CBO 2151-25 - Imediato da marinha mercante - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos oficiais de convés e afins

O profissional no cargo de Imediato da marinha mercante CBO 2151-25 Serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode substituir, eventualmente, o comandante.

Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima Atua como encarregado das seções de convés e câmara, supervisionando equipes de trabalho, administrando operações com carga e dirigindo fainas de convés Auxilia o comandante nas manobras e o assessora na administração da manutenção da embarcação.

Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

CBO 2151-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de oficiais de convés e afins que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Imediato da marinha mercante, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Oficiais de convés e afins CBO 2151-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2151-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Oficiais de convés e afins.
      • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.

O que faz um Imediato da marinha mercante

O Imediato da marinha mercante CBO 2151-25 serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante Aplica conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas.

Atua como segunda autoridade de bordo, podendo, nessa qualidade, intervir em qualquer parte da embarcação.

Substitui o comandante em suas faltas e impedimentos Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima.

Efetua embarque e desembarque da tripulação Executa ou determina a execução de procedimentos relacionados à segurança da navegação.

Realiza procedimentos relacionados com a inspeção naval, a bordo.

Programa, dirige e fiscaliza a limpeza, a conservação e a desgaseificação dos tanques, redes e válvulas dos sistemas de carga da embarcação, tomando as providências que evitem a poluição do meio ambiente Verifica, pessoal e diariamente, o estado geral dos porões, ralos e pocetos, sobretudo no início do carregamento.

Inspeciona os locais designados para estivagem de cargas inflamáveis, explosivas ou corrosivas.

Prepara o convés para o recebimento de carga Atua como encarregado das seções de convés e de câmara, realizando operações com carga (carga e descarga) e ações de administração de serviços da embarcação, no porto e em viagem Supervisiona equipes de trabalho de convés e de câmara.

Administra a seção de convés, emitindo pedidos de suprimentos, reparos e revisões, mantendo inventariado todo o material, fiscalizando escrituração de livros e documentos Dirige fainas de convés, por ocasião de acidentes e exercícios Controla, com a cooperação do chefe de máquinas, o serviço de abastecimento e distribuição de combustíveis e água, para garantir a eficiência operacional e a segurança da embarcação.

Prepara documentação para despacho da embarcação, de acordo com padrões exigidos pelas autoridades dos portos de escala Administra as operações com carga, elaborando planos de carregamento, de descarga e de manuseio de cargas.

Gerencia e supervisiona atividades com cargas Apresenta previamente, ao comandante, o plano de carregamento e, concluída a carga, entrega o plano final da distribuição, por tanques, dos produtos e suas quantidades embarcadas Dirige o serviço geral de distribuição das cargas dos porões, conveses, frigoríficos e tanques, considerando o calado da embarcação, sua estabilidade, esforços máximos permissíveis, estiva e desestiva da carga.

Fiscaliza as operações de carga, descarga, lastro e deslastro da embarcação Verifica peação, marcação e peação da carga Avalia quantidade de carga movimentada.

Controla as condições da carga durante a viagem, arejando os porões e mantendo a carga líquida ou seca nas condições específicas para transporte, usando os recursos existentes a bordo Controla pressão atmosférica e temperatura de tanques Mantém o navio dentro dos padrões corretos de inertização durante os carregamentos, travessias, estadias, descargas e nas fainas de limpeza dos tanques e movimentação de lastros.

Conduz e coordena programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Conduz sindicâncias a bordo.

Auxilia o comandante em todas as manobras da embarcação Assessora o comandante na administração dos processos de manutenção de bordo.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2151-25 deve administrar pessoal, demonstrar competências pessoais, realizar inspeção naval a bordo, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde - sms, operar cargas, gerenciar material de bordo, gerenciar operações, qualificar pessoal, coordenar manutenção de bordo, navegar com segurança.

Condições de trabalho dessas profissões

Oficiais de convés e afins o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2151-25

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.

