CBO 2311-10 - Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar Elabora recursos didáticos.
Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Faz pesquisas na área de educação Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola.
Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade.
Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.
Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Estabelece regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário Promove a relação ensino e aprendizagem Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos Faz requisição de materiais Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.
Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.
Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2311-10 deve avaliar as práticas pedagógicas, planejar a prática educacional, cuidar dos alunos, interagir com a família e a comunidade, demonstrar competências pessoais, realizar tarefas administrativas, organizar as atividades, promover a educação dos alunos, promover a relação ensino-aprendizagem, pesquisar.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-10
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10
Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (ou sinônimo) deve selecionar material, programar atividades extraclasses, pesquisar recursos didáticos, ministrar reuniões de pais, preparar a sala, auxiliar os alunos na colocação roupas, brincar com os alunos, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, improvisar atividades, convidar personalidades e entidades, programar atividades diárias, revisar o planejamento, orientar sobre noções de segurança, documentar as observações, discutir casos específicos com a coordenação, estimar a necessidade de material, selecionar recursos didáticos, participar de cursos e treinamentos profissionais, demonstrar ética, ler para os alunos, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, demonstrar dinamismo, dramatizar histórias e situações do cotidiano, demonstrar empatia, corrigir trabalhos com os alunos, preencher documentos com informações dos alunos, organizar eventos, desenvolver trabalhos coletivos, organizar a entrada e a saída dos alunos, observar a interação dos alunos, realizar visitas temáticas, demonstrar disciplina, elaborar instrumentos de avaliação, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, proceder a retirada da mamadeira, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, criar recursos didáticos, dançar, escrever para os alunos, demonstrar flexibilidade, conferir material, organizar o material didático, enviar comunicados ao pais, registrar ocorrências, demonstrar bom senso, preparar adaptação de casos especiais, prestar primeiros socorros, proceder a retirada da fralda - controle de esfíncter, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, participar de eventos da comunidade, acompanhar a refeição, cantar, atender alunos, individualmente, avaliar o desenvolvimento psicomotor, receber comunicados dos pais - agenda, circular, requisitar material, demonstrar paciência, demonstrar preparo físico, preparar o ambiente para as atividades, atender pais, acompanhar momento de sono, passear com os alunos, contar histórias, rever normas de conduta com as crianças, estudar casos - situações especiais, promover a convivência social - socializar, organizar a refeição, definir estratégias pedagógicas, preparar projetos para interação com a comunidade, definir critérios de agrupamentos de alunos, receber alunos novos, ministrar aulas, guardar o material, intervir em situações de risco para os alunos, levantar bibliografia, alimentar os alunos, preparar projetos pedagógicos, preparar reunião de pais, estabelecer rotinas, alfabetizar os alunos, criar situações de aprendizagem, orientar os pais sobre alimentação saudável, demonstrar disposição, promover atividades integradoras, analisar situações de aprendizagem, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, realizar auto-avaliação, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, mediar situações de conflitos no grupo, avaliar o desenvolvimento cognitivo, observar o comportamento dos alunos, prestar esclarecimento aos pais, definir conteúdo programático do ano letivo, promover encontros e atividades com os pais, estabelecer normas e regras de conduta, reelaborar o planejamento, sondar necessidades e potencialidades do grupo, trabalhar áreas de conhecimento, controlar a saída de alunos, organizar comemorações de aniversário, demonstrar capacidade de tomar decisões, banhar alunos, acolher os alunos, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, convocar pais de alunos, pesquisar conteúdos, orientar sobre noções de higiene, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, agrupar os alunos, organizar o espaço das atividades, expor conteúdos, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, demonstrar bom humor, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, demonstrar organização, manter-se atualizado, demonstrar sensibilidade, construir material didático, demonstrar criatividade, comprar material, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, orientar sobre hábitos alimentares, registrar entrevistas com os pais, demonstrar capacidade de compreensão oral, estabelecer limites, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, demonstrar autocontrole, trocar fraldas e roupas em geral, demonstrar alegria, passar lição de casa, planejar a rotina dos alunos, mostrar-se atento, registrar freqüência dos alunos, sondar o conhecimento prévio dos alunos.