CBO 2234-15 - Farmacêutico analista clínico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos farmacêuticos
O profissional no cargo de Farmacêutico analista clínico CBO 2234-15 realiza análises clínicas e toxicológicas - em suas fases pré-analítica, analítica e pós analítica -, finalizadas com a emissão de laudos para os solicitantes Controla a qualidade de serviços de análises clínicas e toxicológicas.
Administra laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, responsabilizando-se pela supervisão técnica, operacional e administrativa Mantém-se atualizado na sua área de atuação, tomando conhecimento e avaliando novas metodologias e novos testes Realiza pesquisa e extensão na área de análises clínicas e toxicológicas.
Pode prestar consultoria Supervisiona o trabalho de equipes Atua com base em princípios de ética profissional.
Cumpre legislação, normas técnicas, normas sanitárias e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2234-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de farmacêuticos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 2234-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Farmacêuticos.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Farmacêutico analista clínico
O Farmacêutico analista clínico CBO 2234-15 planeja as ações do laboratório de análises clínicas e toxicológicas, selecionando métodos de análise e definindo especificações técnicas de reagentes, materiais, equipamentos e instalações Seleciona e qualifica fornecedores para adquirir reagentes, materiais e equipamentos.
Pode optar pela automação dos recursos utilizados nas análises – tais como sistema de rastreamento de amostras, manuseio de líquidos, replicação, filtração, gestão de fluidos, entre outros -, para simplificar o fluxo de trabalho em laboratório.
Realiza análises clínicas e toxicológicas, na fase pré-analítica, que se inicia com a solicitação da análise, passa pela obtenção da amostra e finda ao se iniciar a análise, a fase analítica, incluindo conjunto de operações efetuadas de acordo com determinado método, e a fase pós-analítica, iniciada após a obtenção de resultados válidos das análises e finalizada com a emissão do laudo para o solicitante Prepara reagentes, equipamentos, vidraria e materiais consumíveis.
Efetua o controle de qualidade dos reagentes Orienta a coleta de amostras, operando instrumentação científica.
Executa análises seguindo métodos analíticos adotados, boas práticas laboratoriais aplicáveis e procedimentos de biossegurança.
Efetua análise crítica dos resultados Controla a qualidade de serviços de análises clínicas e toxicológicas, definindo e analisando indicadores de qualidade para validar métodos, processos e resultados de análise.
Avalia conformidade das instalações físicas, a fim de certificar a área.
Monitora processos para avaliar a conformidade de equipamentos Pode sugerir mudanças de processos e procedimentos Emite laudos, pareceres e relatórios de controle de qualidade.
Administra laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, elaborando procedimento operacional padrão e gerenciando recursos humanos, financeiros e materiais Responsabiliza-se pela supervisão técnica, operacional e administrativa do laboratório Divulga serviços de análises.
Utiliza “softwares” de gestão para laboratórios, especialmente para cálculo de resultados, registro de informações, rastreabilidade de pacientes e exames, e elaboração de relatórios Pode fazer uso de Testes Laboratoriais Remotos (ou Testes Laboratoriais Portáteis) - de glicemia capilar, hemogasometria, eletrólitos sanguíneos, testes de coagulação automatizados, e outros de natureza similar – efetuados por meio de equipamentos laboratoriais situados fisicamente fora da área de um laboratório clínico.
Supervisiona o trabalho de equipes, avaliando seu desempenho Gerencia o armazenamento, a distribuição e o transporte de insumos, reagentes e materiais consumíveis empregados nas análises clínicas Comprova a origem e a validade dos itens.
Providencia o fracionamento e a embalagem de reagentes e consumíveis Administra estoques seguindo tecnologia adotada de controle de estoque, distribuição e rastreamento de itens Realiza gerenciamento de resíduos e de sobras.
Mantém-se atualizado na sua área de atuação, tomando conhecimento e avaliando novas metodologias e novos testes, tais como testagem genética clínica - análise de DNA-Ácido Desoxirribonucleico (Deoxyribonucleic Acid) ou RNA-Ácido Ribonucleico (Ribonucleic Acid) para o diagnóstico de doenças, avaliação de toxicidade dos cosméticos – como teste de irritação ocular primária, testes de toxicidade aguda dérmica, irritação cutânea, fotossensibilidade e fototoxicidade, e inovações similares Realiza pesquisa e extensão na área toxicológica e de análises clínicas, selecionando temas de interesse, tais como efeito tóxico de contaminantes no meio ambiente, investigação de possíveis adulterações em medicamentos comercializados, entre outros Pode prestar consultoria na área de análises clínicas e toxicológicas.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2234-15 deve efetuar pesquisas técnico-científicas, controlar qualidade de produtos e serviços farmacêuticos, gerenciar armazenamento, distribuição e transporte de produtos farmacêuticos, atuar na regulação e fiscalização de estabelecimentos, produtos e serviços farmacêuticos, coordenar política de assistência farmacêutica, dispensar produtos e serviços farmacêuticos, demonstrar competências pessoais, prestar serviços farmacêuticos, produzir em escala industrial e magistral produtos farmacêuticos, desenvolver produtos e serviços farmacêuticos, administrar estabelecimentos farmacêuticos, realizar análises - clínicas, toxicológicas, fisico-químicas, biológicas, microbiológicas e bromatológicas.
