CBO 2263-10 - Arteterapeuta - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas
O profissional no cargo de Arteterapeuta CBO 2263-10 realiza prática de arteterapia – integrada ou complementar ao atendimento em psiquiatria, terapia ocupacional, entre outras áreas da saúde -, para contribuir na recuperação da saúde mental, do bem-estar emocional e da interação social de paciente Aplica técnicas expressivas - como desenho, dança, entre outras -, nas atividades feitas individualmente ou em grupo.
Estabelece diagnóstico Define e executa plano terapêutico Analisa a evolução terapêutica de paciente.
Registra procedimentos realizados e elabora documentos Pode coordenar programas e serviços em saúde pública Trabalha em equipe multiprofissional.
Mantém-se atualizado em sua área de atuação Supervisiona equipes Atua com base em princípios de ética profissional.
Cumpre procedimentos, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2263-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Arteterapeuta, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas CBO 2263-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2263-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Arteterapeuta
O Arteterapeuta CBO 2263-10 planeja práticas terapêuticas de arteterapia, integradas no processo de atendimento aos pacientes - de todas as faixas etárias - em hospital, centro de reabilitação, consultório ou outros contextos Escolhe e prepara ambiente, de modo que favoreça o processo criativo.
Orienta o processo de higienização de materiais.
Pode atuar em equipe com Terapeuta Ocupacional, Médico psiquiatra ou outros profissionais da área de saúde, fazendo o planejamento de ações complementares para tratamento de pacientes Nesse caso, solicita laudos e pareceres sobre as condições de saúde de cada paciente.
Analisa laudos e pareceres recebidos Acolhe paciente e, se for o caso, acompanhante.
Realiza anamnese.
Aplica protocolos e instrumentos de avaliação das condições sensório-motoras, cognitivas e emocionais, do processo produtivo-criativo, e das expressões plásticas de paciente Estabelece diagnóstico e prognóstico.
Realiza planejamento terapêutico para paciente, definindo objetivos, estratégias e tipo de atendimento (individual ou em grupo).
Estabelece número, duração e frequência de sessões Seleciona métodos e técnicas de intervenção arteterapêutica Organiza grupos terapêuticos, quando for o caso.
Define critérios de observação para avaliação dos resultados Conversa sobre diagnóstico, prognóstico e prática terapêutica com paciente e/ou seus familiares Conduz sessão de arteterapia, apresentando materiais artístico-expressivos, aplicando técnicas de preparação arteterapêutica e estimulando produção artística espontânea ou induzida.
Incentiva a criação e a expressão artística nos mais variados campos, tais como pintura, música, escultura, colagem, dança, marionetes e artesanato Acompanha processo produtivo-criativo, estimulando paciente na busca do autoconhecimento, da expressão e da resolução de conflitos emocionais – como traumas, problemas de autoestima, estresse, entre outros - por meio da arte.
Pode sugerir exercício de produção de peça artística – desenho, escultura ou outra - para melhorar certas funções cognitivas, como memória, atenção e concentração Pode propor a elaboração de textos escritos, para estimular a criatividade e a imaginação, com surgimento de companheiros imaginários e itinerários diversos Pode propor trabalho de grupo com marionetes, em que cada paciente fala dele por meio do personagem, num processo de criação coletiva, que se situa entre os mundos da realidade e da ficção.
Incentiva a dança, para que seja um momento de conscientização do próprio movimento e de comunicação com o outro Analisa envolvimento com a prática terapêutica, podendo adequar planejamento terapêutico conforme reações de paciente Observa o grau de iniciativa e autonomia de paciente durante a produção artística.
Estabelece diálogo a partir da experiência artística realizada, incentivando paciente a expressar sentimentos e a comunicar suas opiniões Analisa a relação de paciente com o material artístico produzido Avalia a evolução terapêutica de paciente e elabora processo de alta.
Emite documentos, como relatórios e pareceres, inclusive para informar os resultados da prática terapêutica aos demais profissionais envolvidos no tratamento dos pacientes Registra procedimentos realizados em prontuário de cada paciente Pode atuar junto às crianças hospitalizadas, para amenizar os efeitos negativos da doença e do tratamento, proporcionando oportunidades de expressão, de criação, e de comunicação Pode coordenar programas e serviços em saúde pública, principalmente os criados a partir da introdução da arteterapia entre as Práticas Integrativas e Complementares proporcionadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) Supervisiona equipe, avaliando desempenho e promovendo treinamentos.
