CBO 2311-05 - Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05 promove a educação e a relação ensino e aprendizagem de crianças de quatro a cinco anos, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pelo cuidado, planeja as situações de aprendizagem, e avalia as práticas educativas e os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos.
Propõe atividades artísticas e lúdicas Elabora recursos didáticos Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Realiza tarefas administrativas Registra informações referentes às etapas - planejamento, desenvolvimento e avaliação - do processo de ensino e de aprendizagem Pode propor e organizar atividades ou eventos extraclasse.
Pesquisa novas práticas, teorias e metodologias de ensino e aprendizagem Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05 planeja a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica e identificando características, necessidades e potencialidades dos alunos Estabelece metas e objetivos educacionais e define o conteúdo programático para o ano letivo, de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos.
Define a rotina dos alunos, programa as atividades diárias e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Programa atividades extraclasse, projetos para integração com pais e com a comunidade e define ações e projetos para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial.
Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação dos alunos, realizando ações de acolhimento, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Promove a educação dos alunos, estabelecendo regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras, para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Promove a relação ensino e aprendizagem, desenvolvendo aulas conforme o planejado e avaliando a aprendizagem.
Cria situações de aprendizagem, integrando as áreas do conhecimento, expõe o conteúdo formativo, alfabetiza, aplica estratégias de leitura e escrita, propõe atividades artísticas, lúdicas, de canto e dança, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, questões orais e escritas, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações, elabora relatório e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Organiza as atividades, acompanhando a entrada e a saída dos alunos, preparando os ambientes de ensino, e providenciando seleção, substituições, descartes e locais para guarda e acondicionamento dos materiais e dos recursos didáticos Faz requisição de materiais Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios e registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos.
Participa de reuniões pedagógicas com diretoria, coordenação, secretário e demais docentes da escola, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à instituição e aos alunos Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas com pais, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas e participando de eventos.
Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Participa de cursos e programas da área.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2311-05 deve realizar tarefas administrativas, cuidar dos alunos, planejar a prática educacional, organizar as atividades, avaliar as práticas pedagógicas, promover a educação dos alunos, demonstrar competências pessoais, promover a relação ensino-aprendizagem, pesquisar, interagir com a família e a comunidade.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-05
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05
Um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) (ou sinônimo) deve construir material didático, demonstrar autocontrole, expor conteúdos, participar de eventos da comunidade, desenvolver trabalhos coletivos, demonstrar bom senso, estimar a necessidade de material, registrar ocorrências, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, preparar a sala, demonstrar sensibilidade, estudar casos - situações especiais, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, estabelecer rotinas, organizar o material didático, preparar adaptação de casos especiais, demonstrar dinamismo, atender pais, prestar esclarecimento aos pais, orientar os pais sobre alimentação saudável, preencher documentos com informações dos alunos, passar lição de casa, dançar, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, demonstrar disciplina, manter-se atualizado, preparar o ambiente para as atividades, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, receber comunicados dos pais - agenda, circular, guardar o material, ler para os alunos, acompanhar a refeição, levantar bibliografia, rever normas de conduta com as crianças, organizar a refeição, demonstrar criatividade, documentar as observações, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, brincar com os alunos, sondar o conhecimento prévio dos alunos, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, demonstrar disposição, dramatizar histórias e situações do cotidiano, participar de cursos e treinamentos profissionais, observar a interação dos alunos, preparar projetos para interação com a comunidade, sondar necessidades e potencialidades do grupo, demonstrar paciência, demonstrar empatia, convocar pais de alunos, discutir casos específicos com a coordenação, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, mostrar-se atento, selecionar material, demonstrar capacidade de tomar decisões, programar atividades extraclasses, conferir material, elaborar instrumentos de avaliação, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, avaliar o desenvolvimento cognitivo, organizar eventos, demonstrar bom humor, demonstrar ética, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, controlar a saída de alunos, estabelecer limites, estabelecer normas e regras de conduta, reelaborar o planejamento, registrar entrevistas com os pais, comprar material, definir conteúdo programático do ano letivo, cantar, improvisar atividades, alfabetizar os alunos, revisar o planejamento, ministrar reuniões de pais, ministrar aulas, organizar comemorações de aniversário, enviar comunicados ao pais, programar atividades diárias, pesquisar recursos didáticos, orientar sobre noções de segurança, orientar sobre hábitos alimentares, selecionar recursos didáticos, promover atividades integradoras, passear com os alunos, analisar situações de aprendizagem, promover encontros e atividades com os pais, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, auxiliar os alunos na colocação roupas, pesquisar conteúdos, registrar freqüência dos alunos, orientar sobre noções de higiene, intervir em situações de risco para os alunos, trabalhar áreas de conhecimento, realizar auto-avaliação, observar o comportamento dos alunos, definir critérios de agrupamentos de alunos, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, demonstrar preparo físico, avaliar o desenvolvimento psicomotor, demonstrar alegria, promover a convivência social - socializar, convidar personalidades e entidades, prestar primeiros socorros, escrever para os alunos, corrigir trabalhos com os alunos, realizar visitas temáticas, organizar o espaço das atividades, criar recursos didáticos, mediar situações de conflitos no grupo, criar situações de aprendizagem, organizar a entrada e a saída dos alunos, agrupar os alunos, demonstrar organização, planejar a rotina dos alunos, acolher os alunos, requisitar material, preparar projetos pedagógicos, contar histórias, definir estratégias pedagógicas, demonstrar flexibilidade, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, receber alunos novos, atender alunos, individualmente, acompanhar momento de sono, demonstrar capacidade de compreensão oral, preparar reunião de pais, lidar com a diversidade cultural, social e econômica.