CBO 2311-05 - Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05 promove a educação e a relação ensino e aprendizagem de crianças de quatro a cinco anos, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pelo cuidado, planeja as situações de aprendizagem, e avalia as práticas educativas e os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos.
Propõe atividades artísticas e lúdicas Elabora recursos didáticos Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Realiza tarefas administrativas Registra informações referentes às etapas - planejamento, desenvolvimento e avaliação - do processo de ensino e de aprendizagem Pode propor e organizar atividades ou eventos extraclasse.
Pesquisa novas práticas, teorias e metodologias de ensino e aprendizagem Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05 planeja a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica e identificando características, necessidades e potencialidades dos alunos Estabelece metas e objetivos educacionais e define o conteúdo programático para o ano letivo, de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos.
Define a rotina dos alunos, programa as atividades diárias e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Programa atividades extraclasse, projetos para integração com pais e com a comunidade e define ações e projetos para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial.
Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação dos alunos, realizando ações de acolhimento, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Promove a educação dos alunos, estabelecendo regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras, para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Promove a relação ensino e aprendizagem, desenvolvendo aulas conforme o planejado e avaliando a aprendizagem.
Cria situações de aprendizagem, integrando as áreas do conhecimento, expõe o conteúdo formativo, alfabetiza, aplica estratégias de leitura e escrita, propõe atividades artísticas, lúdicas, de canto e dança, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, questões orais e escritas, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações, elabora relatório e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Organiza as atividades, acompanhando a entrada e a saída dos alunos, preparando os ambientes de ensino, e providenciando seleção, substituições, descartes e locais para guarda e acondicionamento dos materiais e dos recursos didáticos Faz requisição de materiais Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios e registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos.
Participa de reuniões pedagógicas com diretoria, coordenação, secretário e demais docentes da escola, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à instituição e aos alunos Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas com pais, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas e participando de eventos.
Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Participa de cursos e programas da área.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2311-05 deve planejar a prática educacional, promover a relação ensino-aprendizagem, promover a educação dos alunos, demonstrar competências pessoais, avaliar as práticas pedagógicas, pesquisar, organizar as atividades, interagir com a família e a comunidade, realizar tarefas administrativas, cuidar dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-05
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05
Um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) (ou sinônimo) deve intervir em situações de risco para os alunos, registrar entrevistas com os pais, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, alfabetizar os alunos, selecionar material, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, passear com os alunos, acompanhar momento de sono, organizar a refeição, controlar a saída de alunos, promover encontros e atividades com os pais, observar a interação dos alunos, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, registrar freqüência dos alunos, mostrar-se atento, demonstrar autocontrole, expor conteúdos, enviar comunicados ao pais, organizar comemorações de aniversário, acompanhar a refeição, participar de eventos da comunidade, improvisar atividades, dançar, documentar as observações, reelaborar o planejamento, acolher os alunos, receber alunos novos, demonstrar preparo físico, preparar o ambiente para as atividades, definir conteúdo programático do ano letivo, prestar esclarecimento aos pais, demonstrar organização, estabelecer rotinas, organizar a entrada e a saída dos alunos, elaborar instrumentos de avaliação, registrar ocorrências, receber comunicados dos pais - agenda, circular, organizar o espaço das atividades, organizar o material didático, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, criar recursos didáticos, demonstrar empatia, sondar necessidades e potencialidades do grupo, orientar sobre hábitos alimentares, sondar o conhecimento prévio dos alunos, programar atividades extraclasses, trabalhar áreas de conhecimento, estimar a necessidade de material, mediar situações de conflitos no grupo, brincar com os alunos, criar situações de aprendizagem, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, preparar a sala, guardar o material, orientar sobre noções de higiene, contar histórias, demonstrar dinamismo, pesquisar recursos didáticos, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, demonstrar bom humor, demonstrar alegria, passar lição de casa, dramatizar histórias e situações do cotidiano, programar atividades diárias, promover a convivência social - socializar, demonstrar disciplina, demonstrar flexibilidade, ministrar reuniões de pais, orientar os pais sobre alimentação saudável, conferir material, prestar primeiros socorros, discutir casos específicos com a coordenação, manter-se atualizado, analisar situações de aprendizagem, pesquisar conteúdos, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, demonstrar sensibilidade, atender alunos, individualmente, rever normas de conduta com as crianças, preparar reunião de pais, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, agrupar os alunos, planejar a rotina dos alunos, organizar eventos, construir material didático, definir critérios de agrupamentos de alunos, demonstrar paciência, selecionar recursos didáticos, demonstrar criatividade, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, realizar visitas temáticas, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, realizar auto-avaliação, participar de cursos e treinamentos profissionais, requisitar material, atender pais, comprar material, demonstrar capacidade de compreensão oral, avaliar o desenvolvimento cognitivo, preencher documentos com informações dos alunos, revisar o planejamento, avaliar o desenvolvimento psicomotor, escrever para os alunos, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, observar o comportamento dos alunos, preparar projetos para interação com a comunidade, demonstrar bom senso, estabelecer normas e regras de conduta, ministrar aulas, corrigir trabalhos com os alunos, desenvolver trabalhos coletivos, promover atividades integradoras, ler para os alunos, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, cantar, levantar bibliografia, definir estratégias pedagógicas, demonstrar ética, orientar sobre noções de segurança, estudar casos - situações especiais, auxiliar os alunos na colocação roupas, preparar adaptação de casos especiais, demonstrar disposição, preparar projetos pedagógicos, convidar personalidades e entidades, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, demonstrar capacidade de tomar decisões, estabelecer limites, convocar pais de alunos.