Atividades exercidas por um Imediato da marinha mercante CBO 2151-25

Um Imediato da marinha mercante (ou sinônimo) deve controlar publicações regulamentares de bordo, coordenar operações de manuseio de âncora, controlar temperatura dos tanques, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, elaborar apresentações, avaliar as condições meteorológicas, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, executar procedimentos para navegação em águas rasas, controlar atmosfera do tanque, demonstrar percepção cinemática, supervisionar equipe de combate a poluição, orientar a navegação, executar procedimentos de serviços no porto, demonstrar raciocínio sintético, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro - plataforma, inspecionar equipamentos de segurança, definir área segura para trabalho, demonstrar capacidade de adaptação, orientar estagiário-aluno a bordo, conduzir embarcação de salvamento, orientar praticante-aluno a bordo, demonstrar capacidade de adaptação a rotina de confinamento, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, conferir certificação da tripulação, conduzir embarcação rápida de salvamento, demonstrar criatividade, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, consultar legislação, preparar a unidade para reboque, manobrar a embarcação, controlar epi e epc, emitir permissão para trabalho, tomar decisões rápidas em situações críticas, verificar a permissão de acesso de terceiros, inspecionar as condições de segurança, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, supervisionar postos de manobra de fundeio, realizar o plano de viagem, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, inspecionar equipamentos de comunicação, avaliar estanqueidade dos porões, operar o sistema de lastro, operar sistema de posicionamento dinâmico, inspecionar condições de flutuabilidade, coordenar operações de resgate, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, tomar decisões, realizar comunicação de bordo, testar equipamentos de salvatagem, demonstrar raciocínio matemático, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, transportar passageiros, efetuar auditorias internas, controlar a manutenção do sistema de lastro - plataforma, realizar manutenção de equipamentos de navegação, fiscalizar a aplicação da legislação, controlar manuais técnicos de bordo, testar equipamentos de segurança, verificar compatibilidade de cargas, supervisionar equipe de conexão de mangote, demonstrar raciocínio analítico, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, efetuar os registros pertinentes, realizar a manutenção do sistema de lastro - plataforma, avaliar as condições de atracação, controlar material de combate a poluição, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, conferir certificação da embarcação, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, controlar pressão atmosférica dos tanques, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, proferir palestras, inspecionar equipamentos de navegação, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, discriminar cores, coordenar operação de controle a poluição, coordenar a operação do guincho de reboque, elaborar conteúdo programático, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, operar tampas de escotilha, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, inspecionar condições de navegabilidade, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, supervisionar o sms, avaliar condições externas durante operações - vento, corrente, controlar certificados regulamentares de bordo, discriminar sons e ruídos, operar guincho de manuseio de âncoras, trabalhar sob pressão, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, aplicar legislação, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência - plataforma, preparar documentação para despacho da embarcação, acionar plano de emergência, acionar plano de contingência, verificar marcação das cargas, trabalhar em equipe, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, demonstrar capacidade de improvisação, elaborar manuais do sgs - sistema de gerenciamento de segurança, realizar manutenção de equipamentos de segurança, coordenar operações de combate a poluição no meio aquaviário, coordenar navegação de objeto rebocado, supervisionar equipe de convés, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar comportamento pró-ativo, controlar certificação da tripulação, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, elaborar o plano para reboque, controlar medicamento de bordo, supervisionar postos de manobra de amarração, inspecionar equipamentos de convés, coordenar operações de reboque, operar cobertas de cargas, controlar rancho, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, demonstrar liderança, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, avaliar a quantidade de carga movimentada, avaliar as condições para amarração, inspecionar equipamentos de salvatagem, controlar material de custeio, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, elaborar plano de manuseio da carga, ministrar aulas de formação profissional, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto a segurança e salvatagem, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, efetuar embarque e desembarque da tripulação, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, controlar material de passadiço, efetuar embarque e desembarque de passageiros, executar procedimentos para navegação costeira, supervisionar seção de câmara, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, coordenar reuniões de segurança, operar guincho de reboque, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, coordenar postos de emergência, demonstrar capacidade de auto-controle, demonstrar percepção espacial, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, avaliar o preparo da tripulação, avaliar as condições para desamarração, ministrar treinamento em terra, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem - plataforma, verificar peação da carga, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, executar procedimentos para navegação com o prático, elaborar material didático, demonstrar capacidade de negociação, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência - plataforma, controlar planos de bordo, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, operar equipamentos de navegação, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro - plataforma, fiscalizar o uso de epi, operar rampas de acesso, supervisionar operações de carga e descarga, elaborar planos de carregamento descarga, manusear cargas a bordo, avaliar as condições para desatracação, executar procedimentos para navegação em mau tempo, coordenar manutenção de equipamentos de convés, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, controlar as condições da carga durante a viagem, ministrar treinamento a bordo, avaliar as condições de calado, operar rampas de cargas.

Cargos e salários CBO 2151-25 - Oficiais de convés e afins

Salário Imediato da Marinha Mercante

Imediato da Marinha Mercante: Brasil

O profissional no cargo de Imediato da Marinha Mercante CBO 2151-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 8.854 e 16.520 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 459 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-25.
Salário Capitão de Cabotagem (imediato)

Capitão de Cabotagem (imediato): Brasil

O profissional no cargo de Capitão de Cabotagem (imediato) CBO 2151-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 8.854 e 16.520 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 459 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-25.
Salário Capitão de Longo Curso (imediato)

Capitão de Longo Curso (imediato): Brasil

O profissional no cargo de Capitão de Longo Curso (imediato) CBO 2151-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 8.854 e 16.520 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 459 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-25.
Salário Primeiro Oficial de Náutica (imediato)

Primeiro Oficial de Náutica (imediato): Brasil

O profissional no cargo de Primeiro Oficial de Náutica (imediato) CBO 2151-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 8.854 e 16.520 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 459 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-25.
Salário Segundo Oficial de Náutica (imediato)

Segundo Oficial de Náutica (imediato): Brasil

O profissional no cargo de Segundo Oficial de Náutica (imediato) CBO 2151-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 8.854 e 16.520 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 459 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-25.
Salário Imediato da Marinha Mercante

Imediato da Marinha Mercante: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Imediato da Marinha Mercante CBO 2151-25 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 9.166 e 16.905 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 424 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-25.