CBO 2311-10 - Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar Elabora recursos didáticos.
Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Faz pesquisas na área de educação Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola.
Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade.
Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.
Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Estabelece regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário Promove a relação ensino e aprendizagem Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos Faz requisição de materiais Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.
Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.
Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2311-10 deve pesquisar, avaliar as práticas pedagógicas, planejar a prática educacional, realizar tarefas administrativas, promover a relação ensino-aprendizagem, promover a educação dos alunos, cuidar dos alunos, interagir com a família e a comunidade, organizar as atividades, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-10
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10
Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (ou sinônimo) deve controlar a saída de alunos, registrar ocorrências, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, demonstrar dinamismo, sondar o conhecimento prévio dos alunos, improvisar atividades, orientar os pais sobre alimentação saudável, discutir casos específicos com a coordenação, demonstrar bom humor, brincar com os alunos, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, orientar sobre hábitos alimentares, preparar projetos para interação com a comunidade, proceder a retirada da fralda - controle de esfíncter, estabelecer normas e regras de conduta, cantar, demonstrar disciplina, conferir material, organizar o material didático, levantar bibliografia, estimar a necessidade de material, alimentar os alunos, preparar o ambiente para as atividades, guardar o material, alfabetizar os alunos, acompanhar a refeição, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, promover encontros e atividades com os pais, estabelecer limites, registrar freqüência dos alunos, mostrar-se atento, demonstrar flexibilidade, auxiliar os alunos na colocação roupas, programar atividades extraclasses, receber alunos novos, corrigir trabalhos com os alunos, registrar entrevistas com os pais, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, demonstrar criatividade, dançar, estudar casos - situações especiais, definir estratégias pedagógicas, demonstrar paciência, contar histórias, desenvolver trabalhos coletivos, passear com os alunos, participar de eventos da comunidade, demonstrar capacidade de compreensão oral, prestar esclarecimento aos pais, participar de cursos e treinamentos profissionais, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, organizar a refeição, reelaborar o planejamento, realizar visitas temáticas, demonstrar ética, trabalhar áreas de conhecimento, demonstrar autocontrole, proceder a retirada da mamadeira, manter-se atualizado, demonstrar organização, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, acompanhar momento de sono, demonstrar alegria, enviar comunicados ao pais, preencher documentos com informações dos alunos, preparar a sala, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, escrever para os alunos, demonstrar empatia, acolher os alunos, programar atividades diárias, criar recursos didáticos, preparar adaptação de casos especiais, prestar primeiros socorros, selecionar recursos didáticos, sondar necessidades e potencialidades do grupo, documentar as observações, criar situações de aprendizagem, convidar personalidades e entidades, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, ler para os alunos, organizar comemorações de aniversário, receber comunicados dos pais - agenda, circular, definir critérios de agrupamentos de alunos, preparar reunião de pais, selecionar material, realizar auto-avaliação, elaborar instrumentos de avaliação, demonstrar preparo físico, observar a interação dos alunos, passar lição de casa, preparar projetos pedagógicos, definir conteúdo programático do ano letivo, promover a convivência social - socializar, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, planejar a rotina dos alunos, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, pesquisar conteúdos, demonstrar sensibilidade, organizar eventos, convocar pais de alunos, demonstrar disposição, analisar situações de aprendizagem, construir material didático, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, banhar alunos, revisar o planejamento, avaliar o desenvolvimento psicomotor, rever normas de conduta com as crianças, atender pais, pesquisar recursos didáticos, comprar material, dramatizar histórias e situações do cotidiano, promover atividades integradoras, organizar a entrada e a saída dos alunos, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, expor conteúdos, trocar fraldas e roupas em geral, mediar situações de conflitos no grupo, estabelecer rotinas, atender alunos, individualmente, ministrar aulas, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, orientar sobre noções de segurança, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, requisitar material, agrupar os alunos, observar o comportamento dos alunos, organizar o espaço das atividades, demonstrar bom senso, intervir em situações de risco para os alunos, ministrar reuniões de pais, orientar sobre noções de higiene, demonstrar capacidade de tomar decisões, avaliar o desenvolvimento cognitivo.