CBO 2311-10 - Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar Elabora recursos didáticos.
Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Faz pesquisas na área de educação Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola.
Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade.
Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.
Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Estabelece regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário Promove a relação ensino e aprendizagem Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos Faz requisição de materiais Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.
Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.
Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2311-10 deve planejar a prática educacional, promover a educação dos alunos, realizar tarefas administrativas, promover a relação ensino-aprendizagem, pesquisar, cuidar dos alunos, demonstrar competências pessoais, interagir com a família e a comunidade, avaliar as práticas pedagógicas, organizar as atividades.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-10
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10
Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (ou sinônimo) deve intervir em situações de risco para os alunos, observar o comportamento dos alunos, receber comunicados dos pais - agenda, circular, levantar bibliografia, guardar o material, mostrar-se atento, demonstrar capacidade de compreensão oral, convidar personalidades e entidades, selecionar material, alfabetizar os alunos, demonstrar autocontrole, selecionar recursos didáticos, dramatizar histórias e situações do cotidiano, observar a interação dos alunos, ministrar reuniões de pais, preparar adaptação de casos especiais, participar de eventos da comunidade, escrever para os alunos, convocar pais de alunos, alimentar os alunos, ler para os alunos, demonstrar alegria, criar recursos didáticos, construir material didático, organizar comemorações de aniversário, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, organizar o material didático, definir critérios de agrupamentos de alunos, expor conteúdos, reelaborar o planejamento, controlar a saída de alunos, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, prestar esclarecimento aos pais, demonstrar sensibilidade, demonstrar dinamismo, sondar necessidades e potencialidades do grupo, contar histórias, demonstrar preparo físico, preparar reunião de pais, programar atividades extraclasses, auxiliar os alunos na colocação roupas, proceder a retirada da fralda - controle de esfíncter, enviar comunicados ao pais, improvisar atividades, manter-se atualizado, acompanhar momento de sono, atender pais, comprar material, preparar projetos para interação com a comunidade, orientar sobre hábitos alimentares, revisar o planejamento, demonstrar criatividade, realizar visitas temáticas, demonstrar ética, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, sondar o conhecimento prévio dos alunos, trocar fraldas e roupas em geral, estabelecer normas e regras de conduta, registrar freqüência dos alunos, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, corrigir trabalhos com os alunos, agrupar os alunos, organizar o espaço das atividades, avaliar o desenvolvimento psicomotor, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, preparar o ambiente para as atividades, analisar situações de aprendizagem, estimar a necessidade de material, desenvolver trabalhos coletivos, dançar, ministrar aulas, promover a convivência social - socializar, demonstrar disciplina, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, realizar auto-avaliação, demonstrar bom senso, demonstrar organização, orientar sobre noções de segurança, banhar alunos, pesquisar conteúdos, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, documentar as observações, definir conteúdo programático do ano letivo, estabelecer limites, avaliar o desenvolvimento cognitivo, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, organizar eventos, demonstrar bom humor, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, organizar a entrada e a saída dos alunos, requisitar material, conferir material, atender alunos, individualmente, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, estabelecer rotinas, registrar entrevistas com os pais, trabalhar áreas de conhecimento, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, passar lição de casa, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, preparar projetos pedagógicos, programar atividades diárias, orientar os pais sobre alimentação saudável, proceder a retirada da mamadeira, rever normas de conduta com as crianças, receber alunos novos, organizar a refeição, mediar situações de conflitos no grupo, acompanhar a refeição, definir estratégias pedagógicas, preparar a sala, discutir casos específicos com a coordenação, acolher os alunos, promover encontros e atividades com os pais, passear com os alunos, demonstrar capacidade de tomar decisões, orientar sobre noções de higiene, cantar, demonstrar disposição, promover atividades integradoras, demonstrar paciência, prestar primeiros socorros, pesquisar recursos didáticos, planejar a rotina dos alunos, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, estudar casos - situações especiais, brincar com os alunos, preencher documentos com informações dos alunos, elaborar instrumentos de avaliação, registrar ocorrências, criar situações de aprendizagem, participar de cursos e treinamentos profissionais, demonstrar empatia, demonstrar flexibilidade.