CBO 2263-05 - Musicoterapeuta - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas
O profissional no cargo de Musicoterapeuta CBO 2263-05 realiza atividades em área de interconexão entre arte e saúde, promovendo musicoterapia para prevenção de doenças ou síndromes, reabilitação de pacientes, e melhoria da qualidade de vida durante processos de tratamento Faz anamnese e efetua avaliação musicoterápica, para elaborar diagnóstico.
Define e executa plano terapêutico Avalia resultados da terapia Pode atuar em práticas para humanização do atendimento hospitalar, principalmente em internação pediátrica, em oncologia e em pré e pós-operatório.
Pode coordenar programas e serviços em saúde pública Trabalha em equipe multiprofissional Mantém-se atualizado em sua área de atuação.
Efetua pesquisas Supervisiona equipes Atua com base em princípios de ética profissional.
Cumpre procedimentos, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2263-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Musicoterapeuta, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas CBO 2263-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2263-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Musicoterapeuta
O Musicoterapeuta CBO 2263-05 realiza planejamento de atividades terapêuticas, para atendimento aos pacientes de todas as faixas etárias, em diferentes locais, como consultórios, hospitais, instituições comunitárias, entre outros Escolhe e prepara ambiente e material terapêutico.
Define equipe de atendimento.
Estabelece prioridades no atendimento aos pacientes Recepciona paciente e, se for o caso, acompanhante.
Executa anamnese, fazendo perguntas para paciente e/ou para acompanhante (mãe, pai ou outra pessoa responsável) sobre história de vida, problemas de saúde, queixas (sintomas e preocupações), entre outros aspectos Faz avaliação musicoterápica específica de paciente, aplicando protocolos e instrumentos de avaliação de condições sensório-motoras cognitivas e emocionais, do processo produtivo-criativo, e de expressão ou receptividade sonoro-musical.
Verifica a relação de paciente com a música.
Estabelece diagnóstico, discutindo o caso com médicos ou outros profissionais de saúde, especialmente os que atendem ao mesmo paciente Define o plano terapêutico, selecionando técnicas e métodos musicoterapêuticos para promover reabilitação social, restabelecer funções motoras após Acidente Vascular Cerebral (AVC), contribuir na redução de dificuldades de aprendizado, atuar em tratamento de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), participar no tratamento de Transtorno do Espectro Autista (TEA), auxiliar na melhoria de qualidade de vida de paciente, ou outro objetivo da terapia.
Estabelece número, duração e frequência de sessões.
Define tipo de atendimento (individual ou em grupo) Presta esclarecimentos sobre diagnóstico, prognóstico e terapia para paciente e/ou seus familiares Seleciona instrumentos musicais simples, para facilitar a expressão e a comunicação, no caso de paciente que não tenha conhecimento musical.
Atua, normalmente, com musicoterapia ativa (ou interativa), em que faz as atividades junto com paciente, interagindo por meio dos elementos sonoros e musicais Dependendo do plano terapêutico, pode usar inúmeros recursos, tais como cantar, dançar, tocar instrumentos musicais, e ficar em silêncio (pausa) Eventualmente, pode usar a prática passiva, quando pacientes apenas recebem estímulos sonoros.
Aplica técnicas diversas, como RAS–Estimulação Auditiva Rítmica (Rhythmic Auditory Stimulation), que trabalha todos os membros de paciente, usando as batidas para marcar o ritmo, a fim de recuperar as funções cotidianas - como caminhar e pegar objetos - de forma harmoniosa e eficaz, RLIT–Técnica de Recordação de Informação por Letra de Canções (Recall of Lyric Information Technique), em atendimento para paciente com déficits cognitivos relacionados à retenção e ao armazenamento de informação na memória de curto prazo, TIMP–Prática Instrumental Terapêutica (Therapeutic Instrumental Music Playing), em que instrumentos musicais são utilizados para facilitar o exercício físico e estimular movimentos funcionais, entre outras Acompanha processo produtivo-criativo de paciente.
Avalia os resultados da terapia e elabora processo de alta Registra procedimentos realizados em prontuário de paciente Em hospitais, pode atuar ainda em práticas para humanização do atendimento, principalmente na internação pediátrica, na oncologia e em situações de pré e pós-operatório.
Atua em equipe, planejando e executando terapias de forma articulada com Médico Psiquiatra, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, entre outros profissionais Pode coordenar programas e serviços em saúde pública, principalmente os criados em decorrência da introdução da musicoterapia entre as Práticas Integrativas e Complementares proporcionadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) Supervisiona equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.
