CBO 2152-20 - Superintendente técnico no transporte aquaviário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos oficiais de máquinas da marinha mercante

O profissional no cargo de Superintendente técnico no transporte aquaviário CBO 2152-20 Dirige órgão técnico no transporte aquaviário, atuando em armadores, nos serviços portuários, na construção naval e em outros cenários de trabalho, geralmente em terra, aplicando conhecimentos de legislação marítima e ambiental, administração aplicada, máquinas, equipamentos, sistemas e tecnologias navais, dentre outros das ciências náuticas e afins Acompanha desempenho de navios, gerencia pessoal e sistemas de manutenção, administra serviços, documentação, custos e materiais e conduz processos de aquisição.

Planeja e implanta programas de treinamento Coordena fluxo de comunicação Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário.

CBO 2152-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de oficiais de máquinas da marinha mercante que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Superintendente técnico no transporte aquaviário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Oficiais de máquinas da marinha mercante CBO 2152-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2152-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Oficiais de máquinas da marinha mercante.
      • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.

O que faz um Superintendente técnico no transporte aquaviário

O Superintendente técnico no transporte aquaviário CBO 2152-20 dirige órgão técnico no transporte aquaviário, aplicando conhecimentos de legislação marítima e ambiental, administração aplicada, máquinas, equipamentos, sistemas e tecnologias navais, dentre outros das ciências náuticas e afins Trabalha em armadores, nos serviços portuários, na construção naval e em outros cenários de trabalho, geralmente em terra, do transporte aquaviário, participando do planejamento da logística, de negociações de obras junto a estaleiros e de decisões sobre velocidade de navio.

Participa da previsão orçamentária.

Analisa relatórios técnicos Acompanha a evolução tecnológica nos transportes aquaviários.

Utiliza sistemas informatizados de planejamento e gerenciamento da manutenção Coordena a emissão e a atualização de orientações técnicas a serem adotadas nas seções de máquinas das embarcações.

Gerencial pessoal, identificando necessidades de contratação e estabelecendo cronograma de trabalho.

Acompanha desempenho de navios, supervisionando velocidade contratual da embarcação, tempo de bombeamento de carga e consumo de combustível em viagem e no porto Supervisiona quantidade, distribuição e disposição da carga transportada, a fim de garantir sua qualidade.

Propõe medidas de melhoria do processo de carregamento.

Mantém navio disponível para aluguel Administra serviços, documentação, custos e materiais relacionados com máquinas e equipamentos de embarcações, contratando serviços de manutenção e reparo, gerenciando cumprimento de cláusulas contratuais, fiscalizando escrituração da documentação, gerenciando custos de operações e insumos, controlando estoque e aquisição de materiais e peças de reposição Participa das decisões referentes a equipamentos, a bordo e em terra.

Gerencia sistemas de manutenção, avaliando custos de reparo, negociando condições de reparo e docagem com a empresa, providenciando reparos e acompanhando serviços de docagem em estaleiros Sugere melhorias em equipamentos, junto ao fabricante e ao órgão classificador Conduz processos de aquisição, contatando prestadores de serviços e fornecedores de materiais, auxiliando negociações sobre contratos de fretes e coordenando compra de combustíveis.

Recorre, quando necessário, ao comércio exterior para compra de componentes e peças de reposição de máquinas e equipamentos de embarcações Acompanha vistorias e realiza auditoria de navios.

Supervisiona atuação da equipe técnica de suporte Coordena atuação das agências e representantes de transporte aquaviário Planeja e implanta programas de treinamento, por meio de cursos de aperfeiçoamento e outras estratégias, identificando necessidades de treinamento, com focalização em temas de segurança, prevenção e combate à poluição, dentre outros.

Mantém certificação de navios junto a órgãos competentes Garante a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) Coordena fluxos de comunicação, reportando, aos superiores, condições e problemas emergenciais de operações do transporte aquaviário e comunicando, aos órgãos competentes, agressões ao meio ambiente.

Elabora relatórios técnicos.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2152-20 deve administrar seção de máquinas, acompanhar desempenho do navio, gerenciar tripulantes, demonstrar competências pessoais, coordenar fluxos de comunicação, treinar tripulantes, realizar serviços em terra, gerenciar sistemas de manutenção.