Condições de trabalho dessas profissões
Farmacêuticos trabalham em instituições públicas ou privadas, em farmácias e redes de distribuição de remédios, nas indústrias de produtos farmacêuticos e correlatos, nas indústrias de produtos alimentares, de cosméticos, dentre outras. Trabalham majoritariamente com carteira assinada, mas também podem trabalhar por conta própria ou como empregador.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2234-15
O exercício dos cargos de Farmacêuticos requer curso superior em Farmácia. Atualmente a formação é única, substituindo as duas formações anteriores: a de farmácia e a de bioquímica.
Atividades exercidas por um Farmacêutico analista clínico CBO 2234-15
Um Farmacêutico analista clínico (ou sinônimo) deve planejar ações de assistência farmacêutica, fornecer informações técnicas para registro de produto, contornar situações adversas, participar de pesquisa clínica, demonstrar capacidade de atentar para detalhe, participar da elaboração de protocolos de tratamento, executar análises, estruturar protocolo, participar da elaboração de protocolo de uso de medicamentos, conferir balanços oficiais de produtos controlados, prestar assessoria e consultoria, participar de ações de vigilância epidemiológica, orientar coleta de amostras, implantar política de serviço farmacêutico, participar na discussão de políticas públicas de saúde, realizar gerenciamento de resíduos, coordenar ações de assistência farmacêutica, participar de ações de políticas de saúde, indicar medicamentos isentos de prescrição, inspecionar estabelecimentos, produtos e serviços, captar recursos, aferir pressão arterial, definir especificações técnicas de matéria prima, embalagem, materiais, equipamentos e instalações, qualificar fornecedores, emitir laudo de resultados de análises, orientar pacientes, cuidadores e clientes, estudar viabilidade de pesquisa, participar de elaboração da política de serviço farmacêutico, participar do licenciamento de estabelecimentos farmacêuticos, elaborar formulários e normas técnicas, aplicar injetáveis, corrigir procedimentos, cultivar microorganismos, realizar seguimento farmacoterapêutico, elaborar relações de medicamentos, selecionar fornecedores, preparar reagentes, equipamentos e vidraria, administrar recursos humanos, financeiros e materiais, sugerir mudança de processos, operar equipamentos, realizar visitas domiciliares, validar método de análise, registrar dados em prontuário, mostrar capacidade de liderança, diagnosticar áreas de interesse, divulgar produtos e serviços farmacêuticos, realiazar consulta farmacêutica, preparar amostras, tomar decisões, participar na elaboração de políticas de medicamento, participar em comissões técnicas, embalar produtos, fracionar produtos, colher dados, elaborar projetos, participar do registro de produtos farmacêuticos, demonstrar habilidade técnico analítico, interagir com prescritor e equipe de saúde, coletar amostras, monitorar processos, validar produtos, processos, áreas e equipamentos, participar de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, demonstrar capacidade de organização, eleger método de análise, demonstrar destreza manual, demonstrar empatia, determinar descarte de produtos, gerenciar documentação, analisar resultados, realizar serviços de acupuntura, analisar indicadores de qualidade, notificar desvios de qualidade de produtos e serviços, demonstrar criatividade, adquirir matéria prima, materiais e equipamentos, participar da apuração de denúncias, avaliar conformidades de instalações físicas - certificar área, demonstrar credibilidade, perfurar lóbulo auricular, orientar no cumprimento das normas, efetuar análise crítica dos resultados, coordenar programas de assistência farmacêutica, trabalhar em equipe, coordenar centros de informação de medicamentos e toxicológicos, identificar reações adversas e interações medicamentosas, realizar pequenos curativos, avaliar prescrição, aferir parâmetros bioquímicos, avaliar conformidades de produtos e equipamentos, verificar temperatura corporal, demonstrar habilidade de comunicação, participar da promoção do uso racional de medicamento, trabalhar com biossegurança, emitir laudos, pareceres e relatórios, montar equipe, definir indicadores de qualidade, elaborar procedimento operacional padrão, desenvolver método analítico e bioanalítico, instituir normas de fiscalização, administrar estoques, realizar estudo de estabilidade do produto.