CBO 2151-40 - Oficial de quarto de navegação da marinha mercante - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos oficiais de convés e afins

O profissional no cargo de Oficial de quarto de navegação da marinha mercante CBO 2151-40 Atua como oficial de quarto de navegação em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), executando – no seu período de quarto – serviços de navegação, de acordo com ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode comandar ou imediatar embarcações, dentro de limites estabelecidos pela autoridade marítima para a carreira de aquaviários.

Navega e orienta a navegação Auxilia nas operações com carga Supervisiona equipes de trabalho e operações.

Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

CBO 2151-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de oficiais de convés e afins que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Oficial de quarto de navegação da marinha mercante, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Oficiais de convés e afins CBO 2151-40 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2151-40

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Oficiais de convés e afins.
      • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.

O que faz um Oficial de quarto de navegação da marinha mercante

O Oficial de quarto de navegação da marinha mercante CBO 2151-40 toma conhecimento das ordens do comandante ao entrar de quarto (período de quatro horas) de navegação e comunica ao substituto as instruções recebidas Observa os registros de todos os instrumentos auxiliares de navegação.

Atua como oficial de quarto de navegação em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando – no seu período – trabalhos de bordo, de acordo com ordens emanadas do comando da embarcação, aplicando conhecimentos do campo das ciências náuticas.

Pode comandar ou imediatar embarcações, dentro de limites estabelecidos pela autoridade marítima para a carreira de aquaviários Prepara o passadiço e a casa de navegação para a viagem.

Elabora plano para reboque Inspeciona condições de flutuabilidade, de segurança e de navegabilidade, inspeciona equipamentos de navegação, de convés, de comunicação e de segurança, procurando sinais de irregularidades.

Executa cálculos de posição da embarcação e azimute, dá corda nos cronômetros, mantém atualizada a hora a bordo, registrando os estados absolutos e as marchas dos cronômetros, bem como prepara os boletins meteorológicos.

Executa a navegação, de acordo com as ordens do comandante, avisando-o, imediatamente, de qualquer ocorrência que afete a segurança da navegação, bem como qualquer anormalidade que se verifique Manobra a embarcação.

Supervisiona operação e opera sistema de posicionamento dinâmico.

Avalia a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas Verifica, constantemente, a posição da embarcação, especialmente com terra à vista Determina, periodicamente, a posição da embarcação, plotando-a em carta náutica e utilizando os equipamentos disponíveis – binóculos e todo equipamento de navegação – para esse fim.

Fiscaliza, frequentemente, o rumo e o governo da embarcação Verifica, constantemente, à noite, se as luzes de navegação estão acesas, sobretudo quando houver embarcações à vista Auxilia no passadiço, na proa ou na popa, nas manobras de fundear, suspender, atracar, desatracar, entrada e saída de dique, e outras fainas.

Coordena faina de embarque e desembarque de prático e de capitão de manobra Providencia escada de quebra peito para prático e manobras de bandeira, observando o cerimonial marítimo.

Executa procedimentos para navegação com o prático, em canais estreitos, em águas rasas, em mau tempo, em situações de emergência, com visibilidade restrita Executa procedimentos de serviços no porto Realiza operações com carga, auxiliando nas distribuições de cargas, verificações de avarias na carga, protestos, declarações, mapas, pedidos e outros documentos legais.

Supervisiona conexão de mangote em embarcações e unidades móveis marítimas Toma as necessárias providências com relação à segurança da carga de convés, material e equipamentos da embarcação, em caso de mau tempo iminente Escritura o diário de navegação, livros de azimute, diário de cronômetros e outros livros, de acordo com normas em vigor.

Prepara documentos necessários ao despacho da embarcação nas repartições competentes, responsabilizando-se pelo rol de equipagem, cadernetas de inscrição e registro (CIR) e demais documentos exigidos, verificando, à saída dos portos, se os documentos foram entregues em ordem pelas agências Mantém atualizadas as cartas náuticas a serem utilizadas Treina os praticantes de prático e estagiários de náutica, quando embarcados.

Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Controla material de passadiço Controla sobressalentes de equipamentos de navegação, de comunicação, de segurança, de salvatagem e de convés.

