CBO 2311-10 - Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar Elabora recursos didáticos.
Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Faz pesquisas na área de educação Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola.
Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade.
Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.
Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Estabelece regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário Promove a relação ensino e aprendizagem Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos Faz requisição de materiais Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.
Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.
Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2311-10 deve avaliar as práticas pedagógicas, promover a educação dos alunos, realizar tarefas administrativas, promover a relação ensino-aprendizagem, organizar as atividades, interagir com a família e a comunidade, planejar a prática educacional, pesquisar, demonstrar competências pessoais, cuidar dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-10
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10
Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (ou sinônimo) deve intervir em situações de risco para os alunos, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, desenvolver trabalhos coletivos, observar a interação dos alunos, orientar os pais sobre alimentação saudável, demonstrar bom senso, demonstrar empatia, estabelecer limites, atender pais, organizar o espaço das atividades, acompanhar momento de sono, convidar personalidades e entidades, proceder a retirada da fralda - controle de esfíncter, orientar sobre hábitos alimentares, organizar o material didático, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, promover encontros e atividades com os pais, selecionar material, organizar eventos, passar lição de casa, estabelecer normas e regras de conduta, demonstrar autocontrole, orientar sobre noções de segurança, discutir casos específicos com a coordenação, cantar, dançar, mediar situações de conflitos no grupo, passear com os alunos, demonstrar ética, corrigir trabalhos com os alunos, trabalhar áreas de conhecimento, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, registrar entrevistas com os pais, preparar adaptação de casos especiais, estimar a necessidade de material, acolher os alunos, guardar o material, agrupar os alunos, demonstrar dinamismo, trocar fraldas e roupas em geral, orientar sobre noções de higiene, elaborar instrumentos de avaliação, pesquisar recursos didáticos, organizar a refeição, enviar comunicados ao pais, manter-se atualizado, participar de eventos da comunidade, construir material didático, banhar alunos, analisar situações de aprendizagem, definir estratégias pedagógicas, contar histórias, preparar a sala, observar o comportamento dos alunos, demonstrar bom humor, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, dramatizar histórias e situações do cotidiano, reelaborar o planejamento, levantar bibliografia, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, atender alunos, individualmente, conferir material, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, participar de cursos e treinamentos profissionais, organizar comemorações de aniversário, demonstrar paciência, preparar projetos pedagógicos, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, proceder a retirada da mamadeira, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, demonstrar criatividade, demonstrar alegria, alfabetizar os alunos, auxiliar os alunos na colocação roupas, registrar freqüência dos alunos, demonstrar capacidade de tomar decisões, criar situações de aprendizagem, preencher documentos com informações dos alunos, receber comunicados dos pais - agenda, circular, controlar a saída de alunos, demonstrar disposição, realizar visitas temáticas, planejar a rotina dos alunos, brincar com os alunos, promover a convivência social - socializar, revisar o planejamento, demonstrar preparo físico, preparar projetos para interação com a comunidade, criar recursos didáticos, comprar material, avaliar o desenvolvimento cognitivo, demonstrar capacidade de compreensão oral, demonstrar sensibilidade, expor conteúdos, sondar necessidades e potencialidades do grupo, prestar primeiros socorros, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, selecionar recursos didáticos, ministrar reuniões de pais, promover atividades integradoras, realizar auto-avaliação, mostrar-se atento, estabelecer rotinas, demonstrar flexibilidade, acompanhar a refeição, alimentar os alunos, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, programar atividades diárias, demonstrar disciplina, sondar o conhecimento prévio dos alunos, demonstrar organização, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, prestar esclarecimento aos pais, avaliar o desenvolvimento psicomotor, organizar a entrada e a saída dos alunos, preparar reunião de pais, registrar ocorrências, requisitar material, ministrar aulas, convocar pais de alunos, receber alunos novos, improvisar atividades, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, documentar as observações, estudar casos - situações especiais, definir critérios de agrupamentos de alunos, rever normas de conduta com as crianças, programar atividades extraclasses, definir conteúdo programático do ano letivo, escrever para os alunos, preparar o ambiente para as atividades, ler para os alunos, pesquisar conteúdos.