CBO 2239-05 - Terapeuta ocupacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas
O profissional no cargo de Terapeuta ocupacional CBO 2239-05 realiza assistência terapêutica ocupacional em unidades de saúde, consultórios e clínicas, levantando dificuldades temporárias ou permanentes de pacientes para realização de atividades da vida diária – como autocuidado, lazer, entre outras, analisando condições físicas ou mentais (saúde) e restrições criadas pelo ambiente (físico, social, atitudinal e cultural) para estabelecer causas das limitações, elaborando diagnóstico, executando tratamento, e avaliando resultados Presta assistência terapêutica ocupacional no contexto de atenção domiciliar, no contexto escolar e no contexto do trabalho.
Realiza programas educacionais Supervisiona equipe Mantém-se atualizado em sua área de atuação.
Atua com base em princípios de ética profissional Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2239-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Terapeuta ocupacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas CBO 2239-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2239-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Terapeuta ocupacional
O Terapeuta ocupacional CBO 2239-05 planeja o atendimento de pessoas, de todas as faixas etárias, com alguma limitação ou incapacidade para realizar Atividades Básicas da Vida Diária (ABVD) – como autocuidado (higiene, alimentação e vestuário) - e Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD) - tais como preparo de refeições, gerenciamento de finanças e criação de filhos – que exigem interações mais complexas Organiza o ambiente em instituição – como hospital, ambulatório, consultório, clínica de reabilitação, centro de geriatria, ou outra – para efetuar o atendimento.
Realiza o acolhimento de paciente em consulta, estabelecendo vínculo mediante escuta qualificada.
Efetua anamnese, obtendo histórico das limitações que necessitam de intervenção Verifica se as limitações são causadas por distúrbios genéticos, traumáticos ou doenças adquiridas.
Observa pontos fortes no desempenho de paciente que possam ser estimulados para compensar os pontos fracos Faz diagnóstico, definindo o tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, motoras, afetivas, perceptivas ou psicossociais.
Pode receber de médico, que lhe encaminhou paciente, uma síntese do problema detectado - como tipo e duração da doença ou lesão – e os resultados esperados da terapia ocupacional.
Pode solicitar e realizar interconsulta, para discutir o diagnóstico e o plano de tratamento com outros profissionais da área de saúde Executa o tratamento de acordo com a limitação identificada.
Pode estimular brincadeiras que desenvolvem habilidades motoras, sensoriais e neurológicas da criança, de acordo com sua idade.
Pode desenvolver dinâmicas com o objetivo de despertar a autoestima de paciente jovem Pode criar ou selecionar equipamentos, dispositivos ou outros recursos para pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social Prepara familiares e cuidadores para atendimento às necessidades de paciente durante e após o tratamento.
Avalia a evolução de paciente Registra os procedimentos adotados e os resultados alcançados Atua no contexto escolar em todas as modalidades, etapas e níveis de ensino, identificando demandas e intervindo para que estudantes tenham capacidade de realizar suas atividades nos espaços de aprendizagem e de interação escolar.
Colabora para a redução da evasão escolar Participa em equipe do serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), para implantação de recursos de tecnologia assistiva e comunicação alternativa e discussões sobre adaptações necessárias no processo de inclusão.
Contribui para a redução do “bullying” Participa dos processos de formação continuada de toda comunidade educativa Presta assistência terapêutica ocupacional em contextos de atenção domiciliar, visitando pacientes, familiares e outras pessoas que necessitam de atendimento, a fim de propor alterações em rotinas e em leiaute, mobiliários e equipamentos, para facilitar a realização das Atividades da Vida Diária e Atividades Instrumentais da Vida Diária.
Atua no contexto de trabalho, para realizar ações em benefício da saúde do trabalhador Promove ações de prevenção, tratamento e reabilitação de doenças e acidentes de trabalho Realiza ou solicita a confecção de recursos de tecnologia assistiva e desenvolve treinamento para uso de equipamentos e dispositivos, para promover a acessibilidade do trabalhador.
Efetua análise de local de trabalho, avaliação ergonômica e levantamento de fatores de risco ocupacional Propõe modificações e adaptações do ambiente de trabalho, para aumentar a segurança na execução das atividades Supervisiona o trabalho de equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.
Desenvolve pesquisas em terapia ocupacional e organiza eventos técnico-científicos Participa de programas educacionais para promoção da saúde Mantém-se atualizado na sua área de atuação, analisando novos processos de cuidado e novas tecnologias na terapia ocupacional.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2239-05 deve realizar diagnósticos, demonstrar competências pessoais, executar atividades técnico-científicas e administrativas, comunicar-se, avaliar funções e atividades, realizar intervenções/tratamento, analisar condições dos pacientes,clientes, ambientes e comunidades, orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis.
Condições de trabalho dessas profissões
Terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas trabalham nas áreas de saúde, educação e serviços sociais, predominantemente em caráter liberal, no caso dos ortoptistas, e com vínculo empregatício, no caso dos terapeutas ocupacionais, na maior parte do tempo, em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas, indústrias, dentre outros, em horários
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2239-05
Para o exercício dessas ocupações é exigido curso superior em uma das áreas: terapia ocupacional ou ortóptica, com registros nos conselhos profissionais pertinentes.
