CBO 2234-15 - Farmacêutico analista clínico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos farmacêuticos
O profissional no cargo de Farmacêutico analista clínico CBO 2234-15 realiza análises clínicas e toxicológicas - em suas fases pré-analítica, analítica e pós analítica -, finalizadas com a emissão de laudos para os solicitantes Controla a qualidade de serviços de análises clínicas e toxicológicas.
Administra laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, responsabilizando-se pela supervisão técnica, operacional e administrativa Mantém-se atualizado na sua área de atuação, tomando conhecimento e avaliando novas metodologias e novos testes Realiza pesquisa e extensão na área de análises clínicas e toxicológicas.
Pode prestar consultoria Supervisiona o trabalho de equipes Atua com base em princípios de ética profissional.
Cumpre legislação, normas técnicas, normas sanitárias e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2234-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de farmacêuticos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 2234-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Farmacêuticos.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Farmacêutico analista clínico
O Farmacêutico analista clínico CBO 2234-15 planeja as ações do laboratório de análises clínicas e toxicológicas, selecionando métodos de análise e definindo especificações técnicas de reagentes, materiais, equipamentos e instalações Seleciona e qualifica fornecedores para adquirir reagentes, materiais e equipamentos.
Pode optar pela automação dos recursos utilizados nas análises – tais como sistema de rastreamento de amostras, manuseio de líquidos, replicação, filtração, gestão de fluidos, entre outros -, para simplificar o fluxo de trabalho em laboratório.
Realiza análises clínicas e toxicológicas, na fase pré-analítica, que se inicia com a solicitação da análise, passa pela obtenção da amostra e finda ao se iniciar a análise, a fase analítica, incluindo conjunto de operações efetuadas de acordo com determinado método, e a fase pós-analítica, iniciada após a obtenção de resultados válidos das análises e finalizada com a emissão do laudo para o solicitante Prepara reagentes, equipamentos, vidraria e materiais consumíveis.
Efetua o controle de qualidade dos reagentes Orienta a coleta de amostras, operando instrumentação científica.
Executa análises seguindo métodos analíticos adotados, boas práticas laboratoriais aplicáveis e procedimentos de biossegurança.
Efetua análise crítica dos resultados Controla a qualidade de serviços de análises clínicas e toxicológicas, definindo e analisando indicadores de qualidade para validar métodos, processos e resultados de análise.
Avalia conformidade das instalações físicas, a fim de certificar a área.
Monitora processos para avaliar a conformidade de equipamentos Pode sugerir mudanças de processos e procedimentos Emite laudos, pareceres e relatórios de controle de qualidade.
Administra laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, elaborando procedimento operacional padrão e gerenciando recursos humanos, financeiros e materiais Responsabiliza-se pela supervisão técnica, operacional e administrativa do laboratório Divulga serviços de análises.
Utiliza “softwares” de gestão para laboratórios, especialmente para cálculo de resultados, registro de informações, rastreabilidade de pacientes e exames, e elaboração de relatórios Pode fazer uso de Testes Laboratoriais Remotos (ou Testes Laboratoriais Portáteis) - de glicemia capilar, hemogasometria, eletrólitos sanguíneos, testes de coagulação automatizados, e outros de natureza similar – efetuados por meio de equipamentos laboratoriais situados fisicamente fora da área de um laboratório clínico.
Supervisiona o trabalho de equipes, avaliando seu desempenho Gerencia o armazenamento, a distribuição e o transporte de insumos, reagentes e materiais consumíveis empregados nas análises clínicas Comprova a origem e a validade dos itens.
Providencia o fracionamento e a embalagem de reagentes e consumíveis Administra estoques seguindo tecnologia adotada de controle de estoque, distribuição e rastreamento de itens Realiza gerenciamento de resíduos e de sobras.
Mantém-se atualizado na sua área de atuação, tomando conhecimento e avaliando novas metodologias e novos testes, tais como testagem genética clínica - análise de DNA-Ácido Desoxirribonucleico (Deoxyribonucleic Acid) ou RNA-Ácido Ribonucleico (Ribonucleic Acid) para o diagnóstico de doenças, avaliação de toxicidade dos cosméticos – como teste de irritação ocular primária, testes de toxicidade aguda dérmica, irritação cutânea, fotossensibilidade e fototoxicidade, e inovações similares Realiza pesquisa e extensão na área toxicológica e de análises clínicas, selecionando temas de interesse, tais como efeito tóxico de contaminantes no meio ambiente, investigação de possíveis adulterações em medicamentos comercializados, entre outros Pode prestar consultoria na área de análises clínicas e toxicológicas.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2234-15 deve efetuar pesquisas técnico-científicas, prestar serviços farmacêuticos, realizar análises - clínicas, toxicológicas, fisico-químicas, biológicas, microbiológicas e bromatológicas, atuar na regulação e fiscalização de estabelecimentos, produtos e serviços farmacêuticos, demonstrar competências pessoais, dispensar produtos e serviços farmacêuticos, administrar estabelecimentos farmacêuticos, gerenciar armazenamento, distribuição e transporte de produtos farmacêuticos, controlar qualidade de produtos e serviços farmacêuticos, produzir em escala industrial e magistral produtos farmacêuticos, desenvolver produtos e serviços farmacêuticos, coordenar política de assistência farmacêutica.