Mantém-se atualizado na sua área de atuação, analisando novas técnicas terapêuticas Efetua pesquisas na área de musicoterapia, divulgando resultados em congressos e em artigos publicados em periódicos especializados.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2263-05 deve executar atividades técnico-científicas e administrativas, realizar planejamento terapêutico, analisar evolução terapêutica, comunicar-se, realizar atendimento terapêutico, trabalhar com segurança, demonstrar competências pessoais, avaliar condições de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagentes t/interagente icantes, orientar clientes/pacientes/usuários/familiares/cuidadores/interagentes.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas os cargos dessa família CBO exercem suas funções em setores cujas atividades referem-se a saúde e serviços sociais, educação e desportiva. De modo geral atuam por conta própria, na condição de autônomos, de forma individual ou em grupos, sem supervisão permanente. Atuam em ambientes fechados no caso do Arteterapeuta, Musicoterapeuta, Naturólogo, e em ambientes abertos no caso do Equoterapeuta. Arteterapeuta, Musicoterapeuta e Equoterapeuta trabalham no período diurno. No caso dos Naturólogos os horários de trabalho são irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2263-05
Para o exercício da ocupação Musicoterapeuta, é exigida graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Arteterapeuta, é exigida formação superior em saúde, educação ou saúde além de pós- graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Equoterapeuta, é exigida formação superior em saúde ou em educação, além de, no mínimo, cursos de capacitação de 80(oitenta) horas e experiência de 1(um) ano em equoterapia e equitação. Para o exercício da ocupação Naturólogo é exigida graduação na área.
Atividades exercidas por um Musicoterapeuta CBO 2263-05
Um Musicoterapeuta (ou sinônimo) deve atuar em programas de educação, organizar eventos técnico-científicos, definir tipo de atendimento - individual ou em grupo, analisar produção sonoro-musical, prestar consultorias e assessorias, definir prioridades no atendimento, escolher ambiente terapêutico, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, demonstrar flexibilidade, demonstrar objetividade, sugerir exames complementares, analisar perfil da comunidade, orientar mudanças de hábitos e comportamentos, gerenciar recursos financeiros, estabelecer diagnóstico, demonstrar dinamismo, encaminhar pacientes/clientes/usuários/interagentes a outros profissionais, demonstrar organização, atuar em programas sociais, estabelecer diálogo sonoro-musical, realizar visitas domiciliares e a instituições, propor atividades, definir estratégias de atendimento terapêutico, estabelecer vínculo sonoro-musical, demonstrar empatia, definir equipe de atendimento, analisar envolvimento do indivíduo com processo terapêutico, analisar exames complementares, conferir condições dos materiais, demonstrar procedimentos e rotinas, estimular processo produtivo-criativo, implementar programas de prevenção e promoção da saúde, realizar pesquisas, mediar produção instrumental, vocal e corporal, elaborar processo de alta, estimular produção sonoro-musical, demontrar capacidade de liderança, estabelecer critérios de observação, preparar ambiente terapêutico, orientar atividades de vida diária, demonstrar escula acolhedora, contornar situações adversas, envolver familiares, cuidadores e educadores no processo terapêutico, realizar prognóstico, realizar devolutiva, coordenar serviços - saúde, educação, etc., estimular percepção e audição sonoro-musical, participar de reuniões com equipes multidisciplinares, identificar musicalidade de pacientes/clientes/usuários, adequar planejamento terapêutico, adequar material, organizar grupos terapêuticos, analisar evolução do processo criativo, estabelecer número, duração e frequência de sessões, supervisionar equipes técnicas - estagiários, outros profissionais, avaliar condições gerais de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagente, elaborar produções técnico-científicas, avaliar condições sensorio-motoras, cognitivas e emocionais, solicitar avaliação de outros profissionais, gerenciar recursos humanos, selecionar material terapêutico, demonstrar equilíbrio emocional, estabelecer vínculo, higienizar materiais, realizar avaliação do contexto sociocultural, produzir material informativo, estimular adesão e continuidade ao tratamento, realizar anamnese, aplicar instrumentos de avaliação, compartilhar informações com outros profissionais, estabelecer contrato terapêutico, realizar leitura musicoterapêutica, participar de eventos técnico-científicos, realizar sessões temáticas, estabelecer indicadores de resultados, demonstrar perseverança, demonstrar criatividade, ministrar cursos e palestras, emitir laudos e pareceres, estimular autonomia e independência, trabalhar em equipe, demonstrar raciocinio transdisciplinar, realizar estimulação multisensorial, registrar dados de atendimento, estabelecer plano terapêutico, elaborar projetos e programas, estabelecer critérios de alta, identificar indicações e contra-indicações relativas, observar desenvolvimento bio-psico-social, participar de diagnóstico diferencial, observar aspectos multidimensionais da saúde, adequar técnicas, acompanhar processo produtivo-criativo, avaliar expressões/receptividade sonoro-musicais, definir objetivos de atendimento terapêutico, utilizar protocolos de avaliação, verificar compreensão da orientação, informar riscos / limites inerentes ao tratamento, observar sinais de mudanças, demonstrar raciocínio clínico, demonstrar atenção difusa e focada, discutir casos com equipe multidisciplinar, analisar riscos do uso de material terapêutico, elaborar ficha terapêutica, coordenar projetos e programas, demonstrar domínio musical, implantar projetos e programas, selecionar métodos e técnicas musicoterapêuticos, analisar laudos e pareceres de outros profissionais, desenvolver novas tecnologias, esclarecer dúvidas, elaborar relatórios, analisar percepção sonoro-musical, realizar conservação de material arteterapêutico/musicoterapêutico.