CBO 2263-15 - Equoterapeuta - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas
O profissional no cargo de Equoterapeuta CBO 2263-15 realiza prática de equoterapia, aplicando método terapêutico que utiliza cavalo como agente facilitador para desenvolvimento biopsicossocial de pacientes com deficiência física, psicológica ou cognitiva, paralisia cerebral, traumatismo cranioencefálico, ou outras condições especiais Atua de forma interdisciplinar com outros profissionais das áreas de saúde, educação e equitação.
Utiliza os padrões de movimentos rítmicos e repetitivos da marcha do cavalo para elaborar conjunto de exercícios do plano terapêutico Avalia a evolução terapêutica de praticante Registra procedimentos realizados.
Mantém-se atualizado em sua área de atuação Pode prestar consultoria e assessoria Supervisiona equipe.
Atua com base em princípios de ética profissional Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2263-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Equoterapeuta, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas CBO 2263-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2263-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Equoterapeuta
O Equoterapeuta CBO 2263-15 planeja práticas de equoterapia para atendimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos, em ambiente adequado e com cavalos adestrados, mansos e dóceis Forma equipe com outros profissionais das áreas de saúde – como fonoaudiólogo, fisioterapeuta e/ou outro, educação e equitação, para realizar o atendimento.
Faz agendamento de pacientes que passaram por avaliação médica, psicológica e fisioterápica e apresentam parecer favorável para realizar a equoterapia.
Recebe e analisa informações sobre cada paciente, com deficiência - física, psicológica ou cognitiva - ou outra condição especial Avalia quadro clínico de paciente, considerando se apresenta doença genética, neurológica, ortopédica, muscular ou clínico-metabólica, sequelas de trauma ou cirurgia, doença mental, distúrbio psicológico ou comportamental, ou distúrbio de aprendizagem e de linguagem.
Planeja a terapia apropriada para paciente, de acordo com suas necessidades e potencialidades Avalia os objetivos a serem atingidos.
Seleciona os exercícios - tais como os de coordenação motora, flexibilidade, concentração e agilidade - a serem executados.
Conversa com paciente e/ou seus familiares sobre a equoterapia e sobre como a prática terapêutica será realizada Inicia a prática de equoterapia com baixos níveis de interação, orientando praticante a apenas fazer carinho ou fornecer alimentos ao cavalo.
Ajuda praticante a montar no cavalo e adaptar-se aos seus movimentos rítmicos e repetitivos de marcha.
Instrui praticante a conduzir o cavalo, sempre com sua supervisão e seu acompanhamento Monitora o andar do cavalo, que deve produzir um balanço tridimensional do praticante, nos sentidos vertical (para cima e para baixo), horizontal (para frente e para trás) e lateral (para a direita e para a esquerda) Acompanha as inúmeras repetições do movimento com cadência, trajetória e ritmo do andar do cavalo, para que o mecanismo dos reflexos posturais e a noção de posição dos vários segmentos corporais de praticante sejam reeducados durante a sessão.
Verifica se, a cada passo do cavalo, o centro de gravidade do praticante está sendo defletido da linha média, estimulando as reações de equilíbrio Confirma a posição de montaria alongando os adutores do quadril e os movimentos lentos de flexo-extensão da cabeça, tronco e membros, para que ocorra o relaxamento do tônus muscular de todo o corpo de praticante Controla a execução dos exercícios conforme plano terapêutico individualizado, para desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
Faz registro periódico, sistemático e individualizado das atividades realizadas, em prontuário de praticante Avalia, junto com os demais membros da equipe multiprofissional, o cumprimento dos objetivos estabelecidos no plano terapêutico de praticante.
Verifica os resultados – tais como desenvolvimento do afeto, devido ao contato de praticante com o cavalo, estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva, melhora da postura e do equilíbrio, aumento da autoestima e da autoconfiança, promoção da sensação de bem-estar, melhora do tônus muscular, desenvolvimento da coordenação motora e percepção dos movimentos, e aumento da sociabilidade - que foram efetivamente alcançados Planeja e presta serviços de consultoria e assessoria na área de equoterapia Supervisiona equipe que presta serviços de cuidado e assistência aos cavalos.
