CBO 2239-05 - Terapeuta ocupacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas
O profissional no cargo de Terapeuta ocupacional CBO 2239-05 realiza assistência terapêutica ocupacional em unidades de saúde, consultórios e clínicas, levantando dificuldades temporárias ou permanentes de pacientes para realização de atividades da vida diária – como autocuidado, lazer, entre outras, analisando condições físicas ou mentais (saúde) e restrições criadas pelo ambiente (físico, social, atitudinal e cultural) para estabelecer causas das limitações, elaborando diagnóstico, executando tratamento, e avaliando resultados Presta assistência terapêutica ocupacional no contexto de atenção domiciliar, no contexto escolar e no contexto do trabalho.
Realiza programas educacionais Supervisiona equipe Mantém-se atualizado em sua área de atuação.
Atua com base em princípios de ética profissional Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2239-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Terapeuta ocupacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas CBO 2239-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2239-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Terapeuta ocupacional
O Terapeuta ocupacional CBO 2239-05 planeja o atendimento de pessoas, de todas as faixas etárias, com alguma limitação ou incapacidade para realizar Atividades Básicas da Vida Diária (ABVD) – como autocuidado (higiene, alimentação e vestuário) - e Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD) - tais como preparo de refeições, gerenciamento de finanças e criação de filhos – que exigem interações mais complexas Organiza o ambiente em instituição – como hospital, ambulatório, consultório, clínica de reabilitação, centro de geriatria, ou outra – para efetuar o atendimento.
Realiza o acolhimento de paciente em consulta, estabelecendo vínculo mediante escuta qualificada.
Efetua anamnese, obtendo histórico das limitações que necessitam de intervenção Verifica se as limitações são causadas por distúrbios genéticos, traumáticos ou doenças adquiridas.
Observa pontos fortes no desempenho de paciente que possam ser estimulados para compensar os pontos fracos Faz diagnóstico, definindo o tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, motoras, afetivas, perceptivas ou psicossociais.
Pode receber de médico, que lhe encaminhou paciente, uma síntese do problema detectado - como tipo e duração da doença ou lesão – e os resultados esperados da terapia ocupacional.
Pode solicitar e realizar interconsulta, para discutir o diagnóstico e o plano de tratamento com outros profissionais da área de saúde Executa o tratamento de acordo com a limitação identificada.
Pode estimular brincadeiras que desenvolvem habilidades motoras, sensoriais e neurológicas da criança, de acordo com sua idade.
Pode desenvolver dinâmicas com o objetivo de despertar a autoestima de paciente jovem Pode criar ou selecionar equipamentos, dispositivos ou outros recursos para pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social Prepara familiares e cuidadores para atendimento às necessidades de paciente durante e após o tratamento.
Avalia a evolução de paciente Registra os procedimentos adotados e os resultados alcançados Atua no contexto escolar em todas as modalidades, etapas e níveis de ensino, identificando demandas e intervindo para que estudantes tenham capacidade de realizar suas atividades nos espaços de aprendizagem e de interação escolar.
Colabora para a redução da evasão escolar Participa em equipe do serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), para implantação de recursos de tecnologia assistiva e comunicação alternativa e discussões sobre adaptações necessárias no processo de inclusão.
Contribui para a redução do “bullying” Participa dos processos de formação continuada de toda comunidade educativa Presta assistência terapêutica ocupacional em contextos de atenção domiciliar, visitando pacientes, familiares e outras pessoas que necessitam de atendimento, a fim de propor alterações em rotinas e em leiaute, mobiliários e equipamentos, para facilitar a realização das Atividades da Vida Diária e Atividades Instrumentais da Vida Diária.
Atua no contexto de trabalho, para realizar ações em benefício da saúde do trabalhador Promove ações de prevenção, tratamento e reabilitação de doenças e acidentes de trabalho Realiza ou solicita a confecção de recursos de tecnologia assistiva e desenvolve treinamento para uso de equipamentos e dispositivos, para promover a acessibilidade do trabalhador.
Efetua análise de local de trabalho, avaliação ergonômica e levantamento de fatores de risco ocupacional Propõe modificações e adaptações do ambiente de trabalho, para aumentar a segurança na execução das atividades Supervisiona o trabalho de equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.
Desenvolve pesquisas em terapia ocupacional e organiza eventos técnico-científicos Participa de programas educacionais para promoção da saúde Mantém-se atualizado na sua área de atuação, analisando novos processos de cuidado e novas tecnologias na terapia ocupacional.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2239-05 deve avaliar funções e atividades, orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis, realizar intervenções/tratamento, realizar diagnósticos, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, executar atividades técnico-científicas e administrativas, analisar condições dos pacientes,clientes, ambientes e comunidades.
Condições de trabalho dessas profissões
Terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas trabalham nas áreas de saúde, educação e serviços sociais, predominantemente em caráter liberal, no caso dos ortoptistas, e com vínculo empregatício, no caso dos terapeutas ocupacionais, na maior parte do tempo, em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas, indústrias, dentre outros, em horários
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2239-05
Para o exercício dessas ocupações é exigido curso superior em uma das áreas: terapia ocupacional ou ortóptica, com registros nos conselhos profissionais pertinentes.