Condições de trabalho dessas profissões
Farmacêuticos trabalham em instituições públicas ou privadas, em farmácias e redes de distribuição de remédios, nas indústrias de produtos farmacêuticos e correlatos, nas indústrias de produtos alimentares, de cosméticos, dentre outras. Trabalham majoritariamente com carteira assinada, mas também podem trabalhar por conta própria ou como empregador.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2234-15
O exercício dos cargos de Farmacêuticos requer curso superior em Farmácia. Atualmente a formação é única, substituindo as duas formações anteriores: a de farmácia e a de bioquímica.
Atividades exercidas por um Farmacêutico analista clínico CBO 2234-15
Um Farmacêutico analista clínico (ou sinônimo) deve demonstrar destreza manual, estudar viabilidade de pesquisa, prestar assessoria e consultoria, participar de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, instituir normas de fiscalização, demonstrar habilidade de comunicação, adquirir matéria prima, materiais e equipamentos, realizar pequenos curativos, realizar visitas domiciliares, demonstrar criatividade, participar de ações de vigilância epidemiológica, validar método de análise, determinar descarte de produtos, realizar serviços de acupuntura, corrigir procedimentos, participar de elaboração da política de serviço farmacêutico, coordenar ações de assistência farmacêutica, planejar ações de assistência farmacêutica, divulgar produtos e serviços farmacêuticos, administrar estoques, participar da apuração de denúncias, operar equipamentos, elaborar relações de medicamentos, identificar reações adversas e interações medicamentosas, implantar política de serviço farmacêutico, colher dados, definir indicadores de qualidade, selecionar fornecedores, sugerir mudança de processos, trabalhar em equipe, eleger método de análise, coordenar programas de assistência farmacêutica, desenvolver método analítico e bioanalítico, aferir parâmetros bioquímicos, interagir com prescritor e equipe de saúde, indicar medicamentos isentos de prescrição, participar na elaboração de políticas de medicamento, perfurar lóbulo auricular, demonstrar credibilidade, avaliar conformidades de produtos e equipamentos, realizar gerenciamento de resíduos, participar do licenciamento de estabelecimentos farmacêuticos, realizar estudo de estabilidade do produto, participar em comissões técnicas, orientar coleta de amostras, validar produtos, processos, áreas e equipamentos, gerenciar documentação, estruturar protocolo, elaborar projetos, aplicar injetáveis, participar da elaboração de protocolo de uso de medicamentos, notificar desvios de qualidade de produtos e serviços, definir especificações técnicas de matéria prima, embalagem, materiais, equipamentos e instalações, inspecionar estabelecimentos, produtos e serviços, avaliar prescrição, montar equipe, orientar no cumprimento das normas, analisar resultados, conferir balanços oficiais de produtos controlados, verificar temperatura corporal, qualificar fornecedores, captar recursos, participar do registro de produtos farmacêuticos, emitir laudos, pareceres e relatórios, elaborar formulários e normas técnicas, embalar produtos, contornar situações adversas, preparar amostras, fracionar produtos, diagnosticar áreas de interesse, elaborar procedimento operacional padrão, analisar indicadores de qualidade, avaliar conformidades de instalações físicas - certificar área, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de atentar para detalhe, participar de ações de políticas de saúde, coletar amostras, orientar pacientes, cuidadores e clientes, administrar recursos humanos, financeiros e materiais, coordenar centros de informação de medicamentos e toxicológicos, tomar decisões, participar de pesquisa clínica, emitir laudo de resultados de análises, demonstrar habilidade técnico analítico, trabalhar com biossegurança, demonstrar empatia, mostrar capacidade de liderança, realiazar consulta farmacêutica, monitorar processos, cultivar microorganismos, preparar reagentes, equipamentos e vidraria, realizar seguimento farmacoterapêutico, participar da promoção do uso racional de medicamento, participar da elaboração de protocolos de tratamento, fornecer informações técnicas para registro de produto, executar análises, aferir pressão arterial, registrar dados em prontuário, participar na discussão de políticas públicas de saúde, efetuar análise crítica dos resultados.