CBO 2311-10 - Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar Elabora recursos didáticos.
Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Faz pesquisas na área de educação Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola.
Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade.
Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.
Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Estabelece regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário Promove a relação ensino e aprendizagem Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos Faz requisição de materiais Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.
Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.
Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2311-10 deve pesquisar, demonstrar competências pessoais, realizar tarefas administrativas, promover a relação ensino-aprendizagem, promover a educação dos alunos, planejar a prática educacional, organizar as atividades, interagir com a família e a comunidade, cuidar dos alunos, avaliar as práticas pedagógicas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-10
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10
Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (ou sinônimo) deve organizar a entrada e a saída dos alunos, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, receber comunicados dos pais - agenda, circular, registrar freqüência dos alunos, brincar com os alunos, trabalhar áreas de conhecimento, preparar a sala, expor conteúdos, mostrar-se atento, demonstrar disciplina, pesquisar conteúdos, discutir casos específicos com a coordenação, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, selecionar recursos didáticos, demonstrar criatividade, demonstrar empatia, levantar bibliografia, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, conferir material, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, estabelecer rotinas, corrigir trabalhos com os alunos, demonstrar ética, proceder a retirada da mamadeira, criar situações de aprendizagem, demonstrar bom senso, avaliar o desenvolvimento psicomotor, sondar necessidades e potencialidades do grupo, preparar o ambiente para as atividades, contar histórias, programar atividades extraclasses, auxiliar os alunos na colocação roupas, documentar as observações, banhar alunos, definir estratégias pedagógicas, manter-se atualizado, construir material didático, acompanhar a refeição, desenvolver trabalhos coletivos, comprar material, ministrar aulas, cantar, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, participar de eventos da comunidade, demonstrar dinamismo, criar recursos didáticos, demonstrar autocontrole, pesquisar recursos didáticos, estimar a necessidade de material, organizar eventos, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, analisar situações de aprendizagem, receber alunos novos, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, dançar, preparar projetos pedagógicos, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, avaliar o desenvolvimento cognitivo, proceder a retirada da fralda - controle de esfíncter, preparar adaptação de casos especiais, revisar o planejamento, passear com os alunos, prestar esclarecimento aos pais, demonstrar flexibilidade, enviar comunicados ao pais, demonstrar capacidade de tomar decisões, registrar entrevistas com os pais, observar a interação dos alunos, reelaborar o planejamento, selecionar material, requisitar material, passar lição de casa, promover encontros e atividades com os pais, dramatizar histórias e situações do cotidiano, demonstrar disposição, trocar fraldas e roupas em geral, escrever para os alunos, mediar situações de conflitos no grupo, intervir em situações de risco para os alunos, ministrar reuniões de pais, demonstrar sensibilidade, estabelecer limites, orientar sobre hábitos alimentares, acompanhar momento de sono, demonstrar organização, demonstrar bom humor, atender pais, sondar o conhecimento prévio dos alunos, estudar casos - situações especiais, realizar visitas temáticas, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, programar atividades diárias, definir critérios de agrupamentos de alunos, realizar auto-avaliação, participar de cursos e treinamentos profissionais, preencher documentos com informações dos alunos, guardar o material, preparar projetos para interação com a comunidade, demonstrar paciência, definir conteúdo programático do ano letivo, orientar sobre noções de higiene, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, demonstrar preparo físico, planejar a rotina dos alunos, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, estabelecer normas e regras de conduta, promover a convivência social - socializar, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, agrupar os alunos, prestar primeiros socorros, elaborar instrumentos de avaliação, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, improvisar atividades, promover atividades integradoras, preparar reunião de pais, convidar personalidades e entidades, organizar comemorações de aniversário, controlar a saída de alunos, acolher os alunos, rever normas de conduta com as crianças, orientar sobre noções de segurança, registrar ocorrências, alimentar os alunos, alfabetizar os alunos, demonstrar alegria, convocar pais de alunos, ler para os alunos, atender alunos, individualmente, organizar a refeição, demonstrar capacidade de compreensão oral, observar o comportamento dos alunos, organizar o espaço das atividades, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, organizar o material didático, orientar os pais sobre alimentação saudável.