CBO 2238-10 - Fonoaudiólogo geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos fonoaudiólogos
O profissional no cargo de Fonoaudiólogo geral CBO 2238-10 presta atendimento em fonoaudiologia, atuando em recuperação e reabilitação na área de comunicação – que abrange, inclusive, voz e audição -, e promovendo o aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz Realiza consulta, analisa distúrbios com outros profissionais, define diagnóstico fonoaudiológico, estabelece plano terapêutico, executa tratamento, e prescreve alta fonoaudiológica de paciente.
Realiza atividades educacionais sobre prevenção de doenças, promoção de saúde coletiva e melhoria de qualidade de vida Pode dedicar-se à pesquisa de temas relacionados à comunicação Pode efetuar ações de gerenciamento de serviços de saúde.
Supervisiona equipes Mantém-se atualizado em sua área de atuação Atua com base em princípios de ética profissional.
Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2238-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de fonoaudiólogos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Fonoaudiólogo geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Fonoaudiólogos CBO 2238-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2238-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Fonoaudiólogos.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Fonoaudiólogo geral
O Fonoaudiólogo geral CBO 2238-10 presta atendimento em fonoaudiologia, atuando em consultórios, hospitais, creches, escolas, estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços, estabelecimentos da área cultural (como rádio, televisão e teatro), entre outros locais Reconhece a saúde como direito e atua de forma a garantir a integralidade da assistência prestada, por intermédio de ações e serviços preventivos e terapêuticos, individuais e coletivos.
Compreende determinantes sociais, culturais, econômicos, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais do processo saúde-doença-cuidado.
Realiza o acolhimento de paciente em consulta Faz anamnese.
Avalia problemas de linguagem (oral e escrita), fala, voz, audição, motricidade orofacial, entre outros distúrbios pertinentes ao campo fonoaudiológico Realiza exames, interpretando os resultados.
Avalia o impacto dos distúrbios na qualidade de vida de paciente.
Analisa o caso com outros profissionais – tais como fisioterapeutas, psicólogos e dentistas, priorizando a saúde integral de paciente Pode encaminhar paciente a outros profissionais, quando necessário.
Define diagnóstico fonoaudiológico e estabelece plano terapêutico.
Prepara material e seleciona procedimentos para tratar os distúrbios pertinentes ao campo fonoaudiológico em toda extensão e complexidade Estabelece critérios para a alta fonoaudiológica Presta esclarecimentos – em linguagem apropriada - sobre o processo terapêutico, dirime dúvidas e orienta paciente, seus familiares e seu cuidador.
Pode fazer visitas em domicílios, instituições e locais de trabalho de paciente Pode fazer atendimento e orientação a paciente de modo remoto Executa tratamento dos distúrbios identificados no campo fonoaudiológico, utilizando tecnologias e recursos terapêuticos.
Desenvolve procedimentos para reabilitar paciente com distúrbios de comunicação Avalia resultados do tratamento, acompanha evolução clínica e prescreve alta fonoaudiológica de paciente.
Registra, no prontuário - de papel (físico) ou eletrônico - de paciente, as informações relativas à consulta, ao diagnóstico fonoaudiológico, à prescrição da conduta fonoaudiológica, aos procedimentos realizados, à evolução do quadro, e ao encerramento do tratamento Registra, também, contatos com outros profissionais envolvidos no caso e condutas adotadas em conjunto Trabalha a potência, a emissão e o controle da voz de atores e outros profissionais da área cultural, avaliando os efeitos da intervenção fonoaudiológica realizada.
Pode atender paciente com dificuldades graves de comunicação (expressão e compreensão), utilizando a Comunicação Alternativa (CAA-Comunicação Ampliada e Alternativa ou CSA-Comunicação Suplementar e Alternativa), com recursos - gestos, sons, sinais, expressões faciais e corporais, pranchas alfabéticas e de palavras, computador com “software” específico, entre outros - para manifestação de desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos e de outros conteúdos no cotidiano Pode promover cursos de Comunicação Alternativa para pacientes com vulnerabilidade comunicativa, familiares, profissionais da área de saúde, educadores, entre outros Mantém-se atualizado na sua área de atuação, testando e incorporando inovações técnico-científicas no campo fonoaudiológico.
Planeja, organiza e executa atividades educacionais sobre prevenção de doenças, promoção de saúde coletiva e melhoria de qualidade de vida Pode realizar ações de gerenciamento de serviços de saúde, aplicando e administrando recursos Supervisiona o trabalho de equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.
