CBO 2311-10 - Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar Elabora recursos didáticos.
Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Faz pesquisas na área de educação Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola.
Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade.
Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.
Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Estabelece regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário Promove a relação ensino e aprendizagem Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos Faz requisição de materiais Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.
Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.
Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2311-10 deve organizar as atividades, cuidar dos alunos, promover a educação dos alunos, promover a relação ensino-aprendizagem, avaliar as práticas pedagógicas, pesquisar, interagir com a família e a comunidade, planejar a prática educacional, demonstrar competências pessoais, realizar tarefas administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-10
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10
Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (ou sinônimo) deve sondar o conhecimento prévio dos alunos, preparar o ambiente para as atividades, orientar os pais sobre alimentação saudável, intervir em situações de risco para os alunos, programar atividades diárias, requisitar material, revisar o planejamento, agrupar os alunos, observar a interação dos alunos, pesquisar conteúdos, ministrar aulas, proceder a retirada da mamadeira, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, expor conteúdos, discutir casos específicos com a coordenação, participar de cursos e treinamentos profissionais, estimar a necessidade de material, criar recursos didáticos, alfabetizar os alunos, reelaborar o planejamento, preparar reunião de pais, promover a convivência social - socializar, definir conteúdo programático do ano letivo, construir material didático, criar situações de aprendizagem, desenvolver trabalhos coletivos, registrar ocorrências, organizar a refeição, promover encontros e atividades com os pais, demonstrar flexibilidade, planejar a rotina dos alunos, demonstrar organização, demonstrar capacidade de compreensão oral, acompanhar a refeição, pesquisar recursos didáticos, cantar, demonstrar capacidade de tomar decisões, levantar bibliografia, organizar comemorações de aniversário, demonstrar alegria, orientar sobre hábitos alimentares, demonstrar bom senso, comprar material, registrar freqüência dos alunos, sondar necessidades e potencialidades do grupo, trocar fraldas e roupas em geral, atender pais, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, atender alunos, individualmente, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, promover atividades integradoras, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, organizar o espaço das atividades, organizar o material didático, definir critérios de agrupamentos de alunos, programar atividades extraclasses, realizar auto-avaliação, ministrar reuniões de pais, estudar casos - situações especiais, preparar adaptação de casos especiais, controlar a saída de alunos, rever normas de conduta com as crianças, prestar primeiros socorros, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, brincar com os alunos, conferir material, selecionar material, receber alunos novos, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, estabelecer rotinas, escrever para os alunos, demonstrar paciência, banhar alunos, demonstrar autocontrole, demonstrar dinamismo, preparar projetos pedagógicos, demonstrar empatia, definir estratégias pedagógicas, selecionar recursos didáticos, orientar sobre noções de higiene, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, passar lição de casa, convidar personalidades e entidades, preparar projetos para interação com a comunidade, avaliar o desenvolvimento psicomotor, dançar, preencher documentos com informações dos alunos, ler para os alunos, documentar as observações, alimentar os alunos, demonstrar sensibilidade, avaliar o desenvolvimento cognitivo, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, demonstrar criatividade, participar de eventos da comunidade, passear com os alunos, acompanhar momento de sono, demonstrar disciplina, observar o comportamento dos alunos, trabalhar áreas de conhecimento, elaborar instrumentos de avaliação, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, prestar esclarecimento aos pais, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, mostrar-se atento, realizar visitas temáticas, corrigir trabalhos com os alunos, demonstrar bom humor, manter-se atualizado, guardar o material, dramatizar histórias e situações do cotidiano, registrar entrevistas com os pais, demonstrar preparo físico, enviar comunicados ao pais, preparar a sala, convocar pais de alunos, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, organizar eventos, acolher os alunos, auxiliar os alunos na colocação roupas, estabelecer normas e regras de conduta, mediar situações de conflitos no grupo, contar histórias, organizar a entrada e a saída dos alunos, demonstrar disposição, orientar sobre noções de segurança, receber comunicados dos pais - agenda, circular, estabelecer limites, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, improvisar atividades, proceder a retirada da fralda - controle de esfíncter, demonstrar ética, analisar situações de aprendizagem.