CBO 2147-35 - Engenheiro de minas (processo) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos engenheiros de minas e afins

O profissional no cargo de Engenheiro de minas (processo) CBO 2147-35 concebe e desenvolve processos de prospecção e extração de recursos minerais e hidrocarbonetos e processos de beneficiamento de minérios, empregando conhecimentos do campo de engenharia de minas Conduz atividades de implantação e de operação de processos.

Supervisiona atividades Avalia capacidade de processos de indústria de extração mineral Aplica métodos de controle e automação de processos.

Estabelece métodos de manuseio de materiais para transportar minério, materiais residuais e produtos minerais Pode atuar em articulação com equipe multidisciplinar para conceber e projetar novos processos, equipamentos e produtos Presta consultora e assistência técnica.

Atua de acordo com princípios de ética profissional Cumpre legislação, normas técnicas e reguladoras de mineração, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2147-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de engenheiros de minas e afins que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Engenheiro de minas (processo), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Engenheiros de minas e afins CBO 2147-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2147-35

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Engenheiros de minas e afins.
      • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.

O que faz um Engenheiro de minas (processo)

O Engenheiro de minas (processo) CBO 2147-35 concebe processos de prospecção e extração de recursos minerais e hidrocarbonetos e processos de beneficiamento de minérios, em indústria de extração mineral, seguindo normas técnicas de mineração, planos de lavra e beneficiamento, e padrões de qualidade de processo Identifica parâmetros técnicos do empreendimento, para estabelecer requisitos de processo.

Define fluxogramas de processos da indústria mineral.

Estabelece indicadores para controle de processos Identifica parâmetros de configuração, dimensiona e especifica equipamentos e instalações, e elabora ou adapta leiautes, de acordo com requisitos de processo.

Utiliza aplicativos de computador, para monitoramento das condições de minas e outros tipos de auxílio às operações de processos em mineração Estabelece e desenvolve a integração de operações unitárias de tratamento de minérios – cominuição, classificação, concentração por flotação, métodos magnéticos e eletrostáticos, entre outras, analisando o desempenho de seus processos e circuitos.

Desenvolve e controla processos - físicos, químicos, físico-químicos, metalúrgicos, hidrometalúrgicos, pirometalúrgicos, eletrometalúrgicos, de aglomeração e outros -, para concentração e separação, na etapa de beneficiamento de minérios.

Seleciona ou desenvolve métodos de prospecção, extração e beneficiamento de minérios, com base em requisitos de segurança, custo e características de minas Seleciona ou desenvolve métodos de manuseio de materiais para transportar minério, materiais residuais e produtos minerais de forma eficiente e econômica.

Especifica processos – para operações de mineração subterrânea ou a céu aberto, uso de força de trabalho e equipamentos associados que resultarão em extração segura, econômica e ambientalmente sustentável.

Conduz atividades de implantação e de operação de processos da indústria de extração mineral Define metas específicas Orça recursos materiais e força de trabalho.

Estabelece perfil de pessoal da área de processos Treina equipes de trabalho, apresentando as etapas dos processos em mineração Desenvolve e aplica métodos de controle e automação de processos, utilizando ferramentas computacionais e outros recursos.

Avalia riscos operacionais dos processos de produção e embarque de minérios Gerencia indicadores de controle de processos.

Organiza o sistema de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social (QSMS-RS) Supervisiona atividades da área de processos da indústria mineral, gerenciando força de trabalho e recursos materiais e financeiros Controla logística de processos.

Avalia a capacidade de processos da indústria mineral, levando em conta diversos parâmetros, tais como disponibilidade de instalações, equipamentos, dispositivos e componentes Verifica a execução de planos de produção e de embarque de minérios, inclusive no que se refere à qualidade de produtos e ao desempenho de processos, para definir e conduzir os ajustes de processos pertinentes Pode conceber e projetar – em colaboração com equipes multidisciplinares – novos processos, equipamentos e produtos de mineração associados, por meio de técnicas de engenharia simultânea.

Supervisiona, treina e avalia técnicos, tecnólogos, outros engenheiros e demais trabalhadores da área responsável por processos em mineração Atua com ética profissional em todas as atividades Presta consultoria e assistência técnica na área de engenharia de minas - com focalização em processos -, analisando projetos, propondo soluções técnicas e elaborando relatórios.

