CBO 2151-15 - Comandante da marinha mercante - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos oficiais de convés e afins

O profissional no cargo de Comandante da marinha mercante CBO 2151-15 Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros.

Administra pessoal e gerencia material de bordo Supervisiona e coordena operações diversificadas como manutenção e inspeção a bordo, dentre outras fainas do navio Qualifica pessoal aquaviário.

Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

CBO 2151-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de oficiais de convés e afins que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Comandante da marinha mercante, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Oficiais de convés e afins CBO 2151-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2151-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Oficiais de convés e afins.
      • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.

O que faz um Comandante da marinha mercante

O Comandante da marinha mercante CBO 2151-15 inspeciona ou faz inspecionar a embarcação, diariamente, para verificar as condições de asseio, higiene e segurança Cumpre disposições previstas nas instruções sobre os meios de salvamento a bordo, assegura a ordem e serventia das embarcações auxiliares de salvamento, toma precauções para segurança da embarcação, em viagem e no porto.

Avalia estanqueidade de porões.

Cumpre e aplica legislação Supervisiona o carregamento, a descarga, o lastro e o deslastro da embarcação, de acordo com normas de segurança.

Avalia a quantidade de carga movimentada Supervisiona postos de manobras.

Elabora plano para reboque.

Avalia o estado do mar e outros ambientes aquaviários para início e paralisação de manobras Avalia condições para desatracação e desamarração.

Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas, cumprindo e fazendo cumprir – por todos os subordinados, as leis e regulamentos em vigor, mantendo a disciplina na sua embarcação, zelando pela execução dos deveres dos tripulantes, de todas as categorias e funções sob as suas ordens.

Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros, realizando o plano de viagem Durante a viagem, controla as condições da carga, bem como as condições operacionais dos tanques da embarcação Avalia condições externas, como vento e correntes.

Assume pessoalmente a direção da embarcação, sempre que necessário, por ocasião de travessias perigosas, entrada e saída de portos, atracação e desatracação, manobras de fundear ou suspender, entrada e saída de diques, em temporais, cerração ou qualquer outra manobra da embarcação em casos de emergência Avalia condições de calado, de atracação e de amarração Coordena fainas de embarque e desembarque de capitão de manobra e de prático em zonas de praticagem.

Administra pessoal, delegando poderes aos subordinados para distribuição de serviços, visando ao bom andamento dos trabalhos de bordo Organiza os serviços de quarto, de forma a manter a vigilância e a segurança da navegação.

Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo.

Impõe penas disciplinares aos que perturbarem a ordem na embarcação, cometerem faltas disciplinares ou deixarem de fazer o serviço que lhes compete, comunicando às autoridades constituídas, de acordo com a legislação Supervisiona serviços de terceiros em embarcações e unidades aquaviárias móveis Fiscaliza e repreende contrabando, transporte de armas, munições e cargas não declaradas em manifesto (relação completa das mercadorias transportadas por navio).

Gerencia material de bordo, superintendendo os serviços de abastecimento e reparos, manutenção, docagem e reclassificação da embarcação, visando as respectivas faturas, relatórios de serviço e pedidos, bem como todos e quaisquer outros documentos Implanta e mantém sistemas de controle sobre planos de bordo, certificação da tripulação e manuais técnicos, dentre outros documentos obrigatórios da embarcação Gerencia operações atinentes ao material de custeio, e aos sobressalentes de equipamentos.

Supervisiona e coordena operações de manutenção de bordo, de dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas navais, a fim de garantir plenas condições operacionais da embarcação Implanta e faz cumprir, a bordo, plano de prevenção e combate à poluição.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2151-15 deve gerenciar operações, gerenciar material de bordo, realizar inspeção naval a bordo, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde - sms, coordenar manutenção de bordo, operar cargas, qualificar pessoal, navegar com segurança, administrar pessoal, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Oficiais de convés e afins o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2151-15

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.

