CBO 2152-15 - Segundo oficial de máquinas da marinha mercante - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos oficiais de máquinas da marinha mercante

O profissional no cargo de Segundo oficial de máquinas da marinha mercante CBO 2152-15 Atua como oficial de máquinas de embarcações, executando os serviços para os quais for designado pelo chefe de máquinas, na qualidade de encarregado de motores, caldeiras, sistemas elétricos, câmaras frigoríficas, bombas, aparelhos de governo, dentre outros equipamentos de navio, aplicando conhecimentos diversificados de ciências náuticas e afins Pode substituir o chefe de máquinas na sua falta ou impedimento e atuar como subchefe ou chefe de máquinas, dentro dos limites estabelecidos pela autoridade marítima.

Planeja atividades de bordo, organiza e prepara equipes de trabalho e realiza manutenção Executas atividades de suporte para manobras e outros procedimentos do navio Elabora documentação.

Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

CBO 2152-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de oficiais de máquinas da marinha mercante que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Segundo oficial de máquinas da marinha mercante, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Oficiais de máquinas da marinha mercante CBO 2152-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2152-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Oficiais de máquinas da marinha mercante.
      • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.

O que faz um Segundo oficial de máquinas da marinha mercante

O Segundo oficial de máquinas da marinha mercante CBO 2152-15 atua como oficial de máquinas de embarcações, executando os serviços para os quais for designado pelo chefe de máquinas, na qualidade de encarregado de motores, caldeiras, sistemas elétricos, câmaras frigoríficas, bombas, aparelhos de governo, aparelhos de suspender e de movimentar cargas, sistema de óleo e combustível e água de alimentação Realiza os serviços de quarto (período de quatro horas), para os quais for designado, na qualidade de encarregado do serviço de quarto de máquinas, dando imediato conhecimento ao chefe ou subchefe de máquinas das ocorrências verificadas, fazendo o devido registro no diário de máquinas.

Substitui o subchefe de máquinas, se for o mais antigo que se segue, na sua falta ou impedimento.

Pode atuar como subchefe ou chefe de máquinas, dentro dos limites estabelecidos pela autoridade marítima, para navegação e potência instalada na embarcação Participa da previsão orçamentária.

Estabelece cronograma de trabalho Identifica necessidades de contratação, organiza equipes de trabalho, identifica necessidades de treinamento e avalia desempenho de tripulantes.

Administra conflitos e contribui para manter a hierarquia da embarcação.

Responde pela guarda e conservação das ferramentas que lhe forem entregues, assinando a respectiva cautela e responsabilizando-se pelas faltas que ocorrerem Consulta diário de bordo.

Reporta, aos superiores, condições de operacionalidade dos equipamentos e problemas emergenciais.

Supervisiona máquinas no convés Cumpre as ordens de serviço recebidas, para boa condução, conservação e limpeza de motores e equipamentos, zelando pelo seu bom funcionamento Incumbe-se dos serviços de reparo que possam ser feitos com recursos de bordo, além da conservação e ajustagem dos diversos equipamentos.

Gerencia problemas emergenciais Realiza manutenção de equipamentos de combate à poluição ambiental Sugere melhorias em equipamentos.

Acompanha serviços de docagem em estaleiros Verifica condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos e sistemas, controla sistema de vapor, sistemas hidráulicos e sistemas de ar condicionado.

Supervisiona sistemas de controle eletroeletrônicos Monitora horas de funcionamento dos equipamentos Executa sondagens dos níveis de tanques e mantém tanques do navio inertizados.

Monitora sistemas de drenagens de tanques e equipamentos pneumáticos Controla processos de dessalinização de água Analisa quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes, supervisiona limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo.

Controla utilização de gases industriais Realiza as atividades de suporte necessárias para as manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio de navio, no âmbito da praça de máquinas, verificando sistema de comunicação, preparando máquinas de amarração e desamarração e equipamentos auxiliares para carga e descarga Testa sistema de partida principal e auxiliar, pressão de redes e do sistema de carga e descarga e sistema de governo do navio.

Aumenta capacidade de geração de energia, disponibiliza sistema de partida do motor e opera controle de velocidade do navio Registra as atividades de manutenção, prevenção e reparos, dentre outras, ocorridas durante o seu período de serviço, mantendo atualizada escrituração de diários de bordo Preenche formulários – convencionais ou eletrônicos – de registros de pressão e temperatura Elabora relatórios técnicos Realiza o serviço de quarto ou divisão, quando a lotação da embarcação assim o exigir, atuando como oficial de quarto de máquinas.

Utiliza e garante a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) Controla processos de descarte e armazenamento de resíduos da embarcação, segrega resíduos sólidos e líquidos e trata efluentes Adota medidas para amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases Cumpre normas de proteção ao meio ambiente aquaviário.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2152-15 deve conduzir equipamentos da seção de máquinas, gerenciar tripulantes, gerenciar sistemas de manutenção, coordenar fluxos de comunicação, administrar seção de máquinas, demonstrar competências pessoais, realizar manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio, realizar serviços em terra, acompanhar desempenho do navio, treinar tripulantes.

