CBO 2311-05 - Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05 promove a educação e a relação ensino e aprendizagem de crianças de quatro a cinco anos, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pelo cuidado, planeja as situações de aprendizagem, e avalia as práticas educativas e os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos.
Propõe atividades artísticas e lúdicas Elabora recursos didáticos Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Realiza tarefas administrativas Registra informações referentes às etapas - planejamento, desenvolvimento e avaliação - do processo de ensino e de aprendizagem Pode propor e organizar atividades ou eventos extraclasse.
Pesquisa novas práticas, teorias e metodologias de ensino e aprendizagem Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05 planeja a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica e identificando características, necessidades e potencialidades dos alunos Estabelece metas e objetivos educacionais e define o conteúdo programático para o ano letivo, de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos.
Define a rotina dos alunos, programa as atividades diárias e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Programa atividades extraclasse, projetos para integração com pais e com a comunidade e define ações e projetos para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial.
Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação dos alunos, realizando ações de acolhimento, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Promove a educação dos alunos, estabelecendo regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras, para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Promove a relação ensino e aprendizagem, desenvolvendo aulas conforme o planejado e avaliando a aprendizagem.
Cria situações de aprendizagem, integrando as áreas do conhecimento, expõe o conteúdo formativo, alfabetiza, aplica estratégias de leitura e escrita, propõe atividades artísticas, lúdicas, de canto e dança, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, questões orais e escritas, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações, elabora relatório e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Organiza as atividades, acompanhando a entrada e a saída dos alunos, preparando os ambientes de ensino, e providenciando seleção, substituições, descartes e locais para guarda e acondicionamento dos materiais e dos recursos didáticos Faz requisição de materiais Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios e registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos.
Participa de reuniões pedagógicas com diretoria, coordenação, secretário e demais docentes da escola, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à instituição e aos alunos Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas com pais, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas e participando de eventos.
Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Participa de cursos e programas da área.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2311-05 deve realizar tarefas administrativas, planejar a prática educacional, pesquisar, promover a educação dos alunos, organizar as atividades, promover a relação ensino-aprendizagem, avaliar as práticas pedagógicas, demonstrar competências pessoais, interagir com a família e a comunidade, cuidar dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-05
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05
Um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) (ou sinônimo) deve trabalhar áreas de conhecimento, estimar a necessidade de material, prestar esclarecimento aos pais, estabelecer limites, registrar entrevistas com os pais, sondar necessidades e potencialidades do grupo, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, acompanhar momento de sono, orientar sobre hábitos alimentares, demonstrar organização, convidar personalidades e entidades, definir critérios de agrupamentos de alunos, observar o comportamento dos alunos, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, demonstrar disposição, corrigir trabalhos com os alunos, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, demonstrar sensibilidade, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, organizar o espaço das atividades, preparar projetos pedagógicos, definir estratégias pedagógicas, demonstrar flexibilidade, selecionar recursos didáticos, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, desenvolver trabalhos coletivos, rever normas de conduta com as crianças, orientar sobre noções de segurança, programar atividades extraclasses, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, selecionar material, demonstrar capacidade de tomar decisões, conferir material, dançar, mostrar-se atento, preencher documentos com informações dos alunos, elaborar instrumentos de avaliação, ler para os alunos, atender pais, acolher os alunos, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, participar de cursos e treinamentos profissionais, estabelecer rotinas, improvisar atividades, promover a convivência social - socializar, escrever para os alunos, expor conteúdos, controlar a saída de alunos, planejar a rotina dos alunos, registrar ocorrências, demonstrar bom humor, criar recursos didáticos, mediar situações de conflitos no grupo, demonstrar criatividade, demonstrar disciplina, demonstrar autocontrole, demonstrar dinamismo, cantar, atender alunos, individualmente, realizar auto-avaliação, promover encontros e atividades com os pais, receber comunicados dos pais - agenda, circular, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, criar situações de aprendizagem, construir material didático, requisitar material, acompanhar a refeição, demonstrar paciência, auxiliar os alunos na colocação roupas, registrar freqüência dos alunos, estudar casos - situações especiais, ministrar aulas, orientar os pais sobre alimentação saudável, demonstrar preparo físico, pesquisar recursos didáticos, alfabetizar os alunos, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, promover atividades integradoras, pesquisar conteúdos, realizar visitas temáticas, agrupar os alunos, manter-se atualizado, preparar projetos para interação com a comunidade, demonstrar empatia, organizar eventos, reelaborar o planejamento, organizar a refeição, comprar material, sondar o conhecimento prévio dos alunos, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, preparar adaptação de casos especiais, participar de eventos da comunidade, organizar comemorações de aniversário, levantar bibliografia, revisar o planejamento, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, analisar situações de aprendizagem, documentar as observações, dramatizar histórias e situações do cotidiano, preparar reunião de pais, organizar o material didático, observar a interação dos alunos, demonstrar ética, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, passear com os alunos, receber alunos novos, organizar a entrada e a saída dos alunos, programar atividades diárias, avaliar o desenvolvimento cognitivo, guardar o material, definir conteúdo programático do ano letivo, prestar primeiros socorros, demonstrar alegria, enviar comunicados ao pais, contar histórias, preparar o ambiente para as atividades, avaliar o desenvolvimento psicomotor, convocar pais de alunos, demonstrar capacidade de compreensão oral, ministrar reuniões de pais, intervir em situações de risco para os alunos, orientar sobre noções de higiene, estabelecer normas e regras de conduta, brincar com os alunos, demonstrar bom senso, preparar a sala, discutir casos específicos com a coordenação, passar lição de casa.