CBO 2311-10 - Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar Elabora recursos didáticos.
Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Faz pesquisas na área de educação Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola.
Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade.
Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.
Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Estabelece regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário Promove a relação ensino e aprendizagem Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos Faz requisição de materiais Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.
Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.
Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2311-10 deve demonstrar competências pessoais, pesquisar, planejar a prática educacional, cuidar dos alunos, organizar as atividades, promover a educação dos alunos, promover a relação ensino-aprendizagem, interagir com a família e a comunidade, realizar tarefas administrativas, avaliar as práticas pedagógicas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-10
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10
Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (ou sinônimo) deve proceder a retirada da mamadeira, preparar projetos para interação com a comunidade, demonstrar alegria, demonstrar sensibilidade, demonstrar dinamismo, preparar a sala, organizar a entrada e a saída dos alunos, alimentar os alunos, improvisar atividades, auxiliar os alunos na colocação roupas, estudar casos - situações especiais, acompanhar a refeição, desenvolver trabalhos coletivos, pesquisar conteúdos, preencher documentos com informações dos alunos, orientar os pais sobre alimentação saudável, promover encontros e atividades com os pais, revisar o planejamento, preparar adaptação de casos especiais, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, construir material didático, ministrar reuniões de pais, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, mostrar-se atento, definir critérios de agrupamentos de alunos, comprar material, guardar o material, trocar fraldas e roupas em geral, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, ler para os alunos, promover atividades integradoras, convidar personalidades e entidades, programar atividades diárias, demonstrar preparo físico, mediar situações de conflitos no grupo, definir conteúdo programático do ano letivo, observar a interação dos alunos, prestar esclarecimento aos pais, controlar a saída de alunos, realizar auto-avaliação, demonstrar criatividade, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, preparar projetos pedagógicos, demonstrar paciência, criar recursos didáticos, analisar situações de aprendizagem, registrar freqüência dos alunos, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de tomar decisões, estabelecer rotinas, convocar pais de alunos, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, passear com os alunos, planejar a rotina dos alunos, estabelecer normas e regras de conduta, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, registrar entrevistas com os pais, registrar ocorrências, documentar as observações, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, sondar o conhecimento prévio dos alunos, escrever para os alunos, atender alunos, individualmente, prestar primeiros socorros, participar de cursos e treinamentos profissionais, reelaborar o planejamento, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, estimar a necessidade de material, preparar o ambiente para as atividades, intervir em situações de risco para os alunos, demonstrar capacidade de compreensão oral, rever normas de conduta com as crianças, organizar o material didático, brincar com os alunos, corrigir trabalhos com os alunos, sondar necessidades e potencialidades do grupo, acolher os alunos, expor conteúdos, agrupar os alunos, selecionar material, contar histórias, passar lição de casa, alfabetizar os alunos, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, demonstrar disciplina, demonstrar empatia, preparar reunião de pais, ministrar aulas, pesquisar recursos didáticos, requisitar material, criar situações de aprendizagem, proceder a retirada da fralda - controle de esfíncter, acompanhar momento de sono, definir estratégias pedagógicas, promover a convivência social - socializar, discutir casos específicos com a coordenação, cantar, demonstrar ética, banhar alunos, estabelecer limites, programar atividades extraclasses, trabalhar áreas de conhecimento, avaliar o desenvolvimento cognitivo, orientar sobre noções de higiene, demonstrar disposição, organizar comemorações de aniversário, enviar comunicados ao pais, realizar visitas temáticas, demonstrar bom humor, participar de eventos da comunidade, organizar eventos, manter-se atualizado, demonstrar bom senso, receber comunicados dos pais - agenda, circular, conferir material, orientar sobre hábitos alimentares, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, selecionar recursos didáticos, elaborar instrumentos de avaliação, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, demonstrar autocontrole, orientar sobre noções de segurança, dançar, atender pais, organizar a refeição, levantar bibliografia, organizar o espaço das atividades, dramatizar histórias e situações do cotidiano, receber alunos novos, avaliar o desenvolvimento psicomotor, observar o comportamento dos alunos, demonstrar organização, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania.