CBO 2251-10 - Médico alergista e imunologista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos médicos clínicos
O profissional no cargo de Médico alergista e imunologista CBO 2251-10 realiza diagnóstico e tratamento de reações alérgicas – tais como asma alérgica, dermatite, rinite alérgica, alergia alimentar e alergia a medicamentos - e de outras doenças relacionadas ao sistema imunológico, atendendo pacientes em consultórios, clínicas e hospitais Atua em equipe multidisciplinar para discutir doenças diagnosticadas em pacientes.
Pode trabalhar nas indústrias farmacêutica e biotecnológica Pode participar em projetos de pesquisa para produção de vacinas Difunde informações para prevenção de doenças.
Pode atuar em laboratórios de centros de pesquisa Mantém-se atualizado em sua área de atuação Supervisiona equipes.
Atua com base em princípios de ética profissional Cumpre procedimentos, normas técnicas, normas higiênico-sanitárias e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2251-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de médicos clínicos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Médico alergista e imunologista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Médicos clínicos CBO 2251-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2251-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Médicos clínicos.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Médico alergista e imunologista
O Médico alergista e imunologista CBO 2251-10 planeja o atendimento de paciente em consultório ou clínica médica Orienta a execução de assepsia dos instrumentos de trabalho e do ambiente.
Identifica, no agendamento de consultas, pacientes encaminhados por médicos - generalistas ou de outras especialidades -, verificando as informações recebidas em cada caso.
Recepciona paciente e, se for o caso, acompanhante, na consulta Faz anamnese, levantando dados pessoais (tais como idade, peso e tipo de trabalho), queixa principal (descrição da razão da consulta, principais sinais e sintomas – tais como coriza constante, tosse frequente, inchaço no lábio ou nos olhos, coceira na pele ou sensação de falta de ar -, tempo de ocorrência, e outros dados), histórico familiar (principalmente casos de alergia e de consanguinidade), e história pessoal (hábitos de vida - como lugares frequentados e tipos de alimentação, presença de animais de estimação, uso de medicamentos, e outros dados relevantes).
Executa exame físico e solicita a execução de exames e testes, tais como exames de sangue, testes genéticos, teste de função imunitária, teste de alergia (como o teste de Prick) e teste de provocação oral (para investigar alergias alimentares) Interpreta os resultados de exames e testes.
Pode solicitar e fazer interconsulta, para discutir diagnóstico e elaborar plano de tratamento.
Realiza diagnóstico de paciente Analisa a substância responsável pela reação alérgica - normalmente de tipos respiratória, cutânea (pele), ocular e alimentar – e identifica a doença a tratar, como asma alérgica, rinite alérgica, alergia alimentar, dermatite, alergia a medicamentos ou outra.
Faz diagnóstico, também, de imunodeficiências primárias (genéticas ou hereditárias) - que deixa paciente mais susceptível a diversas doenças, como sinusite, otite e pneumonia – ou imunodeficiências secundárias (adquiridas), decorrentes de diabetes, desnutrição, tratamento com quimioterapia, entre outras causas.
Realiza o diagnóstico inicial de doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide Informa para paciente e/ou acompanhante sobre a doença, suas implicações e o tratamento Executa o tratamento, conforme tipo de doença alérgica ou imunológica diagnosticada, acompanhando a evolução do plano terapêutico de paciente.
Pode encaminhar paciente para médico de outra especialidade - como pediatra, reumatologista, dermatologista, otorrinolaringologista, entre outros, informando o diagnóstico inicial realizado, para implementação de tratamento Registra procedimentos executados conforme normas preestabelecidas, utilizando “software” específico para a área médica Emite atestados, laudos, relatórios e declarações.
Atua em hospitais, avaliando pacientes para estabelecer diagnóstico Planeja e implementa o tratamento.
Monitora estado de saúde de pacientes hospitalizados Atua em equipe multidisciplinar, para analisar diagnóstico e discutir o tratamento mais eficaz para pacientes Pode trabalhar nas indústrias farmacêutica e biotecnológica, participando em estudos e no desenvolvimento de novos produtos e novas terapias médicas.
Supervisiona equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento Mantém-se atualizado em sua área de atuação, analisando novas técnicas diagnósticas, novas vacinas, entre outros avanços Participa em projetos de pesquisa para produção de vacinas e melhoramento das já existentes.
Divulga os resultados de pesquisas em fóruns científicos e em artigos publicados em periódicos especializados Difunde informações para prevenção de doenças alérgicas e para promoção de processos de vacinação Pode atuar nos laboratórios de centros de pesquisas, em diferentes áreas de estudo, tais como autoimunidade, imunometabolismo, imunoparasitologia, imunogenética, imunobiologia de vetores, inflamações, imunodeficiências primárias e secundárias, alergia, e neuroimunomodulação.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2251-10 deve coordenar programas e serviços em saúde, demonstrar competências pessoais, implementar ações de promoção da saúde, tratar pacientes e clientes, realizar consulta e atendimento médico, difundir conhecimentos médicos, efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas, elaborar documentos médicos.
