CBO 2145-30 - Engenheiro químico (utilidades e meio ambiente) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos engenheiros químicos e afins
O profissional no cargo de Engenheiro químico (utilidades e meio ambiente) CBO 2145-30 Projeta e planeja sistemas e equipamentos para utilidades, preservação e sustentabilidade ambiental, usando várias disciplinas de engenharia Verifica a viabilidade técnica e econômica e supervisiona a implantação do projeto.
Prospecta novas tecnologias, realiza pesquisa para o desenvolvimento de processos e simuladores para a indústria de petróleo, de tintas, entre outras Participa de projetos de automação dos processos de geração e distribuição de vapor, águas industriais, entre outras utilidades Controla os processos químicos, físicos e biológicos, coletando e analisando amostras.
Analisa aspectos e impactos ambientais Coordena as atividades de trabalho e elabora documentação técnica Pode participar de perícias e prestar consultoria.
Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
CBO 2145-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de engenheiros químicos e afins que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Engenheiro químico (utilidades e meio ambiente), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Engenheiros químicos e afins CBO 2145-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2145-30
- Profissionais das ciências e das artes.
- Engenheiros químicos e afins.
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
O que faz um Engenheiro químico (utilidades e meio ambiente)
O Engenheiro químico (utilidades e meio ambiente) CBO 2145-30 monitora as utilidades industriais utilizadas nos processos químicos, físicos e biológicos, definindo materiais e equipamentos, parâmetros de controle de processos, procedimentos operacionais, entre outros, a fim de garantir que os sistemas estejam operando com eficiência e segurança Coleta e analisa amostras do sistema de utilidades e dos processos utilizados no controle e remediação de riscos ambientais, verificando os resultados e efetuando a análise estatística de dados, a fim de assegurar que os parâmetros de controle estejam de acordo com as especificações.
Verifica o funcionamento de equipamentos, válvulas, medidores, dispositivos de segurança entre outros, requisita manutenção, quando necessário.
Registra as ocorrências Desenvolve processos químicos de preservação ambiental, de controle de riscos ambientais e sistemas de utilidades, para indústria de alimentos, petróleo, química, celulose e papel, borrachas, entre outras, realizando pesquisas e estudos relacionados aos materiais e aos equipamentos.
Executa testes e ensaios de materiais e calcula o balanço de massa, de energia e a quantidade de movimento nas plantas industriais Desenvolve simuladores de processos, testando-os e validando-os.
Gerencia custos e indicadores de processos, modificando as variáveis, validando os processos e avaliando o custo-benefício.
Participa do desenvolvimento de automação de processos, prospectando soluções tecnológicas, selecionando fornecedores de equipamentos, instalações e insumos, alterando o fluxograma a fim de melhorar o desempenho Monitora a implantação de processos, sistemas e equipamentos na indústria química, bioquímica e outras.
Projeta sistemas e equipamentos, gerando projeto conceitual e projeto de engenharia básica.
Verifica a viabilidade técnica e econômica do projeto Detalha o projeto construtivo, consultando normas técnicas, de segurança e a legislação, dimensionando os equipamentos e sistemas Elabora cronograma físico e financeiro do projeto e supervisiona sua implantação.
Analisa aspectos e impactos ambientais para implantação sistemas de gestão ambiental, especificando e executando ações de controle, quantificando os impactos e implementando ações de controle ambiental e processos para recuperação e reutilização de rejeitos, inclusive com a implementação de tecnologias que geram diminuição de custos e redução do impacto ambiental em suas atividades Elabora planos ambientais de contingência e emergência Coordena equipe de trabalho, programando as atividades, estabelecendo metas e procedimentos, selecionando a equipe e delegando tarefas.
Coordena as atividades de desenvolvimento técnico da equipe, avaliando o desempenho individual e coletivo Assessora na elaboração de plano de carreira.
Divulga planos de metas e resultados, avaliando seu cumprimento Promove eventos e seminários técnicos Participa de perícias técnicas e auditoria.
Presta consultorias e assistência técnica e avalia relatórios Elabora documentação técnica, tais como: normas e laudos técnicos, relatórios e manuais, memórias técnicas e não conformidades Elabora mapas de riscos ambientais e de segurança, fichas de segurança de materiais e de produtos químicos e prepara documentação.
Submete pedido de patentes de produtos e processos Implementa segurança de processos e procedimentos de trabalho, classificando perigos e riscos de segurança, elaborando plano e procedimentos de segurança no trabalho, realizando inspeções periódicas e fiscalizando procedimentos e a utilização de equipamentos de segurança, para garantir a conformidade com regulamentos de segurança Diagnostica causas de acidentes de trabalho.