Atividades exercidas por um Comandante da marinha mercante CBO 2151-15

Um Comandante da marinha mercante (ou sinônimo) deve coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, executar procedimentos de serviços no porto, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis matítimas, coordenar operações de manuseio de âncora, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, avaliar as condições para amarração, conferir certificação da embarcação, trabalhar em equipe, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro - plataforma, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro - plataforma, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, supervisionar pessoal de segurança do trabalho, operar guincho de manuseio de âncoras, controlar certificados regulamentares de bordo, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar liderança, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, efetuar embarque e desembarque de passageiros, aplicar legislação, executar procedimentos para navegação com o prático, proferir palestras, supervisionar equipe de hotelaria, demonstrar capacidade de auto-controle, controlar a manutenção do sistema de ancoragem - plataforma, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, demonstrar percepção cinemática, controlar manuais técnicos de bordo, avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental, ministrar treinamento a bordo, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, elaborar apresentações, controlar material de custeio, inspecionar equipamentos de navegação, efetuar embarque e desembarque da tripulação, conduzir embarcação de salvamento, demonstrar raciocínio matemático, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, realizar manutenção de equipamentos de navegação, efetuar auditorias internas, inspecionar equipamentos de salvatagem, demonstrar raciocínio sintético, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, demonstrar capacidade de adaptação, realizar comunicação de bordo, inspecionar condições de navegabilidade, avaliar as condições de atracação, controlar planos de bordo, coordenar reuniões de segurança, inspecionar equipamentos de convés, verificar peação da carga, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, efetuar os registros pertinentes, conduzir embarcação rápida de salvamento, orientar estagiário-aluno a bordo, controlar atmosfera do tanque, coordenar operações de resgate, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, avaliar condições externas durante operações - vento, corrente, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, coordenar operações de reboque, coordenar equipe de resgate, inspecionar equipamentos de segurança, discriminar cores, executar procedimentos para navegação em águas rasas, acionar plano de contingência, avaliar as condições meteorológicas, manobrar a embarcação, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, executar procedimentos para navegação costeira, controlar rancho, elaborar manuais do sgs - sistema de gerenciamento de segurança, tomar decisões, fiscalizar a aplicação da legislação, controlar a manutenção do sistema de lastro - plataforma, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, demonstrar comportamento pró-ativo, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência - plataforma, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, coordenar a operação do guincho de reboque, elaborar material didático, inspecionar condições de flutuabilidade, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, supervisionar postos de manobra de fundeio, tomar decisões rápidas em situações críticas, controlar pressão atmosférica dos tanques, demonstrar percepção espacial, definir área segura para trabalho, verificar a permissão de acesso de terceiros, realizar manutenção do sistema de ancoragem - plataforma, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, executar procedimentos para navegação em mau tempo, ministrar treinamento em terra, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, coordenar navegação de objeto rebocado, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, avaliar a quantidade de carga movimentada, coordenar postos de emergência, supervisionar o sms, trabalhar sob pressão, supervisionar seção de câmara, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, supervisionar postos de manobra de amarração, operar equipamentos de navegação, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, operar guincho de reboque, avaliar estanqueidade dos porões, transportar passageiros, consultar legislação, supervisionar equipe de lastro, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto a segurança e salvatagem, discriminar sons e ruídos, controlar material de combate a poluição, controlar medicamento de bordo, avaliar as condições de calado, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, inspecionar as condições de segurança, demonstrar capacidade de improvisação, realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, coordenar operações de combate a poluição no meio aquaviário, controlar material de passadiço, supervisionar o sgs - sistema de gerenciamento de segurança, realizar a manutenção do sistema de lastro - plataforma, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, controlar certificação da tripulação, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, controlar as condições da carga durante a viagem, realizar manutenção de equipamentos de segurança, avaliar as condições para desatracação, orientar a navegação, supervisionar operações de carga e descarga, testar equipamentos de segurança, elaborar conteúdo programático, supervisionar equipe de combate a poluição, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, inspecionar equipamentos de comunicação, operar o sistema de lastro, ministrar aulas de formação profissional, operar sistema de posicionamento dinâmico, coordenar manutenção de equipamentos de convés, orientar praticante-aluno a bordo, testar equipamentos de salvatagem, conferir certificação da tripulação, preparar a unidade para reboque, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, verificar marcação das cargas, fiscalizar o uso de epi, demonstrar capacidade de negociação, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência - plataforma, emitir permissão para trabalho, demonstrar criatividade, controlar temperatura dos tanques, demonstrar capacidade de adaptação a rotina de confinamento, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, preparar documentação para despacho da embarcação, supervisionar equipe de convés, avaliar o preparo da tripulação, avaliar as condições para desamarração, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem - plataforma, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, demonstrar raciocínio analítico, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, realizar o plano de viagem, controlar publicações regulamentares de bordo, coordenar operação de controle a poluição, acionar plano de emergência, elaborar o plano para reboque, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra.

Cargos e salários CBO 2151-15 - Oficiais de convés e afins

Salário Comandante da Marinha Mercante

Comandante da Marinha Mercante: Brasil

O profissional no cargo de Comandante da Marinha Mercante CBO 2151-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.853 e 17.523 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 666 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.
Salário Capitão de Cabotagem (comandante)

Capitão de Cabotagem (comandante): Brasil

O profissional no cargo de Capitão de Cabotagem (comandante) CBO 2151-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.853 e 17.523 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 666 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.
Salário Capitão de Longo Curso (comandante)

Capitão de Longo Curso (comandante): Brasil

O profissional no cargo de Capitão de Longo Curso (comandante) CBO 2151-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.853 e 17.523 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 666 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.
Salário Primeiro Oficial de Náutica (comandante)

Primeiro Oficial de Náutica (comandante): Brasil

O profissional no cargo de Primeiro Oficial de Náutica (comandante) CBO 2151-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.853 e 17.523 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 666 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.
Salário Segundo Oficial de Náutica (comandante)

Segundo Oficial de Náutica (comandante): Brasil

O profissional no cargo de Segundo Oficial de Náutica (comandante) CBO 2151-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.853 e 17.523 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 666 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.
Salário Comandante da Marinha Mercante

Comandante da Marinha Mercante: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Comandante da Marinha Mercante CBO 2151-15 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 10.615 e 20.742 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 342 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.