Condições de trabalho dessas profissões

Oficiais de máquinas da marinha mercante trabalham em transporte aquaviário, serviços portuários, atividades de pesca, construção naval e em organizações internacionais. São assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente, confinados em embarcações, em rodízio de turnos e horários irregulares. Em algumas atividades podem trabalhar em alturas, permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos a materiais tóxicos, radiação, altas temperaturas e ruídos. Estão sujeitos aos movimentos da embarcação. As condições de trabalho podem levar ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2152-15

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas normas da autoridade marítima para aquaviários, Normam-13/2000. Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas das quais o Brasil é signatário. Tratam-se das Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers-95 (STCW95), produzidas pela IMO (International Maritime Organization), organismo da ONU (Organização das Nações Unidas).

Atividades exercidas por um Segundo oficial de máquinas da marinha mercante CBO 2152-15

Um Segundo oficial de máquinas da marinha mercante (ou sinônimo) deve oferecer suporte técnico de instalação de equipamentos, amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases, ter flexibilidade profissional, identificar necessidades de contratação, monitorar sistemas de drenagens de tanques e pneumáticos, demonstrar capacidade didática, assegurar disciplina, supervisionar atuação da equipe técnica de suporte, estabelecer cronograma de trabalho, controlar sistema de vapor do navio, analisar relatórios técnicos, reportar problemas emergenciais a superiores, manter atualizada escrituração de diários de bordo, administrar conflitos, cumprir normas de proteção ao meio ambiente, tratar efluentes, supervisionar máquinas no convés, possuir equilíbrio emocional, acompanhar vistorias de navios, ambientar tripulantes e visitantes, auditar navio, inspecionar navios, registrar atividades da embarcação, simular exercícios de incêndio da embarcação, demonstrar motivação, verificar sistema de comunicação, dominar informática, supervisionar sistemas de controle eletro-eletrônicos, demonstrar criatividade, adaptar-se às condições e ambiente de trabalho, ter ética profissional, coordenar atuação das agências e representantes, controlar sistemas hidráulicos do navio, testar sistema de governo do navio, disponibilizar sistema de partida do motor, realizar manutenção de equipamentos de combate a poluição ambiental, trabalhar em equipe, participar de decisão sobre velocidade do navio, extinguir fontes poluidoras, demonstrar capacidade de observação, acompanhar serviços de docagem em estaleiros, tomar decisões, controlar níveis de óleo e combustível, vistoriar quantidades de óleo combustível, exercer liderança, simular exercícios de abandono de embarcação, garantir através de treinamento a extinção de fontes poluidoras, raciocinar logicamente, acompanhar docagem de navios, coordenar compra de combustível, controlar sistemas de ar condicionado e frigorífico, analisar quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes do navio, identificar necessidades de capacitação de tripulantes, controlar processos de dessanilização da água, redigir adequadamente textos de forma clara e sucinta, fazer cumprir disciplina, executar sondagens dos níveis dos tanques, consultar escrituração de diário de bordo, monitorar horas de funcionamento dos equipamentos, reportar condições de operacionalidade dos equipamentos aos superiores, segregar resíduos sólidos e líquidos, realizar cursos de aperfeiçoamentos, efetuar cambação de óleo combustível do motor, contatar fornecedores para compra de materiais, preencher folhas de registros de pressão e temperatura, operar controle de velocidade do navio, sugerir melhorias dos equipamentos junto ao fabricante e ao classificador, demonstrar coragem, agir com dinamismo, simular exercícios de emergência de controle ambiental, manter hierarquia da embarcação, expressar-se oralmente, participar do planejamento da logística de transporte, dominar línguas estrangeiras, realizar teste de pressão de carga e descarga, zelar pela auto-estima e bem estar dos tripulantes, reparar equipamentos na seção de máquinas e no convés, participar da previsão orçamentária, auxiliar negociações sobre contratos de fretes, manter tanques do navio inertizados, realizar treinamento em extinção de fontes poluidoras, assistir tecnicamente na manutenção de equipamentos, participar das negociações de obras junto a estaleiros, elaborar relatórios técnicos, substituir superiores em suas faltas ou impedimentos, controlar utilização de gases industriais, garantir a utilização de epis, preparar máquinas de amarração e desamarração, realizar cursos de aperfeiçoamento, sugerir ações de controle ambiental, prestar suporte técnico de reparo de equipamentos, gerenciar problemas emergenciais, simular exercícios de colisão, aumentar capacidade de geração de energia, supervisionar limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo, preparar equipamentos auxiliares para carga e descarga, suportar privação familiar e social, testar sistema de partida principal e auxiliar, demonstrar solidariedade, controlar processos de descarte e armazenamento de resíduos de embarcação, verificar condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos, demonstrar iniciativa, avaliar desempenho de tripulantes, organizar equipes de trabalho, adequar a operação e desempenho do navio para manter o cronograma, identificar necessidades de treinamento de tripulantes, controlar pressão e temperatura dos sistemas, contatar prestadores de serviços, realizar teste de pressão de redes de carga e descarga.

Cargos e salários CBO 2152-15 - Oficiais de máquinas da marinha mercante

Salário Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante

Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante: Brasil

O profissional no cargo de Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante CBO 2152-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.024 e 12.233 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 947 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2152-15.
Salário Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante

Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante CBO 2152-15 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 7.141 e 12.459 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 854 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2152-15.
Salário Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante Rio de Janeiro

Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante CBO 2152-15 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 6.612 e 11.608 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 551 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2152-15.