CBO 2251-40 - Médico do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos médicos clínicos
O profissional no cargo de Médico do trabalho CBO 2251-40 realiza prevenção de doenças ocupacionais e promove a recuperação da saúde integral de trabalhadores Executa levantamentos para identificar fatores de risco à saúde dos trabalhadores, no ambiente de trabalho.
Utiliza abordagem de epidemiologia social para levantar fatores sociais que podem causar problemas de saúde Avalia a saúde de trabalhadores, estabelecendo o nexo causal entre os transtornos de saúde e as atividades de trabalho Atua no Sistema Único de Saúde (SUS).
Supervisiona equipes Pode participar em perícias judiciais ou previdenciárias Elabora documentos técnicos.
Mantém-se atualizado na sua área de atuação Desenvolve atividades educacionais Atua com base em princípios de ética profissional.
Cumpre legislação, normas técnicas, normas higiênico-sanitárias e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2251-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de médicos clínicos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Médico do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Médicos clínicos CBO 2251-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2251-40
- Profissionais das ciências e das artes.
- Médicos clínicos.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Médico do trabalho
O Médico do trabalho CBO 2251-40 planeja ações de proteção da saúde de trabalhadores em relação aos riscos ocupacionais, coordenando levantamentos periódicos das condições de trabalho Examina as características do ambiente de trabalho e os detalhes das atividades realizadas pelos trabalhadores, a fim de identificar fatores que podem causar o aparecimento de doenças ocupacionais.
Avalia impactos das mudanças em tecnologia e organização do trabalho.
Analisa - junto com engenheiro de segurança do trabalho, especialistas em gestão dos processos, entre outros profissionais - alterações em leiautes, em processos e organização do trabalho, e em outros fatores, para eliminar (ou, se não for possível, minimizar) os riscos existentes Participa na elaboração de relatório com propostas de adequação do ambiente e do trabalho, para aprovação de gestores.
Utiliza abordagem de epidemiologia social para estabelecer prováveis determinantes sociais de problemas de saúde de trabalhadores Estuda interações sociais em diferentes setores de trabalho, para identificar conflitos, rivalidade e outros tipos de relação que podem afetar o bem-estar.
Com base nos resultados, analisa com supervisores formas de diminuir os problemas constatados nas equipes de trabalho.
Avalia a saúde de trabalhadores, que desempenham atividades em diferentes fases do processo de produção ou de prestação de serviço Faz anamnese ocupacional e executa exame físico e mental do trabalhador.
Formula hipótese diagnóstica de que a causa dos problemas detectados de saúde esteja relacionada ao trabalho.
Requisita exames complementares, como os laboratoriais e de imagem Interpreta os resultados dos exames Estabelece o nexo causal entre os transtornos de saúde e as atividades do trabalhador, considerando os dados levantados na avaliação da saúde, a história clínica e ocupacional atual e pregressa, a identificação de riscos no estudo do local de trabalho, e outras informações técnicas levantadas na literatura científica e nas pesquisas feitas sobre atividade laboral similar.
Presta apoio ao trabalhador para recuperar e preservar a sua saúde Pode fornecer atestados e pareceres para o trabalhador sempre que necessário, considerando que o repouso, o acesso a terapias e o afastamento da exposição nociva fazem parte do tratamento Pode propor a alocação do trabalhador em atividades compatíveis com seu atual estado de saúde, orientando-o, bem como ao empregador ou à chefia imediata, em relação ao processo de adaptação ao trabalho.
Pode prestar apoio às ações de reabilitação profissional Presta orientações aos trabalhadores com deficiência e com doenças crônico-degenerativas, promovendo sua inclusão no trabalho e participando do seu processo de adaptação.
Elabora o prontuário médico do trabalhador, seguindo normas preestabelecidas Realiza estudos, avaliando periodicamente a eficácia das medidas de prevenção adotadas em relação às doenças ocupacionais e aos acidentes de trabalho Atua no Sistema Único de Saúde (SUS), executando ações de assistência em saúde do trabalhador no âmbito da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, em especial no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.
Pode atuar em perícias judiciais ou previdenciárias Supervisiona equipes, avaliando seu desempenho e realizando programas de qualificação para aperfeiçoamento contínuo das ações Elabora documentos técnicos, como laudos e pareceres.
Colabora na emissão de notificações de agravos relacionados ao trabalho, de acordo com as normas pertinentes Desenvolve atividades educacionais, planejando e implantando programas relacionados à prevenção de acidentes de trabalho, à proteção contra doenças ocupacionais, e à promoção de saúde Mantém-se atualizado na sua área de atuação, analisando novas estratégias adotadas em medicina do trabalho.
Atua em equipe interdisciplinar de saúde do trabalho no assessoramento técnico a gestores em matérias de saúde, de segurança, de ergonomia e de higiene no trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2251-40 deve tratar pacientes e clientes, demonstrar competências pessoais, implementar ações de promoção da saúde, elaborar documentos médicos, coordenar programas e serviços em saúde, difundir conhecimentos médicos, realizar consulta e atendimento médico, efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas.