Atividades exercidas por um Terapeuta ocupacional CBO 2239-05
Um Terapeuta ocupacional (ou sinônimo) deve aplicar tecnologias de medição sócio-ocupacional, esclarecer dúvidas, ensinar formas alternativas de comunicação, confeccionar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, prescrever atividades, demonstrar objetividade, promover campanhas educativas, coordenar atividades terapêuticas ocupacionais em grupo, avaliar condições para o desempenho ocupacional- trabalho, laser, brincar, escola e ócio, elaborar laudos e pareceres, mapear território, avaliar funções do corpo, acompanhar evolução terapêutica, adaptar postura, avaliar ambientes físicos e/ou educacionais e terapêuticos, avaliar impacto do adoecimento e da institucionalização, explicar procedimentos e rotinas, elaborar manuais técnico-administrativos e projetos, visitar domicílios, escolas, postos de trabalho, instituições e comunidades, avaliar percepção espacial, temporal e psicomotora, avaliar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, realizar pesquisas, estimular percepção táctil-cinestésica e músculo-esquelético, avaliar funções psicossociais, avaliar funções manuais, avaliar sensibilidade, mediar reuniões, sugerir exames complementares, avaliar funcionalidade da visão residual, estimular desenvolvimento neuro-sensorio-motor e percepto-cognitivo, estabelecer metodologia de trabalho, demonstrar iniciativa, demonstrar procedimentos e técnicas, divulgar trabalhos, acompanhar clientes em atividades do cotidiano, transmitir segurança, elaborar protocolo de avaliação de tratamento, demonstrar dinamismo, avaliar funções neuro-musculo-esqueléticas, adaptar atividades, demonstrar empatia, desenvolver órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, analisar condicões socioeconômicas, etno-culturais e educacionais, realizar avaliação ergonômica, demonstrar capacidade de escuta e interlocução, avaliar aspectos afetivos, emocionais e sociais, demonstrar acuidade auditiva, estimular adesão e continuidade do tratamento, coordenar serviços de cultura, de assistência social e de direitos humanos, organizar eventos técnico-científicos, aplicar estratégias para reabilitação psicossocial, lidar com público, supervisionar profissionais, estagiários e equipes de apoio, participar de diagnósticos interdisciplinares diferenciais, avaliar desenvolvimento neuropsicomotor, demonstrar capacidade de consciência corporal, demonstrar capacidade motora fina, coordenar serviços de saúde e educação, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, avaliar integração sensorial, analisar resultados das avaliações, demonstrar liderança, efetuar anamnese, lidar com enlutamento, avaliar habilidades e padrões motores, ministrar cursos e palestras, organizar cotidiano de clientes, aplicar terapias assistidas por animais, avaliar atividades instrumentais de vida diária - a.i.v.d., realizar consultoria e assessoria, elaborar processo de alta, eleger procedimentos de intervenções/tratamento, ensinar procedimentos de orientação/mobilidade - dependente/semi-independente/independente, demonstrar capacidade de diálogo tônico com o outro, avaliar coordenação óculo manual e pedal, registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes, auditorar programas e serviços, realizar escuta qualificada - acolhimento, avaliar funções sensório-motoras e percepto-cognitivas, reeducar postura, tomar decisões, trabalhar em equipe, estabelecer critérios de elegibilidade, analisar critérios de elegibilidade, avaliar aspectos cinésiofuncionais, avaliar atividades de vida diária - a.v.d., demonstrar perseverança, realizar procedimentos de habilitação e de reabilitação, contornar situações adversas, demonstrar capacidade de análise e síntese, estimular habilidades sociais, analisar exames complementares, lidar com estresse, avaliar condições dolorosas, estabelecer plano terapêutico ocupacional, realizar perícia, administrar recursos humanos, materiais e financeiros, orientar técnicas ergonômicas, transmitir instruções a equipe multidisciplinar, estimular percepção espacial e viso-motora, avaliar atividades sócio-ocupacionais, analisar avaliações de profissionais, prescrever órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, participar de programas de prevenção, promoção de saúde/qualidade vida, adaptar órteses, analisar atividades humanas, preparar ambiente terapêutico, ensinar técnicas de autonomia em atividade de vida diária - a.v.d. e atividades instrumentais de vida diária - a.i.v.d., realizar diagnóstico sócio-ocupacional, elaborar trabalhos científicos, participar do desenvolvimento de equipamentos de engenharia de reabilitação, estabelecer capacidade de atendimento, adaptar próteses, adaptações e produtos assistivos, treinar paciente na utilização de órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, interagir com outros profissionais, criar métodos de trabalho, avaliar funções psíquicas, dar devolutiva da avaliação e conduta terapêutica, capacitar profissionais, ensinar técnicas de independência em a.v.d. e a.i.v.d., avaliar distúrbios/transtornos/dificuldades de aprendizagem, implementar ações para prevenção e promoção da saúde, avaliar motricidade geral - postura, marcha, equilíbrio, elaborar relatórios, analisar laudos e pareceres, demonstrar capacidade de observação, verificar compreensão da orientação, identificar redes de suporte social, encaminhar cliente a profissionais e entidades, demonstrar acuidade visual e estereoscópica, estabelecer parâmetros de alta.