CBO 2311-10 - Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar Elabora recursos didáticos.
Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Faz pesquisas na área de educação Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola.
Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade.
Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.
Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Estabelece regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário Promove a relação ensino e aprendizagem Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos Faz requisição de materiais Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.
Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.
Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2311-10 deve pesquisar, promover a relação ensino-aprendizagem, cuidar dos alunos, promover a educação dos alunos, interagir com a família e a comunidade, realizar tarefas administrativas, avaliar as práticas pedagógicas, planejar a prática educacional, organizar as atividades, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-10
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10
Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (ou sinônimo) deve requisitar material, demonstrar organização, prestar primeiros socorros, comprar material, ministrar reuniões de pais, planejar a rotina dos alunos, demonstrar preparo físico, demonstrar capacidade de tomar decisões, organizar o material didático, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, brincar com os alunos, selecionar material, estabelecer limites, auxiliar os alunos na colocação roupas, atender pais, estabelecer normas e regras de conduta, preencher documentos com informações dos alunos, sondar o conhecimento prévio dos alunos, pesquisar recursos didáticos, preparar a sala, orientar os pais sobre alimentação saudável, receber comunicados dos pais - agenda, circular, sondar necessidades e potencialidades do grupo, demonstrar ética, participar de cursos e treinamentos profissionais, preparar projetos para interação com a comunidade, manter-se atualizado, discutir casos específicos com a coordenação, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, demonstrar disposição, conferir material, realizar auto-avaliação, registrar freqüência dos alunos, estabelecer rotinas, escrever para os alunos, guardar o material, criar situações de aprendizagem, proceder a retirada da mamadeira, convidar personalidades e entidades, organizar a entrada e a saída dos alunos, definir conteúdo programático do ano letivo, atender alunos, individualmente, organizar eventos, estimar a necessidade de material, participar de eventos da comunidade, dançar, preparar reunião de pais, ministrar aulas, acompanhar a refeição, revisar o planejamento, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, elaborar instrumentos de avaliação, registrar ocorrências, passear com os alunos, programar atividades extraclasses, orientar sobre hábitos alimentares, estudar casos - situações especiais, orientar sobre noções de higiene, organizar o espaço das atividades, preparar o ambiente para as atividades, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, trocar fraldas e roupas em geral, demonstrar capacidade de compreensão oral, alfabetizar os alunos, expor conteúdos, demonstrar paciência, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, improvisar atividades, construir material didático, analisar situações de aprendizagem, levantar bibliografia, reelaborar o planejamento, demonstrar autocontrole, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, desenvolver trabalhos coletivos, selecionar recursos didáticos, definir critérios de agrupamentos de alunos, contar histórias, observar a interação dos alunos, organizar a refeição, cantar, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, dramatizar histórias e situações do cotidiano, prestar esclarecimento aos pais, observar o comportamento dos alunos, promover a convivência social - socializar, receber alunos novos, demonstrar bom humor, passar lição de casa, trabalhar áreas de conhecimento, preparar adaptação de casos especiais, demonstrar bom senso, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, demonstrar disciplina, pesquisar conteúdos, proceder a retirada da fralda - controle de esfíncter, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, demonstrar dinamismo, mostrar-se atento, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, realizar visitas temáticas, agrupar os alunos, promover atividades integradoras, mediar situações de conflitos no grupo, orientar sobre noções de segurança, programar atividades diárias, definir estratégias pedagógicas, avaliar o desenvolvimento cognitivo, convocar pais de alunos, banhar alunos, acolher os alunos, alimentar os alunos, preparar projetos pedagógicos, controlar a saída de alunos, avaliar o desenvolvimento psicomotor, registrar entrevistas com os pais, demonstrar flexibilidade, demonstrar sensibilidade, intervir em situações de risco para os alunos, acompanhar momento de sono, criar recursos didáticos, ler para os alunos, rever normas de conduta com as crianças, demonstrar alegria, demonstrar empatia, enviar comunicados ao pais, corrigir trabalhos com os alunos, promover encontros e atividades com os pais, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, demonstrar criatividade, documentar as observações, organizar comemorações de aniversário.