CBO 2241-15 - Preparador de atleta - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da educação física
O profissional no cargo de Preparador de atleta CBO 2241-15 Desenvolve treinos técnico e tático de atletas e equipes esportivas, das diferentes modalidades individuais e coletivas, incluindo os denominados esportes de aventura, considerando as dimensões psicológicas, intelectuais e morais Identifica necessidades dos atletas e planeja ações de intervenção, avaliando seu potencial e definindo testes físicos.
Consulta prontuários e relatórios dos atletas e desenvolve qualidades físicas e motoras Corrige erros táticos e técnicos e aplica testes funcionais, definindo treinamento baseado em dados das avaliações Promove intervenção nos processos competitivos, avaliando o comportamento do atleta.
Coordena atividade física e esportiva, organizando e integrando comissões Participa de reuniões e ministra cursos e palestras Exerce função pautada em preceitos éticos, de saúde e segurança e biossegurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2241-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da educação física que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Preparador de atleta, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da educação física CBO 2241-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2241-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais da educação física.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Preparador de atleta
O Preparador de atleta CBO 2241-15 desenvolve treinos técnico e tático de atletas e equipes esportivas, das diferentes modalidades individuais e coletivas, incluindo os denominados esportes de aventura, considerando as dimensões psicológicas, intelectuais e morais como parte integrante dos processos de treinamento Identifica necessidades de intervenção profissional, cadastrando e classificando atletas segundo características e dados biossociais.
Coleta informações sobre aspectos técnicos e físicos e seleciona atletas e praticantes, identificando aptidões e indicando atletas para contratação.
Planeja ações de intervenção profissional, programa treinamento e determina filosofia e métodos de trabalho, além dos meios e processos das atividades Fixa objetivos e metas, define testes e analisa dados físicos e técnicos dos atletas.
Analisa os resultados da aplicação do planejamento Define indicações e contraindicações para a realização da prática esportiva considerando fatores de risco e necessidades individuais e coletivas, na modalidade objeto da sua especialidade profissional, bem como prescreve, aplica e dirige programas e sessões de treinos específicos.
Consulta prontuários e relatórios, faz demonstração dos exercícios e promove adaptações às condições e necessidades dos atletas.
Desenvolve capacidades cognitivas e qualidades físicas e motoras Aplica testes funcionais e define treinamento com base nas avaliações realizadas, promovendo sua implementação.
Desenvolve qualidades técnicas e táticas e corrige erros.
Presta orientações sobre regras da modalidade e das normas de competição nacional e internacional, contemplando aspectos disciplinares, táticos, técnicos, comportamentais, sociais, morais e éticos Implementa treinamento, aplica exercícios corretivos de natureza técnico-tática e atividades recreativas visando ao desenvolvimento do atleta em amplos aspectos Coleta dados estatísticos, analisa as condições de competição e treina atletas para objetivos fixados, avaliando seu comportamento.
Organiza e integra comissão técnica, desempenha papel de interlocução e promove eventos, comunicando a data e o local aos atletas e providenciando transporte, alimentação e hospedagem Verifica a documentação do atleta perante as entidades de administração esportiva Agenda horário e define local para ministrar as atividades, verificando o material necessário para o seu desenvolvimento.
Participa de reuniões, ministra cursos e palestras e apoia a elaboração de materiais didáticos Elabora manuais técnicos, normas de orientação e de treinamento na modalidade objeto de sua especialidade profissional.
Pode participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição, de planejamento e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação não escolar, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros Exerce função pautada nos princípios de respeito à vida, à dignidade, à integridade e aos direitos do indivíduo, de responsabilidade social, de valorização da identidade profissional no campo das atividades físicas, esportivas e similares e de saúde e segurança e biossegurança no trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2241-15 deve coordenar atividade física e esportiva, desenvolver treinamento, identificar necessidades de intervenção profissional, planejar ações de intervenção profissional, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, intervir nos processos competitivos, orientar atividade física / práticas corporais e exercício físico.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais da educação física os profissionais prestam serviços no campo dos exercícios físicos com objetivos educacionais, de saúde e de desempenho esportivo. Podem trabalhar em academias e escolas de esporte, clubes e hotéis, clínicas médicas e fisioterápicas, em atendimentos domiciliares, em órgãos da administração pública direta etc, como empregados com carteira ou como autônomos. Desenvolvem seu trabalho de forma individual, nos mais variados ambientes, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, p.ex.,em posições desconfortáveis por período prolongado, sob pressão, sujeitos a mudanças climáticas e intempéries.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2241-15
O exercício das ocupações da família requer formação superior em educação física, com registro no Conselho Regional de Educação Física. No mercado de trabalho, cresce o número de profissionais portadores de cursos de especialização e pós-graduação. O exercício pleno das atividades varia conforme a ocupação, entre um e quatro anos.
Atividades exercidas por um Preparador de atleta CBO 2241-15
Um Preparador de atleta (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de escuta, demonstrar capacidade de inovação, participar de reuniões, indicar atletas para contratação, determinar os meios e processos das atividades, comunicar a data e o local dos eventos aos interessados, cadastrar beneficiários/usuários, demonstrar capacidade de organização, demonstrar criatividade, avaliar o potencial dos beneficiários, selecionar o atleta e o praticante, marcar horário e local das atividades, desempenhar papel de interlocutor, implementar treinamento técnico, tático e físico, desenvolver qualidades técnicas e táticas, integrar os membros da comissão, definir testes físicos, promover eventos, desenvolver capacidades cognitivas, analisar as condições de competição, organizar comissão técnica, aplicar testes funcionais, analisar dados físicos e técnicos dos beneficiários/usuários, utilizar gestos e sinais, fixar objetivos e metas, orientar aspectos comportamentais, sociais, morais e éticos, demonstrar controle emocional, coletar dados técnicos e físicos, coletar dados estátisticos da competição, orientar sobre as regras desportivas, controlar o material necessário para o desenvolvimento das atividades, ministrar cursos e palestras, treinar atletas para objetivos fixados, classificar os beneficiários/usuários segundo características e dados bio-sociais, trabalhar em equipe, determinar filosofia e métodos de trabalho, demonstrar capacidade de empatia, demonstrar capacidade de liderança, verificar o local das atividades, desenvolver treinamento com dados das avaliações realizadas, consultar prontuários/relatórios dos beneficiários/usuários, avaliar os resultados da aplicação do planejamento, aplicar atividades recreativas de desenvolvimento técnico, tático e físico, identificar talentos, demonstrar o exercício a ser realizado, programar treinamento e atividades, orientar aspectos disciplinares, táticos e técnicos, aplicar exercícios corretivos de natureza técnico e tática, participar da elaboração de material didático, avaliar o comportamento dos atletas na competição, desenvolver qualidades físicas e motoras, corrigir erros táticos e técnicos, verificar a documentação do atleta perante as entidades de administração esportiva, demonstrar capacidade de estabelecer prioridades, programar transporte, alimentação e hospedagem, adaptar os exercícios às condições e necessidades dos beneficiários/usuários, demonstrar capacidade de motivação.