CBO 2238-40 - Fonoaudiólogo em saúde coletiva - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos fonoaudiólogos
O profissional no cargo de Fonoaudiólogo em saúde coletiva CBO 2238-40 presta atendimento em fonoaudiologia no campo da saúde coletiva, integrando equipe multiprofissional que caracteriza as necessidades de grupo social e lhe presta atendimento, de acordo com as diretrizes das linhas de cuidado a bebês, crianças e adolescentes – inclusive em saúde escolar, adultos – incluindo trabalhador, e idosos Atua de forma articulada com outros profissionais, adotando o conceito de saúde-doença, a fim de obter possíveis razões para surgimento e cura de enfermidades.
Pode atuar em planejamento de políticas públicas de gestão em saúde Promove ações educacionais e campanhas Pode dedicar-se à pesquisa.
Supervisiona equipes Mantém-se atualizado em sua área de atuação Atua com base em princípios de ética profissional.
Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2238-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de fonoaudiólogos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Fonoaudiólogo em saúde coletiva, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Fonoaudiólogos CBO 2238-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2238-40
- Profissionais das ciências e das artes.
- Fonoaudiólogos.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Fonoaudiólogo em saúde coletiva
O Fonoaudiólogo em saúde coletiva CBO 2238-40 participa do processo de mapeamento da área de atuação da equipe de saúde, realizando diagnósticos de famílias e indivíduos do grupo social e verificando as questões fonoaudiológicas de maior incidência Examina os elementos sanitários, assistenciais, ambientais, geopolíticos e socioculturais da realidade local.
Organiza o ambulatório de atendimento fonoaudiológico, verificando a disponibilidade de materiais e selecionando equipamentos e instrumentos.
Requisita os recursos faltantes Testa equipamentos e instrumentos, solicitando serviços de manutenção, quando necessário.
Atua nos âmbitos de Atenção Básica, Atenção Especializada e Alta Complexidade Acompanha o pré e o pós-natal de bebês saudáveis, de risco e com problemas, por meio do apoio ao aleitamento materno e ao desenvolvimento das habilidades de alimentação e comunicação.
Faz exames, como a Triagem Auditiva Neonatal.
Promove a atenção às pessoas com doenças crônicas, executando diversas ações, tais como diagnóstico, prevenção de agravos, redução de danos, e cuidados paliativos Realiza avaliação e reabilitação fonoaudiológica em casos de urgência e emergência - como Acidente Vascular Cerebral (AVC), distrofias musculares, entre outros, - para minimizar complicações clínicas, tais como pneumonias, desnutrição e alterações de comunicação decorrentes de quadros neurológicos.
Executa avaliação e reabilitação fonoaudiológica em pessoas com deficiência auditiva, visual, intelectual ou motora, diminuindo os agravos em todos os ciclos de vida.
Registra, no prontuário de paciente, as informações relativas à consulta, ao diagnóstico fonoaudiológico, à prescrição da conduta fonoaudiológica, aos procedimentos realizados, à evolução do quadro, e ao encerramento do tratamento Registra, também, contatos com outros profissionais envolvidos no caso e condutas adotadas em conjunto Utiliza metodologia de avaliação dos padrões de qualidade do atendimento e monitora o impacto das ações fonoaudiológicas no contexto coletivo.
Pode atender paciente com dificuldades graves de comunicação (expressão e compreensão), utilizando a Comunicação Alternativa (CAA-Comunicação Ampliada e Alternativa ou CSA-Comunicação Suplementar e Alternativa), com recursos - gestos, sons, expressões faciais e corporais, computador com “software” específico, entre outros - para manifestação de desejos, opiniões, posicionamentos e de outros conteúdos no cotidiano Pode promover cursos de Comunicação Alternativa para pessoas com vulnerabilidade comunicativa, familiares, profissionais da área de saúde, educadores, entre outros No caso da deficiência auditiva/surdez, analisa a possibilidade de uso de recursos tecnológicos para a reabilitação da função auditiva.
Numa outra vertente – socioantropológica, compartilha informações com profissionais de ciências humanas sobre o reconhecimento da cultura surda - manifestada na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), nos hábitos, nos modos de socialização e de funcionamento cognitivo, e em outras especificidades -, que dão origem a uma identidade própria Incentiva a interação social entre pessoas com deficiência auditiva/surdez e ouvintes que usam a língua de sinais.
