com registro no CREA. No mercado de trabalho, têm sido valorizados profissionais com pós-graduação e cursos de especialização.
Atividades exercidas por um Engenheiro químico (indústria química) CBO 2145-10
Um Engenheiro químico (indústria química) (ou sinônimo) deve divulgar planos, metas e resultados, fiscalizar procedimentos e utilização de equipamentos de segurança, implementar processo de reutilização de rejeitos, registrar memória técnica, dimensionar equipamentos e sistemas, demonstrar atenção focada, definir padrões e métodos analíticos, gerenciar custos de processos, recuperar rejeitos e efluentes - sólidos, líquidos e gasosos, preparar documentação legal, gerar projeto conceitual, elaborar ficha de segurança de materiais e produtos químicos, realizar estudos de viabilidade técnico econômica do projeto, demonstrar capacidade de raciocínio indutivo, desenvolver simuladores de processos, emitir normas técnicas, demonstrar capacidade de liderança, elaborar mapa de riscos ambientais e de segurança, trabalhar em equipe, delegar tarefas, realizar testes e ensaios de materiais, quantificar impactos ambientais, modificar variáveis de processos, demonstrar acuidade sensorial, definir parâmetros de controle de processos, demonstrar senso crítico, definir nível de estoque de materiais, coordenar qualificação técnica de equipe, registrar ocorrências, prestar consultorias e assistências técnicas, selecionar equipe de trabalho, supervisionar implantação de projetos, participar de perícias técnicas e auditorias, demonstrar capacidade de negociação, realizar inspeções, emitir laudos e/ou pareceres técnicos, verificar conformidade de resultados, demonstrar capacidade de síntese, analisar aspectos e impactos ambientais, demonstrar capacidade de persuasão, efetuar análise estatística de dados, elaborar cronograma físico-financeiro de projetos, monitorar implantação de processos, sistemas e equipamentos, submeter pedido de patentes de produtos e processos, padronizar documentos técnicos, promover eventos e seminários técnicos, programar atividades de trabalho, avaliar desempenho individual e de equipe, definir procedimentos operacionais, alterar fluxograma de processos, pesquisar processos, materiais e equipamentos, implantar ações de controle ambiental, demonstrar capacidade de raciocínio lógico e analítico, estabelecer metas de trabalho, diagnosticar causas de acidentes de trabalho, definir sistema de amostragem, selecionar fornecedores de equipamentos, instalações e insumos, avaliar custo benefício de processos, especificar ações de controle ambiental, elaborar planos ambientais de contigência e emergência, avaliar relatórios, realizar testes e/ou ensaios em plantas industriais e/ou residenciais, área automotiva, aeronáutica, etc, avaliar consultorias e assistências técnicas, classificar perigos e riscos de segurança, estabelecer procedimentos de segurança, detalhar projeto construtivo, validar processos, gerar projetos de engenharia básica, verificar conformidade e funcionamento de equipamentos, redigir relatórios e manuais, demonstrar capacidade de raciocínio dedutivo, assessorar a elaboração de planos de carreiras, elaborar planos de segurança de trabalho, definir materiais e equipamentos, calcular balanços de massa, energia e quantidade de movimento, participar do desenvolvimento de automação de processos, requisitar manutenção de equipamentos, analisar amostras, simular processos, avaliar cumprimento de metas, consultar normas técnicas, de segurança e legislação, demonstrar capacidade de tomar decisões, coletar amostras, prospectar soluções tecnológicas.