Atividades exercidas por um Terapeuta ocupacional CBO 2239-05
Um Terapeuta ocupacional (ou sinônimo) deve realizar pesquisas, avaliar atividades de vida diária - a.v.d., avaliar integração sensorial, coordenar serviços de saúde e educação, avaliar condições para o desempenho ocupacional- trabalho, laser, brincar, escola e ócio, realizar diagnóstico sócio-ocupacional, avaliar aspectos afetivos, emocionais e sociais, ensinar técnicas de independência em a.v.d. e a.i.v.d., avaliar habilidades e padrões motores, capacitar profissionais, estabelecer parâmetros de alta, avaliar funções sensório-motoras e percepto-cognitivas, estabelecer plano terapêutico ocupacional, avaliar funções neuro-musculo-esqueléticas, dar devolutiva da avaliação e conduta terapêutica, coordenar serviços de cultura, de assistência social e de direitos humanos, ensinar procedimentos de orientação/mobilidade - dependente/semi-independente/independente, demonstrar capacidade motora fina, acompanhar clientes em atividades do cotidiano, demonstrar capacidade de observação, estimular percepção táctil-cinestésica e músculo-esquelético, realizar procedimentos de habilitação e de reabilitação, desenvolver órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, elaborar protocolo de avaliação de tratamento, avaliar desenvolvimento neuropsicomotor, estimular desenvolvimento neuro-sensorio-motor e percepto-cognitivo, demonstrar iniciativa, adaptar órteses, elaborar processo de alta, aplicar estratégias para reabilitação psicossocial, avaliar distúrbios/transtornos/dificuldades de aprendizagem, demonstrar dinamismo, preparar ambiente terapêutico, divulgar trabalhos, elaborar manuais técnico-administrativos e projetos, lidar com público, adaptar atividades, realizar avaliação ergonômica, avaliar funções psicossociais, analisar condicões socioeconômicas, etno-culturais e educacionais, adaptar postura, ministrar cursos e palestras, criar métodos de trabalho, explicar procedimentos e rotinas, demonstrar capacidade de diálogo tônico com o outro, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, prescrever órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, organizar cotidiano de clientes, estabelecer metodologia de trabalho, avaliar ambientes físicos e/ou educacionais e terapêuticos, auditorar programas e serviços, avaliar condições dolorosas, avaliar atividades instrumentais de vida diária - a.i.v.d., avaliar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, transmitir instruções a equipe multidisciplinar, demonstrar acuidade visual e estereoscópica, aplicar terapias assistidas por animais, avaliar aspectos cinésiofuncionais, avaliar coordenação óculo manual e pedal, demonstrar acuidade auditiva, elaborar laudos e pareceres, verificar compreensão da orientação, interagir com outros profissionais, confeccionar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, contornar situações adversas, lidar com enlutamento, demonstrar empatia, reeducar postura, elaborar trabalhos científicos, efetuar anamnese, demonstrar capacidade de escuta e interlocução, analisar resultados das avaliações, coordenar atividades terapêuticas ocupacionais em grupo, visitar domicílios, escolas, postos de trabalho, instituições e comunidades, lidar com estresse, estimular habilidades sociais, encaminhar cliente a profissionais e entidades, estimular adesão e continuidade do tratamento, analisar atividades humanas, avaliar funcionalidade da visão residual, esclarecer dúvidas, mediar reuniões, transmitir segurança, prescrever atividades, eleger procedimentos de intervenções/tratamento, realizar consultoria e assessoria, avaliar percepção espacial, temporal e psicomotora, aplicar tecnologias de medição sócio-ocupacional, treinar paciente na utilização de órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, identificar redes de suporte social, adaptar próteses, adaptações e produtos assistivos, trabalhar em equipe, participar de diagnósticos interdisciplinares diferenciais, supervisionar profissionais, estagiários e equipes de apoio, participar do desenvolvimento de equipamentos de engenharia de reabilitação, demonstrar capacidade de consciência corporal, demonstrar capacidade de análise e síntese, implementar ações para prevenção e promoção da saúde, demonstrar criatividade, demonstrar objetividade, avaliar funções do corpo, realizar perícia, demonstrar perseverança, administrar recursos humanos, materiais e financeiros, participar de programas de prevenção, promoção de saúde/qualidade vida, registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes, avaliar atividades sócio-ocupacionais, estabelecer critérios de elegibilidade, acompanhar evolução terapêutica, promover campanhas educativas, analisar critérios de elegibilidade, estimular percepção espacial e viso-motora, mapear território, demonstrar procedimentos e técnicas, avaliar impacto do adoecimento e da institucionalização, ensinar técnicas de autonomia em atividade de vida diária - a.v.d. e atividades instrumentais de vida diária - a.i.v.d., orientar técnicas ergonômicas, sugerir exames complementares, avaliar motricidade geral - postura, marcha, equilíbrio, analisar exames complementares, realizar escuta qualificada - acolhimento, tomar decisões, analisar avaliações de profissionais, avaliar funções psíquicas, demonstrar liderança, organizar eventos técnico-científicos, elaborar relatórios, ensinar formas alternativas de comunicação, estabelecer capacidade de atendimento, analisar laudos e pareceres, avaliar sensibilidade, avaliar funções manuais.