CBO 2238-20 - Fonoaudiólogo em audiologia - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos fonoaudiólogos
O profissional no cargo de Fonoaudiólogo em audiologia CBO 2238-20 presta atendimento em audiologia - clínica, infantil, ocupacional ou em outras áreas -, atuando na análise e na avaliação de problemas relacionados à captação, à percepção e à interpretação de sons e tratando dos distúrbios de comunicação oriundos do sistema auditivo Realiza avaliação audiológica, fazendo anamnese, medindo e caracterizando a perda auditiva, analisando distúrbios com outros profissionais, definindo diagnóstico audiológico, estabelecendo tratamento, avaliando evolução, e adaptando próteses para uso do paciente.
Pode coordenar serviços de saúde Pode supervisionar equipes Mantém-se atualizado na sua área de atuação.
Atua em programas educacionais Participa em pesquisas na área Atua com base em princípios de ética profissional.
Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2238-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de fonoaudiólogos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Fonoaudiólogo em audiologia, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Fonoaudiólogos CBO 2238-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2238-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Fonoaudiólogos.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Fonoaudiólogo em audiologia
O Fonoaudiólogo em audiologia CBO 2238-20 presta atendimento em audiologia, atuando em clínicas – onde atende pessoas de todas as idades (do nascimento à velhice) e com diferentes patologias (tanto congênitas quanto adquiridas), em empresas e em outros contextos de trabalho Prepara-se para realizar consulta, calibrando e ajustando o equipamento a ser utilizado, para fazer a medição de sinais de forma fidedigna durante a avaliação audiológica.
Prepara o ambiente – como cabinas (móveis ou fixas) ou salas tratadas acusticamente -, onde os testes audiológicos são realizados, usando como referência os níveis máximos de ruído ambiental permitidos para a execução de testes.
Seleciona a metodologia de avaliação audiológica a ser utilizada em criança, levando em consideração sua idade e seu nível de desenvolvimento Seleciona a classificação a ser utilizada em adultos.
Para atender paciente com dificuldades graves de comunicação (expressão e compreensão), pode utilizar Comunicação Alternativa (CAA-Comunicação Ampliada e Alternativa ou CSA-Comunicação Suplementar e Alternativa) Realiza o acolhimento de paciente em consulta.
Faz anamnese.
Verifica o tipo da perda auditiva (como perda auditiva condutiva, sensório-neural ou mista), a configuração (ascendente, horizontal, descendente acentuada, entre outras), e o grau (tais como leve, moderado, severo ou profundo) Analisa se ambas as orelhas apresentam perda auditiva (bilateral) ou apenas uma delas (unilateral).
Utiliza a técnica da logoaudiometria para avaliar a habilidade de paciente detectar e reconhecer a fala.
Na avaliação audiológica infantil, detalha análise da qualidade da fala, tipo e possível grau da perda auditiva, descrição do comportamento e da qualidade da interação da criança com o avaliador, entre outros dados qualitativos e quantitativos Analisa o caso com outros profissionais, tais como médicos, psicólogos e educadores Pode encaminhar paciente a outros profissionais da saúde, quando necessário.
Define diagnóstico audiológico Estabelece o tratamento, indicando exercícios e outras terapias Faz ajustes e adaptação de próteses para uso do paciente.
Promove a reabilitação auditiva, proporcionando o restabelecimento das funções que estão prejudicadas Pode permitir o auxílio na aquisição da fala e da linguagem, principalmente em crianças que apresentam atraso em decorrência de déficit auditivo.
Avalia resultados do tratamento, monitorando o progresso do paciente e observando, de forma contínua, a audição Atua com audiometria ocupacional, realizando atividades como testes audiométricos admissionais e avaliação de possíveis déficits oriundos de atividades laborais Para a análise dos resultados da audiometria ocupacional, considera normas e legislação trabalhista vigente, que define as diretrizes e os parâmetros mínimos para avaliação e acompanhamento da audição em trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados.
Orienta pacientes, familiares, professores e empregadores em estratégias de comunicação - para maximizar a comunicação receptiva eficaz - e em técnicas usadas para melhorar a audição e a comunicação Registra, no prontuário de paciente, as informações relativas à anamnese, diagnóstico audiológico e etapas de tratamento Pode coordenar serviços de saúde.