Condições de trabalho dessas profissões
Médicos clínicos os cargos dessa família CBO exercem suas funções em setores cujas atividades referem-se a saúde e serviços sociais, ensino, pesquisa e desenvolvimento. De modo geral atuam por conta própria, na condição de autônomos, sem supervisão permanente. Organizam- se individualmente e em equipe de trabalho, desenvolvendo as atividades em ambientes fechados, em horários de trabalho irregulares. Exceção feita profissionais que atuam no Programa de Estratégia de Saúde da Família, onde exercem suas funções como empregados, com supervisão ocasional e cumprem carga horária semanal prevista em Portaria específica. Podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e, devido à natureza e nível de responsabilidade próprio da função, podem estar sujeitos a estresse constante. Em algumas ocupações os profissionais podem estar sujeitos a ação de materiais tóxicos, químicos, radioativos e biológicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2251-40
Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação superior em Medicina, credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM). O exercício pleno das funções se dá após o período de um a dois anos de experiência profissional e de três a quatro anos para o médico antroposófico. Para o exercício da função no Programa de Estratégia de Saúde da Família não é necessário experiência anterior.
Atividades exercidas por um Médico do trabalho CBO 2251-40
Um Médico do trabalho (ou sinônimo) deve estabelecer prognóstico, responder quesitos periciais, executar tratamento com agentes químicos, prescrever imunização, realizar anamnese, prescrever medidas higiênico-dietéticas, desenvolver pesquisas em medicina, elaborar procedimentos operacionais padrão, implementar medidas de segurança e proteção do trabalhador, demonstrar capacidade de lidar com situações adversas, guardar órgaõs e tecidos, executar tratamento com agentes físicos, organizar cursos de educação continuada, diagnosticar estado de saúde de pacientes e clientes, realizar visitas hospitalares, emitir declarações, realizar propedêutica instrumental, demonstrar capacidade de liderança, preparar projetos de pesquisa, demonstrar empatia, implementar medidas de biossegurança, estabelecer plano de ações em saúde, organizar encontros científicos, selecionar equipe de trabalho, prescrever tratamento, administrar situações de urgência e emergência, auxiliar normatização de atividades médicas, promover atividades educativas, praticar intervenções clínicas, cultivar órgãos e tecidos, rastrear doenças prevalentes, demonstrar capacidade de saber ouvir, prestar consultorias e assessorias, redigir trabalhos científicos, constituir comissões médico-hospitalares, planejar tratamento de clientes e pacientes, levantar hipóteses diagnósticas, solicitar interconsultas, praticar procedimentos intervencionais, participar de diretorias de associações, entidades de classe e conselhos de saúde, interpretar dados de exame clínico e exames complementares, demonstrar rapidez de percepção, realizar exames complementares, selecionar pacientes em situações específicas, avaliar atos médicos, promover campanhas de saúde, desenvolver equipamentos, executar tratamento com agentes biológicos, vistoriar equipamentos e instalações, realizar diagnóstico de saúde da comunidade, demonstrar imparcialidade de julgamento, demonstrar capacidade de adequar linguagem, formular quesitos periciais, vistoriar ambientes de trabalho, supervisionar atos médicos, ministrar aulas, realizar exame físico, demonstrar ações médicas, montar escala de serviços, demonstrar capacidade de efetuar atendimento humanizado, emitir pareceres, retirar órgãos e tecidos, elaborar documentos de imagem, arquivar documentos, avaliar conhecimento de especialistas, encaminhar usuários a outros profissionais, fiscalizar treinamento médico, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar altruísmo, receitar drogas, medicamentos , fitoterápicos e antroposóficos, assistir parto, examinar documentos médicos, emitir laudos, acompanhar plano terapêutico do usuário, indicar necessidade de internação, demonstrar capacidade de atenção seletiva, ministrar tratamentos preventivos, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, colher depoimentos, elaborar material informativo e normativo, demonstrar capacidade de interpretar linguagem verbal e não-verbal, divulgar informações em mídia, executar transplantes de órgãos e tecidos, emitir receitas, efetuar necropsias, prestar depoimentos, solicitar exames complementares, reabilitar pacientes e clientes - condições biopsicossociais, demonstrar capacidade de acolhimento, despachar expediente, executar terapêutica genética, emitir atestados, elaborar protocolos de condutas médicas, realizar visitas domiciliares, praticar psicoterapia, realizar atendimentos de urgência e emergência, especificar insumos, discutir diagnóstico, prognóstico e tratamento com pacientes, clientes, responsáveis e familiares, implantar órteses e próteses, promover ações de controle de vetores e zoonoses, monitorar estado de saúde de pacientes hospitalizados, supervisionar propedêutica instrumental, distribuir tarefas, indicar tratamento, gerenciar recursos financeiros, participar de encontros, congressos e demais eventos científicos, demonstrar capacidade de preservar sigilo médico, implementar medidas de saúde ambiental, desenvolver procedimentos, realizar atendimento em consultório, supervisionar equipe de saúde, demonstrar tolerância, elaborar prontuários, preparar material didático, descrever ações médicas, preencher formulários de notificação compulsória.