Efetura registros pertinentes Fiscaliza uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

Funções do cargo

O funcionário CBO 2151-40 deve gerenciar operações, gerenciar material de bordo, demonstrar competências pessoais, navegar com segurança, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde - sms, coordenar manutenção de bordo, realizar inspeção naval a bordo, operar cargas, administrar pessoal, qualificar pessoal.

Condições de trabalho dessas profissões

Oficiais de convés e afins o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2151-40

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.

Atividades exercidas por um Oficial de quarto de navegação da marinha mercante CBO 2151-40

Um Oficial de quarto de navegação da marinha mercante (ou sinônimo) deve avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, elaborar conteúdo programático, manusear cargas a bordo, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, avaliar as condições de atracação, controlar material de combate a poluição, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, controlar certificação da tripulação, orientar a navegação, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, verificar a permissão de acesso de terceiros, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, controlar atmosfera do tanque, executar procedimentos para navegação costeira, supervisionar o sms, executar procedimentos para navegação com o prático, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, operar guincho de manuseio de âncoras, demonstrar capacidade de improvisação, operar sistema de posicionamento dinâmico, demonstrar raciocínio sintético, demonstrar percepção espacial, emitir permissão para trabalho, controlar epi e epc, elaborar apresentações, preparar a unidade para reboque, coordenar operações de resgate, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, coordenar operação de controle a poluição, controlar rancho, tomar decisões, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, controlar certificados regulamentares de bordo, coordenar postos de emergência, avaliar as condições para desamarração, inspecionar equipamentos de segurança, conduzir embarcação rápida de salvamento, supervisionar postos de manobra de amarração, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, operar guincho de reboque, inspecionar condições de flutuabilidade, operar o sistema de lastro, elaborar o plano para reboque, inspecionar equipamentos de convés, controlar planos de bordo, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência - plataforma, controlar manuais técnicos de bordo, fiscalizar o uso de epi, avaliar as condições para desatracação, controlar pressão atmosférica dos tanques, definir área segura para trabalho, executar procedimentos para navegação em mau tempo, efetuar embarque e desembarque de passageiros, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência - plataforma, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, operar rampas de acesso, discriminar cores, operar tampas de escotilha, inspecionar equipamentos de salvatagem, efetuar auditorias internas, conduzir embarcação de salvamento, supervisionar postos de manobra de fundeio, ministrar aulas de formação profissional, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, proferir palestras, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, efetuar os registros pertinentes, avaliar as condições para amarração, demonstrar capacidade de adaptação a rotina de confinamento, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto a segurança e salvatagem, controlar temperatura dos tanques, testar equipamentos de segurança, avaliar condições externas durante operações - vento, corrente, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro - plataforma, realizar manutenção de equipamentos de segurança, consultar legislação, elaborar material didático, conferir certificação da tripulação, controlar as condições da carga durante a viagem, tomar decisões rápidas em situações críticas, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, controlar a manutenção do sistema de lastro - plataforma, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, executar procedimentos para navegação em águas rasas, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem - plataforma, realizar manutenção de equipamentos de navegação, realizar o plano de viagem, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, demonstrar liderança, demonstrar capacidade de adaptação, avaliar o preparo da tripulação, inspecionar equipamentos de comunicação, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, demonstrar comportamento pró-ativo, discriminar sons e ruídos, avaliar estanqueidade dos porões, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, realizar comunicação de bordo, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, realizar a manutenção do sistema de lastro - plataforma, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, inspecionar as condições de segurança, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro - plataforma, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, transportar passageiros, supervisionar equipe de convés, coordenar manutenção de equipamentos de convés, demonstrar capacidade de auto-controle, demonstrar raciocínio matemático, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, operar equipamentos de navegação, acionar plano de emergência, trabalhar em equipe, supervisionar equipe de conexão de mangote, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, verificar marcação das cargas, avaliar as condições meteorológicas, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, aplicar legislação, ministrar treinamento em terra, coordenar operações de manuseio de âncora, manobrar a embarcação, demonstrar criatividade, demonstrar percepção cinemática, controlar publicações regulamentares de bordo, orientar estagiário-aluno a bordo, coordenar operações de reboque, elaborar manuais do sgs - sistema de gerenciamento de segurança, operar cobertas de cargas, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, fiscalizar a aplicação da legislação, conferir certificação da embarcação, executar procedimentos de serviços no porto, orientar praticante-aluno a bordo, supervisionar seção de câmara, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, demonstrar capacidade de negociação, controlar material de passadiço, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, testar equipamentos de salvatagem, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, efetuar embarque e desembarque da tripulação, acionar plano de contingência, avaliar a quantidade de carga movimentada, inspecionar condições de navegabilidade, avaliar as condições de calado, trabalhar sob pressão, coordenar a operação do guincho de reboque, controlar medicamento de bordo, coordenar reuniões de segurança, coordenar navegação de objeto rebocado, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, demonstrar raciocínio analítico, inspecionar equipamentos de navegação, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, preparar documentação para despacho da embarcação, supervisionar operações de carga e descarga, verificar peação da carga, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, ministrar treinamento a bordo, operar rampas de cargas.