Pode supervisionar equipes, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento Mantém-se atualizado na sua área de atuação, avaliando novos métodos e novas tecnologias de tratamento de distúrbios auditivos ou de equilíbrio Atua em programas educacionais de prevenção de problemas auditivos e de promoção de qualidade de vida, transmitindo informações de interesse do público, como poluição sonora, uso correto de fones de ouvido, entre outras.
Participa ou conduz pesquisas sobre tópicos de audição ou equilíbrio Divulga descobertas para ajudar no desenvolvimento de procedimentos, tecnologias ou tratamentos na área audiológica.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2238-20 deve orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis, demonstrar competências pessoais, avaliar pacientes e clientes, exercer atividades técnico-científicas e administrativas, aplicar procedimentos fonoaudiológicos, atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida, realizar tratamento fonoaudiológico, realizar diagnóstico fonoaudiológico, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2238-20
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Atividades exercidas por um Fonoaudiólogo em audiologia CBO 2238-20
Um Fonoaudiólogo em audiologia (ou sinônimo) deve demonstrar iniciativa, orientar condutas terapêuticas, avaliar sistema vestibular, solicitar exames complementares, demonstrar objetividade, demonstrar capacidade de análise e síntese, demonstrar organização, explicar procedimentos e rotinas, mediar reuniões clínicas, indicar tecnologia assistiva, realizar anamnese, realizar exames/avaliações pré, peri e pós-operatórios, avaliar resultados do tratamento, analisar avaliações clínicas de outros profissionais, desenvolver metodologias e recursos tecnológicos, elaborar laudos, eleger procedimentos terapêuticos, participar de programas institucionais, avaliar postura corporal, prestar consultoria ou assessoria, adaptar órteses e próteses, esclarecer prognóstico de tratamento, aplicar testes e provas, supervisionar profissionais, estabelecer prognóstico, preparar material terapêutico, esclarecer dúvidas, demonstrar procedimentos e técnicas, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, estabelecer parâmetros de alta, participar de comissões técnico-científicas, tomar decisões, supervisionar estágios, avaliar habilidades cognitivas, realizar pesquisas, orientar hábitos de saúde, elaborar relatórios, trabalhar com biossegurança, realizar perícia, elaborar material educativo e informativo, orientar procedimentos ergonômicos, solicitar laudos, relatórios, pareceres, avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional, estabelecer critérios de elegibilidade, eleger instrumentos para avaliação, organizar publicações, demonstrar capacidade de observação, participar de diagnóstico interdisciplinar, acompanhar evolução clínica, dar devolutiva da avaliação, avaliar processamento auditivo, caracterizar população-alvo, visitar domicílios, instituições e locais de trabalho, discutir casos com outros profissionais, transmitir segurança, divulgar trabalhos, desenvolver habilidades auditivas, levantar hipóteses diagnósticas, detectar expectativas de pacientes e clientes, estabelecer plano terapêutico, reabilitar sistema vestibular, ministrar cursos e palestras, capacitar para o uso de órteses, próteses e adaptações, elaborar manuais técnico-administrativos, estimular adesão e continuidade do tratamento, verificar a compreensão da orientação, demonstrar criatividade, avaliar órteses, próteses e adaptações, dar alta, prescrever terapêutica, redigir artigos, capítulos e livros, aplicar procedimentos em ambientes específicos - uti, ps, etc, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, organizar eventos técnico-científicos, definir indicadores de evolução do tratamento/ação, prescrever órteses, próteses e adaptações, contornar situações adversas, registrar dados em prontuário, apreciar trabalhos técnico-científicos, avaliar funcionalidade de órteses, próteses e adaptações, trabalhar em equipe, encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais, habilitar sistema auditivo, adaptar tecnologia assistiva, introduzir formas alternativas de comunicação, avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida, emitir atestados, analisar exames, demonstrar dinamismo, realizar exames complementares, analisar resultados da avaliação fonoaudiológica, gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros, analisar viabilidade dos procedimentos junto a população-alvo, informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção, orientar pesquisas, auditorar programas e serviços, avaliar sistema auditivo, capacitar profissionais, aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas, avaliar aspectos socioculturais e ambientais, demonstrar capacidade de adaptação.