Mantém-se atualizado na sua área de atuação, analisando novas práticas terapêuticas Zela pela segurança, analisando riscos no uso de material terapêutico Adota medidas para prevenir acidentes e evitar efeitos adversos a pacientes, a si mesmo e a demais profissionais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2263-10 deve orientar clientes/pacientes/usuários/familiares/cuidadores/interagentes, realizar atendimento terapêutico, comunicar-se, realizar planejamento terapêutico, executar atividades técnico-científicas e administrativas, demonstrar competências pessoais, analisar evolução terapêutica, trabalhar com segurança, avaliar condições de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagentes t/interagente icantes.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas os cargos dessa família CBO exercem suas funções em setores cujas atividades referem-se a saúde e serviços sociais, educação e desportiva. De modo geral atuam por conta própria, na condição de autônomos, de forma individual ou em grupos, sem supervisão permanente. Atuam em ambientes fechados no caso do Arteterapeuta, Musicoterapeuta, Naturólogo, e em ambientes abertos no caso do Equoterapeuta. Arteterapeuta, Musicoterapeuta e Equoterapeuta trabalham no período diurno. No caso dos Naturólogos os horários de trabalho são irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2263-10
Para o exercício da ocupação Musicoterapeuta, é exigida graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Arteterapeuta, é exigida formação superior em saúde, educação ou saúde além de pós- graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Equoterapeuta, é exigida formação superior em saúde ou em educação, além de, no mínimo, cursos de capacitação de 80(oitenta) horas e experiência de 1(um) ano em equoterapia e equitação. Para o exercício da ocupação Naturólogo é exigida graduação na área.
Atividades exercidas por um Arteterapeuta CBO 2263-10
Um Arteterapeuta (ou sinônimo) deve orientar mudanças de hábitos e comportamentos, conferir condições dos materiais, realizar pesquisas, compartilhar informações com outros profissionais, realizar estimulação multisensorial, analisar perfil da comunidade, prestar consultorias e assessorias, realizar leitura arteterapêutica, estabelecer indicadores de resultados, definir tipo de atendimento - individual ou em grupo, esclarecer dúvidas, acompanhar processo produtivo-criativo, estabelecer diagnóstico, gerenciar recursos financeiros, higienizar materiais, produzir material informativo, realizar anamnese, demontrar capacidade de liderança, realizar visitas domiciliares e a instituições, sugerir exames complementares, participar de reuniões com equipes multidisciplinares, organizar eventos técnico-científicos, estimular processo produtivo-criativo, observar aspectos multidimensionais da saúde, coordenar serviços - saúde, educação, etc., estabelecer critérios de observação, elaborar projetos e programas, adequar material, atuar em programas sociais, estabelecer vínculo arte-terapêutico, demonstrar dinamismo, realizar conservação de material arteterapêutico/musicoterapêutico, elaborar processo de alta, analisar relação de pacientes/clientes com material artístico-expressivo, demonstrar procedimentos e rotinas, encaminhar pacientes/clientes/usuários/interagentes a outros profissionais, estabelecer diálogo a partir da produção plástica, propor atividades, supervisionar equipes técnicas - estagiários, outros profissionais, definir prioridades no atendimento, adequar planejamento terapêutico, ministrar cursos e palestras, observar desenvolvimento bio-psico-social, atuar em programas de educação, preparar ambiente terapêutico, discutir casos com equipe multidisciplinar, identificar indicações e contra-indicações relativas, utilizar protocolos de avaliação, definir estratégias de atendimento terapêutico, aplicar instrumentos de avaliação, selecionar métodos e técnicas de intervenção arteterapêutica, analisar riscos do uso de material terapêutico, contornar situações adversas, emitir laudos e pareceres, selecionar material terapêutico, realizar devolutiva, demonstrar domínio da linguagem plástica, gerenciar recursos humanos, elaborar produções técnico-científicas, demonstrar criatividade, verificar compreensão da orientação, avaliar expressões plásticas, escolher ambiente terapêutico, observar sinais de mudanças, apresentar materiais artístico-expressivos, definir técnicas de estimulação criativa, aplicar técnicas de preparação arteterapêutica, demonstrar empatia, avaliar condições gerais de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagente, estabelecer critérios de alta, analisar envolvimento do indivíduo com processo terapêutico, participar de eventos técnico-científicos, coordenar projetos e programas, elaborar relatórios, estimular produção plástica espontânea e induzida, elaborar ficha terapêutica, demonstrar organização, demonstrar raciocinio transdisciplinar, analisar exames complementares, estimular adesão e continuidade ao tratamento, informar riscos / limites inerentes ao tratamento, implantar projetos e programas, realizar sessões temáticas, trabalhar em equipe, estabelecer plano terapêutico, solicitar avaliação de outros profissionais, demonstrar objetividade, definir objetivos de atendimento terapêutico, envolver familiares, cuidadores e educadores no processo terapêutico, adequar técnicas, participar de diagnóstico diferencial, orientar atividades de vida diária, analisar produção plástica, estabelecer contrato terapêutico, demonstrar perseverança, realizar avaliação do contexto sociocultural, demonstrar raciocínio clínico, desenvolver novas tecnologias, utilizar técnicas e materiais artístico-expressivos, estimular autonomia e independência, demonstrar escula acolhedora, demonstrar flexibilidade, demonstrar equilíbrio emocional, demonstrar atenção difusa e focada, organizar grupos terapêuticos, registrar dados de atendimento, estabelecer número, duração e frequência de sessões, analisar evolução do processo criativo, realizar prognóstico, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, implementar programas de prevenção e promoção da saúde, analisar laudos e pareceres de outros profissionais, avaliar condições sensorio-motoras, cognitivas e emocionais, estabelecer vínculo.