Cargos e salários CBO 2151-40 - Oficiais de convés e afins

Salário Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante

Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante: Brasil

O profissional no cargo de Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante CBO 2151-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.535 e 13.611 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.156 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.
Salário Capitão de Cabotagem

Capitão de Cabotagem: Brasil

O profissional no cargo de Capitão de Cabotagem CBO 2151-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.535 e 13.611 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.156 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.
Salário Capitão de Longo Curso

Capitão de Longo Curso: Brasil

O profissional no cargo de Capitão de Longo Curso CBO 2151-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.535 e 13.611 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.156 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.
Salário Primeiro Oficial de Náutica

Primeiro Oficial de Náutica: Brasil

O profissional no cargo de Primeiro Oficial de Náutica CBO 2151-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.535 e 13.611 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.156 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.
Salário Segundo Oficial de Náutica

Segundo Oficial de Náutica: Brasil

O profissional no cargo de Segundo Oficial de Náutica CBO 2151-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.535 e 13.611 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.156 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.
Salário Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante Rio de Janeiro

Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante CBO 2151-40 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 6.985 e 12.281 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 983 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.
Salário Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante

Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante CBO 2151-40 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 7.472 e 13.335 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.885 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.
Salário Capitão de Cabotagem Rio de Janeiro

Capitão de Cabotagem: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Capitão de Cabotagem CBO 2151-40 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 6.985 e 12.281 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 983 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.
Salário Capitão de Longo Curso Rio de Janeiro

Capitão de Longo Curso: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Capitão de Longo Curso CBO 2151-40 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 6.985 e 12.281 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 983 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.
Salário Primeiro Oficial de Náutica Rio de Janeiro

Primeiro Oficial de Náutica: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Primeiro Oficial de Náutica CBO 2151-40 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 6.985 e 12.281 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 983 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.
Salário Primeiro Oficial de Náutica Macaé

Primeiro Oficial de Náutica: Macaé, RJ

O profissional no cargo de Primeiro Oficial de Náutica CBO 2151-40 trabalhando em Macaé - RJ, ganha entre 7.646 e 13.695 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 548 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.
Salário Primeiro Oficial de Náutica

Primeiro Oficial de Náutica: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Primeiro Oficial de Náutica CBO 2151-40 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 7.472 e 13.335 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.885 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.
Salário Segundo Oficial de Náutica Rio de Janeiro

Segundo Oficial de Náutica: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Segundo Oficial de Náutica CBO 2151-40 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 6.985 e 12.281 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 983 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.
Salário Segundo Oficial de Náutica

Segundo Oficial de Náutica: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Segundo Oficial de Náutica CBO 2151-40 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 7.472 e 13.335 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.885 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.
Salário Segundo Oficial de Náutica Macaé

Segundo Oficial de Náutica: Macaé, RJ

O profissional no cargo de Segundo Oficial de Náutica CBO 2151-40 trabalhando em Macaé - RJ, ganha entre 7.646 e 13.695 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 548 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.