Condições de trabalho dessas profissões

Oficiais de máquinas da marinha mercante trabalham em transporte aquaviário, serviços portuários, atividades de pesca, construção naval e em organizações internacionais. São assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente, confinados em embarcações, em rodízio de turnos e horários irregulares. Em algumas atividades podem trabalhar em alturas, permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos a materiais tóxicos, radiação, altas temperaturas e ruídos. Estão sujeitos aos movimentos da embarcação. As condições de trabalho podem levar ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2152-20

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas normas da autoridade marítima para aquaviários, Normam-13/2000. Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas das quais o Brasil é signatário. Tratam-se das Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers-95 (STCW95), produzidas pela IMO (International Maritime Organization), organismo da ONU (Organização das Nações Unidas).

Atividades exercidas por um Superintendente técnico no transporte aquaviário CBO 2152-20

Um Superintendente técnico no transporte aquaviário (ou sinônimo) deve assistir tecnicamente na manutenção de equipamentos, manter navio disponível para aluguel, coordenar compra de combustível, fazer cumprir disciplina, demonstrar motivação, ter ética profissional, fiscalizar a escrituração da documentação da seção de máquinas, supervisionar distribuição e disposição da carga transportada, raciocinar logicamente, dominar informática, controlar aquisição de materiais e peças de reposição, contratar serviços de manutenção e reparo, vistoriar quantidades de óleo combustível, garantir através de treinamento a extinção de fontes poluidoras, supervisionar consumo de combustível em viagem e no porto, supervisionar quantidade de carga transportada, supervisionar atuação da equipe técnica de suporte, adequar a operação e desempenho do navio para manter o cronograma, demonstrar iniciativa, supervisionar velocidade contratual do navio, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade didática, suportar privação familiar e social, reportar condições de operacionalidade dos equipamentos aos superiores, participar de decisão sobre velocidade do navio, acompanhar serviços de docagem em estaleiros, agir com dinamismo, adaptar-se às condições e ambiente de trabalho, contatar prestadores de serviços, identificar necessidades de treinamento de tripulantes, simular exercícios de emergência de controle ambiental, supervisionar tempo de bombeamento da carga, demonstrar coragem, participar do planejamento da logística de transporte, redigir adequadamente textos de forma clara e sucinta, realizar cursos de aperfeiçoamento, dominar línguas estrangeiras, participar da previsão orçamentária, prestar suporte técnico de reparo de equipamentos, assegurar disciplina, analisar relatórios técnicos, acompanhar docagem de navios, contatar fornecedores para compra de materiais, simular exercícios de abandono de embarcação, controlar estoque de materiais, participar das decisões de equipamentos a bordo e em terra, possuir equilíbrio emocional, estabelecer cronograma de trabalho, elaborar relatórios técnicos, comunicar aos órgãos competentes agressões ao meio ambiente, oferecer suporte técnico de instalação de equipamentos, trabalhar em equipe, gerenciar cumprimento de cláusulas contratuais, simular exercícios de incêndio da embarcação, manter qualidade da carga transportada, auxiliar negociações sobre contratos de fretes, negociar condições de reparo e docagem com a empresa, sugerir melhorias dos equipamentos junto ao fabricante e ao classificador, acompanhar vistorias de navios, manter certificação do navio junto a órgãos competentes, exercer liderança, otimizar processo de carregamento, expressar-se oralmente, demonstrar capacidade de observação, garantir a utilização de epis, realizar treinamento em extinção de fontes poluidoras, identificar necessidades de contratação, realizar cursos de aperfeiçoamentos, providenciar reparos, reportar problemas emergenciais a superiores, demonstrar solidariedade, avaliar custo de reparo, realizar manutenção de equipamentos de combate a poluição ambiental, coordenar atuação das agências e representantes, tomar decisões, ter flexibilidade profissional, simular exercícios de colisão, participar das negociações de obras junto a estaleiros, inspecionar navios, gerenciar custos de operações e pedaços, auditar navio, sugerir ações de controle ambiental.

Cargos e salários CBO 2152-20 - Oficiais de máquinas da marinha mercante

Salário Superintendente Técnico no Transporte Aquaviario

Superintendente Técnico no Transporte Aquaviario: Brasil

O profissional no cargo de Superintendente Técnico no Transporte Aquaviario CBO 2152-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 14.148 e 36.489 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 72 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2152-20.
Salário Inspetor de Manutenção de Máquinas Aquaviárias

Inspetor de Manutenção de Máquinas Aquaviárias: Brasil

O profissional no cargo de Inspetor de Manutenção de Máquinas Aquaviárias CBO 2152-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 14.148 e 36.489 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 72 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2152-20.