CBO 2238-10 - Fonoaudiólogo geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos fonoaudiólogos

O profissional no cargo de Fonoaudiólogo geral CBO 2238-10 presta atendimento em fonoaudiologia, atuando em recuperação e reabilitação na área de comunicação – que abrange, inclusive, voz e audição -, e promovendo o aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz Realiza consulta, analisa distúrbios com outros profissionais, define diagnóstico fonoaudiológico, estabelece plano terapêutico, executa tratamento, e prescreve alta fonoaudiológica de paciente.

Realiza atividades educacionais sobre prevenção de doenças, promoção de saúde coletiva e melhoria de qualidade de vida Pode dedicar-se à pesquisa de temas relacionados à comunicação Pode efetuar ações de gerenciamento de serviços de saúde.

Supervisiona equipes Mantém-se atualizado em sua área de atuação Atua com base em princípios de ética profissional.

Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental

CBO 2238-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de fonoaudiólogos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Fonoaudiólogo geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Fonoaudiólogos CBO 2238-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2238-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Fonoaudiólogos.
      • Profissionais das ciências biológicas, da saúde.

O que faz um Fonoaudiólogo geral

O Fonoaudiólogo geral CBO 2238-10 presta atendimento em fonoaudiologia, atuando em consultórios, hospitais, creches, escolas, estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços, estabelecimentos da área cultural (como rádio, televisão e teatro), entre outros locais Reconhece a saúde como direito e atua de forma a garantir a integralidade da assistência prestada, por intermédio de ações e serviços preventivos e terapêuticos, individuais e coletivos.

Compreende determinantes sociais, culturais, econômicos, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais do processo saúde-doença-cuidado.

Realiza o acolhimento de paciente em consulta Faz anamnese.

Avalia problemas de linguagem (oral e escrita), fala, voz, audição, motricidade orofacial, entre outros distúrbios pertinentes ao campo fonoaudiológico Realiza exames, interpretando os resultados.

Avalia o impacto dos distúrbios na qualidade de vida de paciente.

Analisa o caso com outros profissionais – tais como fisioterapeutas, psicólogos e dentistas, priorizando a saúde integral de paciente Pode encaminhar paciente a outros profissionais, quando necessário.

Define diagnóstico fonoaudiológico e estabelece plano terapêutico.

Prepara material e seleciona procedimentos para tratar os distúrbios pertinentes ao campo fonoaudiológico em toda extensão e complexidade Estabelece critérios para a alta fonoaudiológica Presta esclarecimentos – em linguagem apropriada - sobre o processo terapêutico, dirime dúvidas e orienta paciente, seus familiares e seu cuidador.

Pode fazer visitas em domicílios, instituições e locais de trabalho de paciente Pode fazer atendimento e orientação a paciente de modo remoto Executa tratamento dos distúrbios identificados no campo fonoaudiológico, utilizando tecnologias e recursos terapêuticos.

Desenvolve procedimentos para reabilitar paciente com distúrbios de comunicação Avalia resultados do tratamento, acompanha evolução clínica e prescreve alta fonoaudiológica de paciente.

Registra, no prontuário - de papel (físico) ou eletrônico - de paciente, as informações relativas à consulta, ao diagnóstico fonoaudiológico, à prescrição da conduta fonoaudiológica, aos procedimentos realizados, à evolução do quadro, e ao encerramento do tratamento Registra, também, contatos com outros profissionais envolvidos no caso e condutas adotadas em conjunto Trabalha a potência, a emissão e o controle da voz de atores e outros profissionais da área cultural, avaliando os efeitos da intervenção fonoaudiológica realizada.

Pode atender paciente com dificuldades graves de comunicação (expressão e compreensão), utilizando a Comunicação Alternativa (CAA-Comunicação Ampliada e Alternativa ou CSA-Comunicação Suplementar e Alternativa), com recursos - gestos, sons, sinais, expressões faciais e corporais, pranchas alfabéticas e de palavras, computador com “software” específico, entre outros - para manifestação de desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos e de outros conteúdos no cotidiano Pode promover cursos de Comunicação Alternativa para pacientes com vulnerabilidade comunicativa, familiares, profissionais da área de saúde, educadores, entre outros Mantém-se atualizado na sua área de atuação, testando e incorporando inovações técnico-científicas no campo fonoaudiológico.

Planeja, organiza e executa atividades educacionais sobre prevenção de doenças, promoção de saúde coletiva e melhoria de qualidade de vida Pode realizar ações de gerenciamento de serviços de saúde, aplicando e administrando recursos Supervisiona o trabalho de equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.