Verifica a observância de normas técnicas e de segurança, comunicando acidentes e incidentes, participando de treinamento de segurança no trabalho Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2145-30 deve projetar sistemas e equipamentos, coordenar equipe e atividades de trabalho, implementar segurança de processos e procedimentos de trabalho, elaborar documentação técnica, desenvolver processos e sistemas, demonstrar competências pessoais, implantar sistemas de gestão ambiental, controlar processos químicos, físicos e biológicos.
Condições de trabalho dessas profissões
Engenheiros químicos e afins atuam em um amplo campo de trabalho, em indústrias tradicionais como alimentos e bebidas e também em outros ramos, tais como a extração de minerais metálicos, petróleo e gás, refino de combustíveis, fabricação de produtos químicos e petroquímicos, indústria do açúcar e álcool. Trabalham em equipe, de forma cooperativa, podendo supervisioná-la ou serem supervisionados. São empregados, majoritariamente, em empresas privadas. Quando se vinculam a universidades e institutos de pesquisa geralmente exercem funções de professor ou pesquisador. Eventualmente, em algumas atividades que exercem podem estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2145-30
O exercício das ocupações requer formação superior em Engenharia química e afins ou Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, com registro no CREA. No mercado de trabalho, têm sido valorizados profissionais com pós-graduação e cursos de especialização.
Atividades exercidas por um Engenheiro químico (utilidades e meio ambiente) CBO 2145-30
Um Engenheiro químico (utilidades e meio ambiente) (ou sinônimo) deve implantar ações de controle ambiental, coordenar qualificação técnica de equipe, demonstrar capacidade de tomar decisões, efetuar análise estatística de dados, participar do desenvolvimento de automação de processos, emitir normas técnicas, definir materiais e equipamentos, demonstrar atenção focada, pesquisar processos, materiais e equipamentos, fiscalizar procedimentos e utilização de equipamentos de segurança, delegar tarefas, calcular balanços de massa, energia e quantidade de movimento, requisitar manutenção de equipamentos, supervisionar implantação de projetos, selecionar equipe de trabalho, implementar processo de reutilização de rejeitos, elaborar ficha de segurança de materiais e produtos químicos, desenvolver simuladores de processos, gerar projeto conceitual, demonstrar capacidade de síntese, modificar variáveis de processos, prestar consultorias e assistências técnicas, estabelecer metas de trabalho, detalhar projeto construtivo, definir sistema de amostragem, demonstrar capacidade de persuasão, definir padrões e métodos analíticos, gerar projetos de engenharia básica, registrar ocorrências, demonstrar capacidade de raciocínio indutivo, gerenciar custos de processos, demonstrar capacidade de liderança, simular processos, registrar memória técnica, alterar fluxograma de processos, definir procedimentos operacionais, elaborar cronograma físico-financeiro de projetos, analisar amostras, promover eventos e seminários técnicos, realizar testes e ensaios de materiais, preparar documentação legal, coletar amostras, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de raciocínio lógico e analítico, elaborar planos de segurança de trabalho, participar de perícias técnicas e auditorias, demonstrar capacidade de negociação, divulgar planos, metas e resultados, demonstrar acuidade sensorial, monitorar implantação de processos, sistemas e equipamentos, avaliar desempenho individual e de equipe, submeter pedido de patentes de produtos e processos, realizar inspeções, avaliar custo benefício de processos, classificar perigos e riscos de segurança, estabelecer procedimentos de segurança, elaborar planos ambientais de contigência e emergência, definir nível de estoque de materiais, avaliar relatórios, verificar conformidade de resultados, consultar normas técnicas, de segurança e legislação, analisar aspectos e impactos ambientais, especificar ações de controle ambiental, dimensionar equipamentos e sistemas, assessorar a elaboração de planos de carreiras, realizar testes e/ou ensaios em plantas industriais e/ou residenciais, área automotiva, aeronáutica, etc, realizar estudos de viabilidade técnico econômica do projeto, demonstrar capacidade de raciocínio dedutivo, prospectar soluções tecnológicas, validar processos, emitir laudos e/ou pareceres técnicos, avaliar consultorias e assistências técnicas, padronizar documentos técnicos, definir parâmetros de controle de processos, redigir relatórios e manuais, diagnosticar causas de acidentes de trabalho, avaliar cumprimento de metas, selecionar fornecedores de equipamentos, instalações e insumos, recuperar rejeitos e efluentes - sólidos, líquidos e gasosos, quantificar impactos ambientais, elaborar mapa de riscos ambientais e de segurança, demonstrar senso crítico, verificar conformidade e funcionamento de equipamentos, programar atividades de trabalho.