Condições de trabalho dessas profissões
Médicos clínicos os cargos dessa família CBO exercem suas funções em setores cujas atividades referem-se a saúde e serviços sociais, ensino, pesquisa e desenvolvimento. De modo geral atuam por conta própria, na condição de autônomos, sem supervisão permanente. Organizam- se individualmente e em equipe de trabalho, desenvolvendo as atividades em ambientes fechados, em horários de trabalho irregulares. Exceção feita profissionais que atuam no Programa de Estratégia de Saúde da Família, onde exercem suas funções como empregados, com supervisão ocasional e cumprem carga horária semanal prevista em Portaria específica. Podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e, devido à natureza e nível de responsabilidade próprio da função, podem estar sujeitos a estresse constante. Em algumas ocupações os profissionais podem estar sujeitos a ação de materiais tóxicos, químicos, radioativos e biológicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2251-10
Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação superior em Medicina, credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM). O exercício pleno das funções se dá após o período de um a dois anos de experiência profissional e de três a quatro anos para o médico antroposófico. Para o exercício da função no Programa de Estratégia de Saúde da Família não é necessário experiência anterior.
Atividades exercidas por um Médico alergista e imunologista CBO 2251-10
Um Médico alergista e imunologista (ou sinônimo) deve rastrear doenças prevalentes, montar escala de serviços, solicitar interconsultas, realizar exame físico, organizar cursos de educação continuada, gerenciar recursos financeiros, avaliar atos médicos, preencher formulários de notificação compulsória, demonstrar ações médicas, formular quesitos periciais, praticar intervenções clínicas, levantar hipóteses diagnósticas, desenvolver equipamentos, demonstrar capacidade de tomar decisões, prestar consultorias e assessorias, supervisionar atos médicos, efetuar necropsias, demonstrar rapidez de percepção, prescrever imunização, emitir atestados, redigir trabalhos científicos, realizar exames complementares, supervisionar equipe de saúde, vistoriar equipamentos e instalações, examinar documentos médicos, guardar órgaõs e tecidos, executar tratamento com agentes químicos, realizar atendimentos de urgência e emergência, cultivar órgãos e tecidos, interpretar dados de exame clínico e exames complementares, fiscalizar treinamento médico, realizar visitas hospitalares, emitir receitas, emitir laudos, executar transplantes de órgãos e tecidos, prestar depoimentos, preparar material didático, realizar anamnese, diagnosticar estado de saúde de pacientes e clientes, administrar situações de urgência e emergência, realizar atendimento em consultório, realizar propedêutica instrumental, demonstrar capacidade de lidar com situações adversas, estabelecer plano de ações em saúde, promover ações de controle de vetores e zoonoses, encaminhar usuários a outros profissionais, implementar medidas de saúde ambiental, ministrar tratamentos preventivos, indicar necessidade de internação, realizar visitas domiciliares, desenvolver procedimentos, promover atividades educativas, implantar órteses e próteses, demonstrar capacidade de adequar linguagem, executar tratamento com agentes físicos, assistir parto, organizar encontros científicos, executar terapêutica genética, demonstrar capacidade de efetuar atendimento humanizado, monitorar estado de saúde de pacientes hospitalizados, demonstrar imparcialidade de julgamento, praticar procedimentos intervencionais, participar de diretorias de associações, entidades de classe e conselhos de saúde, estabelecer prognóstico, emitir pareceres, demonstrar tolerância, executar tratamento com agentes biológicos, despachar expediente, demonstrar capacidade de interpretar linguagem verbal e não-verbal, especificar insumos, solicitar exames complementares, participar de encontros, congressos e demais eventos científicos, demonstrar altruísmo, demonstrar capacidade de preservar sigilo médico, praticar psicoterapia, divulgar informações em mídia, demonstrar capacidade de atenção seletiva, preparar projetos de pesquisa, demonstrar empatia, arquivar documentos, emitir declarações, elaborar relatórios, desenvolver pesquisas em medicina, prescrever medidas higiênico-dietéticas, selecionar equipe de trabalho, implementar medidas de segurança e proteção do trabalhador, acompanhar plano terapêutico do usuário, elaborar prontuários, implementar medidas de biossegurança, selecionar pacientes em situações específicas, constituir comissões médico-hospitalares, elaborar material informativo e normativo, ministrar aulas, prescrever tratamento, planejar tratamento de clientes e pacientes, elaborar procedimentos operacionais padrão, distribuir tarefas, descrever ações médicas, discutir diagnóstico, prognóstico e tratamento com pacientes, clientes, responsáveis e familiares, reabilitar pacientes e clientes - condições biopsicossociais, avaliar conhecimento de especialistas, indicar tratamento, demonstrar capacidade de acolhimento, demonstrar capacidade de saber ouvir, responder quesitos periciais, elaborar documentos de imagem, colher depoimentos, promover campanhas de saúde, receitar drogas, medicamentos , fitoterápicos e antroposóficos, elaborar protocolos de condutas médicas, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, supervisionar propedêutica instrumental, vistoriar ambientes de trabalho, realizar diagnóstico de saúde da comunidade, retirar órgãos e tecidos, auxiliar normatização de atividades médicas, demonstrar capacidade de liderança.