Pode elaborar relatórios, material informativo e artigos Pode dedicar-se à pesquisa de temas relacionados à área de comunicação Participa nas discussões e nos debates interprofissionais para construção de programas e projetos de saúde voltados ao atendimento de indivíduo, família e grupos sociais, respeitando as diversidades socioculturais, históricas e regionais.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2238-10 deve avaliar pacientes e clientes, demonstrar competências pessoais, aplicar procedimentos fonoaudiológicos, atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida, orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis, exercer atividades técnico-científicas e administrativas, realizar diagnóstico fonoaudiológico, comunicar-se, realizar tratamento fonoaudiológico.

Condições de trabalho dessas profissões

Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2238-10

Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.

Atividades exercidas por um Fonoaudiólogo geral CBO 2238-10

Um Fonoaudiólogo geral (ou sinônimo) deve avaliar resultados do tratamento, habilitar sistema auditivo, esclarecer dúvidas, ministrar cursos e palestras, avaliar funções orofaciais, tratar alterações da fala, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, analisar viabilidade dos procedimentos junto a população-alvo, aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da voz, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, visitar domicílios, instituições e locais de trabalho, organizar publicações, aplicar testes e provas, redigir artigos, capítulos e livros, tratar alterações das funções orofaciais, explicar procedimentos e rotinas, elaborar relatórios, implementar programas de promoção da saúde, demonstrar dinamismo, avaliar linguagem oral, leitura e escrita, supervisionar estágios, demonstrar criatividade, analisar avaliações clínicas de outros profissionais, realizar pesquisas, demonstrar capacidade de adaptação, detectar expectativas de pacientes e clientes, participar de programas institucionais, estimular adesão e continuidade do tratamento, gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros, orientar condutas terapêuticas, avaliar postura corporal, registrar dados em prontuário, estabelecer plano terapêutico, mediar reuniões clínicas, implementar programas de prevenção às deficiências, avaliar aspectos socioculturais e ambientais, esclarecer prognóstico de tratamento, informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção, estabelecer critérios de elegibilidade, elaborar laudos, tratar alterações de linguagem oral, leitura e escrita, discutir casos com outros profissionais, avaliar fala, solicitar exames complementares, avaliar deglutição, demonstrar objetividade, trabalhar em equipe, trabalhar com biossegurança, emitir atestados, orientar hábitos de saúde, coordenar serviços de saúde dos setores públicos e privados, demonstrar iniciativa, prestar consultoria ou assessoria, preparar material terapêutico, planejar estratégias e atividades terapêuticas com grupos especiais - gestantes, neonatos, idosos, etc., analisar exames, estabelecer parâmetros de alta, levantar hipóteses diagnósticas, avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional, orientar pesquisas, eleger instrumentos para avaliação, avaliar voz, organizar eventos técnico-científicos, capacitar profissionais, participar de comissões técnico-científicas, analisar resultados da avaliação fonoaudiológica, desenvolver habilidades auditivas, encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais, tomar decisões, tratar alterações de fluência, participar de programas e campanhas de prevenção e promoção, definir indicadores de evolução do tratamento/ação, aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da linguagem oral, leitura e escrita, demonstrar organização, dar devolutiva da avaliação, supervisionar profissionais, demonstrar procedimentos e técnicas, transmitir segurança, demonstrar capacidade de observação, planejar programas e campanhas de prevenção e promoção, auditorar programas e serviços, apreciar trabalhos técnico-científicos, elaborar manuais técnico-administrativos, prescrever terapêutica, participar de diagnóstico interdisciplinar, solicitar laudos, relatórios, pareceres, realizar anamnese, eleger procedimentos terapêuticos, participar do desenvolvimento de projetos pedagógicos, contornar situações adversas, caracterizar população-alvo, realizar perícia, divulgar trabalhos, estabelecer prognóstico, desenvolver metodologias e recursos tecnológicos, elaborar material educativo e informativo, demonstrar capacidade de análise e síntese, verificar a compreensão da orientação, participar na elaboração do diagnóstico situacional, avaliar desenvolvimento neuropsicomotor, gerenciar programas e campanhas, dar alta, tratar distúrbios vocais, planejar estratégias e atividades educativas, aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas, realizar exames complementares, acompanhar evolução clínica, participar da elaboração de políticas e programas de saúde coletiva, avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida.

Cargos e salários CBO 2238-10 - Fonoaudiólogos

Salário Fonoaudiólogo Geral Campinas

Fonoaudiólogo Geral: Campinas, SP

O profissional no cargo de Fonoaudiólogo Geral CBO 2238-10 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 4.860 e 8.466 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 143 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2238-10.
Salário Fonoaudiólogo Geral Canoas

Fonoaudiólogo Geral: Canoas, RS

O profissional no cargo de Fonoaudiólogo Geral CBO 2238-10 trabalhando em Canoas - RS, ganha entre 3.719 e 6.909 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 22 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2238-10.