Audita processos e sistemas em mineração Emite laudos e certificados Aprova relatórios técnicos Fiscaliza áreas de interesse de atividades de mineração Desenvolve métodos de armazenamento de solo escavado e de retorno de minas esgotadas ao estado natural, para minimização de problemas de poluição da água e do ar e recuperação de terras degradadas pelas atividades de mineração.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2147-35 deve demonstrar competências pessoais, projetar empreendimentos de prospecção, extração e beneficiamento, executar pesquisa, implantar empreendimentos de prospecção, extração e beneficiamento, planejar atividades de prospecção, extração e beneficiamento, prestar consultoria e assistência técnica, supervisionar atividades de prospecção, extração e beneficiamento.

Condições de trabalho dessas profissões

Engenheiros de minas e afins os profissionais trabalham, principalmente, na extração de carvão mineral, minerais metálicos e outros minerais, além da cadeia produtiva de petróleo e gás. Predominantemente, são encontrados em grandes empresas mineradoras, como empregados registrados e empresas relacionadas à cadeia de petróleo e gás. Podem também ser encontrados em universidades e institutos de pesquisa públicos ou privados. Nesses casos, são classificados como professores e pesquisadores. Trabalham costumeiramente em equipe multidisciplinar com supervisão ocasional. Em algumas atividades, podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como exposição a materiais tóxicos, ruído, altas temperaturas, poeira e umidade, bem como ao trabalho subterrâneo, em grandes alturas ou confinados.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2147-35

O exercício profissional requer formação superior em Engenharia de Minas, Tecnologia em Rochas Ornamentais ou Tecnologia em Petróleo e Gás e registro no CREA. É cada vez mais crescente, no mercado de trabalho, a presença de profissionais com pós-graduação e cursos de especialização.

Atividades exercidas por um Engenheiro de minas (processo) CBO 2147-35

Um Engenheiro de minas (processo) (ou sinônimo) deve demonstrar raciocínio dedutivo, avaliar riscos operacionais de produção e embarque, identificar parâmetros técnicos e econômicos, assumir riscos, aprovar relatórios técnicos, controlar logística, estabelecer parâmetros de configuração de empreendimento de prospecção, extração e beneficiamento, elaborar cronograma físico e financeiro, demonstrar capacidade de negociação, trabalhar com segurança, verificar execução do plano de produção e embarque, trabalhar sob pressão, executar teste em escala piloto, definir escopo, gerenciar contratos, demonstrar adaptabilidade, coordenar elaboração de projeto, demonstrar capacidade de resolução de problemas, definir fluxogramas, especificar equipamentos e instalações de empreendimento de prospecção, extração e beneficiamento, orçar recursos - humanos, financeiros e materiais, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, acompanhar trâmite do processo junto a órgãos competentes, dimensionar equipamentos e instalações de empreendimento de prospecção, extração e beneficiamento, emitir laudos e certificados, contornar situações adversas, inspecionar áreas de interesse de atividades de prospecção, extração e beneficiamento, demonstrar raciocínio matemático, fiscalizar áreas de interesse de atividades de prospecção, extração e beneficiamento, trabalhar em equipe, coordenar implantação de projeto, coordenar treinamento de equipe, analisar projetos, captar recursos, gerenciar recursos financeiros, gerenciar itens de controle, emitir estudo de viabilidade econômica, gerenciar recursos humanos, criar itens de controle, gerenciar recursos materiais, atualizar parâmetros técnicos e econômicos de projeto, emitir requerimentos, relatórios e planos, demonstrar capacidade de síntese, elaborar leiaute de empreendimento de prospecção, extração e beneficiamento, requerer licença ambiental, elaborar relátorios técnicos, implementar sistema de qsms rs: qualidade, saúde, meio ambiente, segurança e responsabilidade social, auditorar processos e sistemas de prospecção, extração e beneficiamento, coordenar projetos, demonstrar capacidade de liderança, efetuar perícias e avaliações, definir perfil de pessoal.

Cargos e salários CBO 2147-35 - Engenheiros de minas e afins

Salário Engenheiro de Minas (Processo)

Engenheiro de Minas (Processo): Brasil

O profissional no cargo de Engenheiro de Minas (Processo) CBO 2147-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 11.847 e 22.198 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 41 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2147-35.