Mantém-se atualizado na sua área de atuação, analisando novas práticas terapêuticas Zela pela segurança física de praticante, analisando o comportamento habitual do cavalo e as circunstâncias que possam vir a modificá-lo, avaliando a segurança do equipamento de montaria - como correias, estribos, selas e manta, verificando a vestimenta do praticante, para excluir itens que possam trazer riscos, adotando equipamentos de proteção individual, e controlando condições do local para prevenir acidentes.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2263-15 deve trabalhar com segurança, realizar atendimento terapêutico, comunicar-se, orientar clientes/pacientes/usuários/familiares/cuidadores/interagentes, analisar evolução terapêutica, avaliar condições de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagentes t/interagente icantes, realizar planejamento terapêutico, demonstrar competências pessoais, executar atividades técnico-científicas e administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas os cargos dessa família CBO exercem suas funções em setores cujas atividades referem-se a saúde e serviços sociais, educação e desportiva. De modo geral atuam por conta própria, na condição de autônomos, de forma individual ou em grupos, sem supervisão permanente. Atuam em ambientes fechados no caso do Arteterapeuta, Musicoterapeuta, Naturólogo, e em ambientes abertos no caso do Equoterapeuta. Arteterapeuta, Musicoterapeuta e Equoterapeuta trabalham no período diurno. No caso dos Naturólogos os horários de trabalho são irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2263-15
Para o exercício da ocupação Musicoterapeuta, é exigida graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Arteterapeuta, é exigida formação superior em saúde, educação ou saúde além de pós- graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Equoterapeuta, é exigida formação superior em saúde ou em educação, além de, no mínimo, cursos de capacitação de 80(oitenta) horas e experiência de 1(um) ano em equoterapia e equitação. Para o exercício da ocupação Naturólogo é exigida graduação na área.
Atividades exercidas por um Equoterapeuta CBO 2263-15
Um Equoterapeuta (ou sinônimo) deve realizar sessões temáticas, aplicar atividades equoterápicas, estabelecer indicadores de resultados, observar comportamento do cavalo, selecionar material terapêutico, observar sinais de mudanças, analisar perfil da comunidade, observar aspectos multidimensionais da saúde, realizar estimulação multisensorial, solicitar avaliação de outros profissionais, realizar anamnese, observar desenvolvimento bio-psico-social, definir prioridades no atendimento, elaborar projetos e programas, produzir material informativo, implementar programas de prevenção e promoção da saúde, orientar atividades de vida diária, analisar riscos do uso de material terapêutico, informar riscos / limites inerentes ao tratamento, avaliar relação com cavalo, compartilhar informações com outros profissionais, analisar envolvimento do indivíduo com processo terapêutico, estabelecer critérios de observação, estabelecer diagnóstico, demonstrar flexibilidade, supervisionar equipes técnicas - estagiários, outros profissionais, estabelecer vínculo cavalo-praticante-mediador - aproximação, elaborar processo de alta, gerenciar recursos humanos, aplicar instrumentos de avaliação, estabelecer plano terapêutico, estabelecer contrato terapêutico, realizar prognóstico, atuar em programas sociais, demonstrar escula acolhedora, elaborar produções técnico-científicas, demonstrar raciocínio clínico, demonstrar habilidade de manejo, equitação e relacionamento com cavalo, demonstrar raciocinio transdisciplinar, organizar grupos terapêuticos, desenvolver novas tecnologias, propor atividades, adequar material, estabelecer vínculo, estimular autonomia e independência, selecionar material de encilhamento, selecionar programas, métodos e técnicas equoterapêuticos, verificar compreensão da orientação, demontrar capacidade de liderança, esclarecer dúvidas, definir equipe de atendimento, demonstrar dinamismo, participar de diagnóstico diferencial, organizar eventos técnico-científicos, demonstrar organização, selecionar cavalo, realizar pesquisas, definir objetivos de atendimento terapêutico, elaborar relatórios, elaborar ficha terapêutica, analisar exames complementares, atuar em programas de educação, demonstrar atenção difusa e focada, identificar indicações e contra-indicações relativas, gerenciar recursos financeiros, avaliar condições sensorio-motoras, cognitivas e emocionais, avaliar condições gerais de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagente, preparar ambiente terapêutico, demonstrar objetividade, registrar dados de atendimento, adequar técnicas, estimular alinhamento biomecânico do praticante, discutir casos com equipe multidisciplinar, envolver familiares, cuidadores e educadores no processo terapêutico, escolher ambiente terapêutico, verificar paramentação do praticante, coordenar projetos e programas, contornar situações adversas, participar de treinamentos de segurança, demonstrar perseverança, conferir condições dos materiais, analisar interação praticante-cavalo, definir estratégias de atendimento terapêutico, implantar projetos e programas, usar epi, realizar exame clínico, adequar planejamento terapêutico, estimular adesão e continuidade ao tratamento, emitir laudos e pareceres, prestar consultorias e assessorias, orientar mudanças de hábitos e comportamentos, estabelecer critérios de alta, realizar devolutiva, realizar visitas domiciliares e a instituições, participar de eventos técnico-científicos, demonstrar equilíbrio emocional, analisar laudos e pareceres de outros profissionais, definir tipo de atendimento - individual ou em grupo, demonstrar criatividade, realizar conservação dos materiais de encilhamento, coordenar serviços - saúde, educação, etc., demonstrar procedimentos e rotinas, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, encaminhar pacientes/clientes/usuários/interagentes a outros profissionais, realizar avaliação do contexto sociocultural, utilizar protocolos de avaliação, demonstrar empatia, higienizar materiais, participar de reuniões com equipes multidisciplinares, sugerir exames complementares, ministrar cursos e palestras, treinar cavalo, estabelecer número, duração e frequência de sessões.