Pode elaborar relatórios, material informativo e artigos Pode dedicar-se à pesquisa de temas relacionados à área de comunicação Participa nas discussões e nos debates interprofissionais para construção de programas e projetos de saúde voltados ao atendimento de indivíduo, família e grupos sociais, respeitando as diversidades socioculturais, históricas e regionais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2238-10 deve aplicar procedimentos fonoaudiológicos, exercer atividades técnico-científicas e administrativas, demonstrar competências pessoais, orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis, comunicar-se, avaliar pacientes e clientes, atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida, realizar tratamento fonoaudiológico, realizar diagnóstico fonoaudiológico.
Condições de trabalho dessas profissões
Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2238-10
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Atividades exercidas por um Fonoaudiólogo geral CBO 2238-10
Um Fonoaudiólogo geral (ou sinônimo) deve participar do desenvolvimento de projetos pedagógicos, planejar programas e campanhas de prevenção e promoção, acompanhar evolução clínica, analisar exames, analisar avaliações clínicas de outros profissionais, emitir atestados, demonstrar procedimentos e técnicas, participar da elaboração de políticas e programas de saúde coletiva, supervisionar profissionais, aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas, aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da voz, demonstrar capacidade de análise e síntese, estabelecer plano terapêutico, implementar programas de prevenção às deficiências, participar de programas institucionais, aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da linguagem oral, leitura e escrita, avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional, eleger procedimentos terapêuticos, tomar decisões, ministrar cursos e palestras, aplicar testes e provas, avaliar deglutição, explicar procedimentos e rotinas, elaborar material educativo e informativo, transmitir segurança, registrar dados em prontuário, informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção, demonstrar organização, elaborar manuais técnico-administrativos, avaliar desenvolvimento neuropsicomotor, demonstrar objetividade, tratar alterações da fala, dar devolutiva da avaliação, orientar hábitos de saúde, demonstrar iniciativa, trabalhar com biossegurança, divulgar trabalhos, levantar hipóteses diagnósticas, desenvolver habilidades auditivas, avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida, gerenciar programas e campanhas, organizar eventos técnico-científicos, habilitar sistema auditivo, estabelecer critérios de elegibilidade, avaliar postura corporal, apreciar trabalhos técnico-científicos, auditorar programas e serviços, participar na elaboração do diagnóstico situacional, detectar expectativas de pacientes e clientes, redigir artigos, capítulos e livros, definir indicadores de evolução do tratamento/ação, desenvolver metodologias e recursos tecnológicos, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, esclarecer prognóstico de tratamento, realizar exames complementares, caracterizar população-alvo, implementar programas de promoção da saúde, avaliar resultados do tratamento, analisar viabilidade dos procedimentos junto a população-alvo, estimular adesão e continuidade do tratamento, tratar alterações de linguagem oral, leitura e escrita, organizar publicações, estabelecer prognóstico, contornar situações adversas, gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros, estabelecer parâmetros de alta, solicitar laudos, relatórios, pareceres, visitar domicílios, instituições e locais de trabalho, discutir casos com outros profissionais, trabalhar em equipe, elaborar relatórios, orientar condutas terapêuticas, esclarecer dúvidas, supervisionar estágios, participar de comissões técnico-científicas, avaliar aspectos socioculturais e ambientais, orientar pesquisas, tratar distúrbios vocais, tratar alterações de fluência, planejar estratégias e atividades terapêuticas com grupos especiais - gestantes, neonatos, idosos, etc., planejar estratégias e atividades educativas, avaliar linguagem oral, leitura e escrita, realizar anamnese, realizar perícia, mediar reuniões clínicas, dar alta, coordenar serviços de saúde dos setores públicos e privados, preparar material terapêutico, elaborar laudos, demonstrar capacidade de adaptação, prestar consultoria ou assessoria, realizar pesquisas, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, avaliar voz, participar de programas e campanhas de prevenção e promoção, encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais, eleger instrumentos para avaliação, solicitar exames complementares, verificar a compreensão da orientação, demonstrar criatividade, tratar alterações das funções orofaciais, avaliar funções orofaciais, prescrever terapêutica, analisar resultados da avaliação fonoaudiológica, demonstrar dinamismo, avaliar fala, participar de diagnóstico interdisciplinar, demonstrar capacidade de observação, capacitar profissionais.