CBO 2311-05 - Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05 promove a educação e a relação ensino e aprendizagem de crianças de quatro a cinco anos, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pelo cuidado, planeja as situações de aprendizagem, e avalia as práticas educativas e os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos.
Propõe atividades artísticas e lúdicas Elabora recursos didáticos Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Realiza tarefas administrativas Registra informações referentes às etapas - planejamento, desenvolvimento e avaliação - do processo de ensino e de aprendizagem Pode propor e organizar atividades ou eventos extraclasse.
Pesquisa novas práticas, teorias e metodologias de ensino e aprendizagem Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05 planeja a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica e identificando características, necessidades e potencialidades dos alunos Estabelece metas e objetivos educacionais e define o conteúdo programático para o ano letivo, de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos.
Define a rotina dos alunos, programa as atividades diárias e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Programa atividades extraclasse, projetos para integração com pais e com a comunidade e define ações e projetos para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial.
Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação dos alunos, realizando ações de acolhimento, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Promove a educação dos alunos, estabelecendo regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras, para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Promove a relação ensino e aprendizagem, desenvolvendo aulas conforme o planejado e avaliando a aprendizagem.
Cria situações de aprendizagem, integrando as áreas do conhecimento, expõe o conteúdo formativo, alfabetiza, aplica estratégias de leitura e escrita, propõe atividades artísticas, lúdicas, de canto e dança, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, questões orais e escritas, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações, elabora relatório e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Organiza as atividades, acompanhando a entrada e a saída dos alunos, preparando os ambientes de ensino, e providenciando seleção, substituições, descartes e locais para guarda e acondicionamento dos materiais e dos recursos didáticos Faz requisição de materiais Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios e registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos.
Participa de reuniões pedagógicas com diretoria, coordenação, secretário e demais docentes da escola, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à instituição e aos alunos Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas com pais, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas e participando de eventos.
Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Participa de cursos e programas da área.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2311-05 deve promover a relação ensino-aprendizagem, realizar tarefas administrativas, avaliar as práticas pedagógicas, demonstrar competências pessoais, pesquisar, planejar a prática educacional, promover a educação dos alunos, interagir com a família e a comunidade, organizar as atividades, cuidar dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-05
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05
Um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) (ou sinônimo) deve contar histórias, sondar o conhecimento prévio dos alunos, trabalhar áreas de conhecimento, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, mediar situações de conflitos no grupo, organizar comemorações de aniversário, demonstrar disciplina, criar recursos didáticos, desenvolver trabalhos coletivos, preparar o ambiente para as atividades, orientar sobre hábitos alimentares, observar a interação dos alunos, construir material didático, improvisar atividades, demonstrar capacidade de tomar decisões, manter-se atualizado, revisar o planejamento, preparar a sala, reelaborar o planejamento, brincar com os alunos, prestar primeiros socorros, demonstrar bom senso, orientar sobre noções de segurança, atender alunos, individualmente, avaliar o desenvolvimento psicomotor, registrar ocorrências, selecionar material, demonstrar ética, demonstrar empatia, estabelecer limites, criar situações de aprendizagem, dramatizar histórias e situações do cotidiano, realizar auto-avaliação, demonstrar flexibilidade, pesquisar recursos didáticos, orientar os pais sobre alimentação saudável, ministrar reuniões de pais, programar atividades extraclasses, demonstrar autocontrole, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, pesquisar conteúdos, atender pais, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, agrupar os alunos, promover a convivência social - socializar, planejar a rotina dos alunos, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, demonstrar bom humor, rever normas de conduta com as crianças, definir estratégias pedagógicas, preencher documentos com informações dos alunos, convocar pais de alunos, organizar eventos, requisitar material, estimar a necessidade de material, definir conteúdo programático do ano letivo, discutir casos específicos com a coordenação, levantar bibliografia, organizar o espaço das atividades, guardar o material, realizar visitas temáticas, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, auxiliar os alunos na colocação roupas, controlar a saída de alunos, demonstrar preparo físico, observar o comportamento dos alunos, selecionar recursos didáticos, enviar comunicados ao pais, programar atividades diárias, acompanhar momento de sono, preparar projetos pedagógicos, avaliar o desenvolvimento cognitivo, participar de eventos da comunidade, demonstrar sensibilidade, sondar necessidades e potencialidades do grupo, acolher os alunos, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, convidar personalidades e entidades, acompanhar a refeição, preparar reunião de pais, promover atividades integradoras, alfabetizar os alunos, demonstrar criatividade, demonstrar paciência, estabelecer normas e regras de conduta, demonstrar dinamismo, estudar casos - situações especiais, participar de cursos e treinamentos profissionais, organizar o material didático, orientar sobre noções de higiene, receber alunos novos, definir critérios de agrupamentos de alunos, comprar material, organizar a entrada e a saída dos alunos, promover encontros e atividades com os pais, demonstrar organização, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, corrigir trabalhos com os alunos, conferir material, elaborar instrumentos de avaliação, escrever para os alunos, demonstrar capacidade de compreensão oral, registrar freqüência dos alunos, passar lição de casa, mostrar-se atento, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, intervir em situações de risco para os alunos, cantar, expor conteúdos, ler para os alunos, demonstrar disposição, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, dançar, analisar situações de aprendizagem, preparar projetos para interação com a comunidade, ministrar aulas, documentar as observações, demonstrar alegria, receber comunicados dos pais - agenda, circular, registrar entrevistas com os pais, organizar a refeição, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, prestar esclarecimento aos pais, estabelecer rotinas, passear com os alunos, preparar adaptação de casos especiais.