Mantém-se atualizado na sua área de atuação, analisando e testando inovações no campo fonoaudiológico Supervisiona o trabalho de equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento Pode dedicar-se à pesquisa de temas relacionados à área de comunicação em grupo social.
Pode atuar em planejamento de políticas públicas em saúde, inserindo os principais campos de atuação do fonoaudiólogo nos diferentes níveis de atenção à saúde Realiza ações educacionais e campanhas sobre prevenção de doenças, promoção de saúde coletiva e melhoria de qualidade de vida em grupo social Participa nas discussões e nos debates interprofissionais para construção de programas e projetos de saúde, respeitando as diversidades socioculturais e históricas.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2238-40 deve avaliar pacientes e clientes, exercer atividades técnico-científicas e administrativas, orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis, comunicar-se, atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida, aplicar procedimentos fonoaudiológicos, realizar diagnóstico fonoaudiológico, demonstrar competências pessoais, realizar tratamento fonoaudiológico.
Condições de trabalho dessas profissões
Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2238-40
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Atividades exercidas por um Fonoaudiólogo em saúde coletiva CBO 2238-40
Um Fonoaudiólogo em saúde coletiva (ou sinônimo) deve planejar estratégias e atividades educativas, emitir atestados, avaliar resultados do tratamento, organizar publicações, estabelecer plano terapêutico, planejar estratégias e atividades terapêuticas com grupos especiais - gestantes, neonatos, idosos, etc., apreciar trabalhos técnico-científicos, definir indicadores de evolução do tratamento/ação, discutir casos com outros profissionais, demonstrar capacidade de observação, estabelecer critérios de elegibilidade, gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros, analisar viabilidade dos procedimentos junto a população-alvo, transmitir segurança, levantar hipóteses diagnósticas, eleger procedimentos terapêuticos, encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais, registrar dados em prontuário, realizar perícia, gerenciar programas e campanhas, eleger instrumentos para avaliação, aplicar testes e provas, trabalhar com biossegurança, estimular adesão e continuidade do tratamento, dar alta, ministrar cursos e palestras, participar de programas e campanhas de prevenção e promoção, implementar programas de prevenção às deficiências, explicar procedimentos e rotinas, demonstrar dinamismo, participar na elaboração do diagnóstico situacional, participar de programas institucionais, auditorar programas e serviços, participar de diagnóstico interdisciplinar, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de análise e síntese, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, preparar material terapêutico, organizar eventos técnico-científicos, redigir artigos, capítulos e livros, supervisionar estágios, analisar resultados da avaliação fonoaudiológica, elaborar material educativo e informativo, solicitar laudos, relatórios, pareceres, avaliar desenvolvimento neuropsicomotor, mediar reuniões clínicas, aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas, informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção, avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida, estabelecer parâmetros de alta, verificar a compreensão da orientação, demonstrar iniciativa, avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional, analisar exames, realizar anamnese, analisar avaliações clínicas de outros profissionais, avaliar postura corporal, elaborar laudos, elaborar relatórios, caracterizar população-alvo, orientar condutas terapêuticas, contornar situações adversas, divulgar trabalhos, esclarecer dúvidas, visitar domicílios, instituições e locais de trabalho, demonstrar organização, prescrever terapêutica, participar de comissões técnico-científicas, implementar programas de promoção da saúde, realizar pesquisas, esclarecer prognóstico de tratamento, orientar hábitos de saúde, participar da elaboração de políticas e programas de saúde coletiva, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, desenvolver metodologias e recursos tecnológicos, avaliar aspectos socioculturais e ambientais, coordenar serviços de saúde dos setores públicos e privados, estabelecer prognóstico, tomar decisões, acompanhar evolução clínica, demonstrar procedimentos e técnicas, prestar consultoria ou assessoria, orientar pesquisas, demonstrar objetividade, planejar programas e campanhas de prevenção e promoção, aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da voz, supervisionar profissionais, solicitar exames complementares, detectar expectativas de pacientes e clientes, capacitar profissionais, dar devolutiva da avaliação, demonstrar capacidade de adaptação, elaborar manuais técnico-administrativos.