CBO 2311-10 - Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar Elabora recursos didáticos.
Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Faz pesquisas na área de educação Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola.
Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade.
Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.
Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Estabelece regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário Promove a relação ensino e aprendizagem Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos Faz requisição de materiais Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.
Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.
Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2311-10 deve realizar tarefas administrativas, organizar as atividades, cuidar dos alunos, promover a relação ensino-aprendizagem, planejar a prática educacional, promover a educação dos alunos, pesquisar, demonstrar competências pessoais, interagir com a família e a comunidade, avaliar as práticas pedagógicas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-10
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10
Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (ou sinônimo) deve brincar com os alunos, orientar os pais sobre alimentação saudável, dramatizar histórias e situações do cotidiano, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, realizar visitas temáticas, comprar material, receber comunicados dos pais - agenda, circular, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, programar atividades extraclasses, demonstrar empatia, ministrar reuniões de pais, organizar eventos, improvisar atividades, ministrar aulas, registrar ocorrências, preparar projetos pedagógicos, atender pais, auxiliar os alunos na colocação roupas, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, organizar comemorações de aniversário, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, demonstrar organização, desenvolver trabalhos coletivos, demonstrar dinamismo, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, organizar o espaço das atividades, dançar, conferir material, cantar, criar recursos didáticos, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, promover encontros e atividades com os pais, pesquisar conteúdos, levantar bibliografia, selecionar recursos didáticos, proceder a retirada da mamadeira, avaliar o desenvolvimento psicomotor, passar lição de casa, demonstrar bom senso, contar histórias, demonstrar preparo físico, trabalhar áreas de conhecimento, estabelecer limites, demonstrar flexibilidade, demonstrar ética, orientar sobre noções de higiene, preparar o ambiente para as atividades, controlar a saída de alunos, programar atividades diárias, demonstrar criatividade, expor conteúdos, demonstrar capacidade de tomar decisões, enviar comunicados ao pais, preparar projetos para interação com a comunidade, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, observar o comportamento dos alunos, corrigir trabalhos com os alunos, analisar situações de aprendizagem, observar a interação dos alunos, preparar reunião de pais, revisar o planejamento, atender alunos, individualmente, definir critérios de agrupamentos de alunos, criar situações de aprendizagem, convocar pais de alunos, organizar o material didático, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, definir conteúdo programático do ano letivo, prestar primeiros socorros, ler para os alunos, demonstrar paciência, mostrar-se atento, mediar situações de conflitos no grupo, alimentar os alunos, realizar auto-avaliação, acolher os alunos, acompanhar a refeição, manter-se atualizado, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, alfabetizar os alunos, demonstrar sensibilidade, promover atividades integradoras, orientar sobre noções de segurança, organizar a entrada e a saída dos alunos, reelaborar o planejamento, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, escrever para os alunos, acompanhar momento de sono, prestar esclarecimento aos pais, preencher documentos com informações dos alunos, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, requisitar material, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, estimar a necessidade de material, planejar a rotina dos alunos, rever normas de conduta com as crianças, registrar entrevistas com os pais, estabelecer rotinas, preparar adaptação de casos especiais, promover a convivência social - socializar, intervir em situações de risco para os alunos, demonstrar capacidade de compreensão oral, trocar fraldas e roupas em geral, definir estratégias pedagógicas, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, sondar o conhecimento prévio dos alunos, convidar personalidades e entidades, demonstrar disposição, discutir casos específicos com a coordenação, demonstrar autocontrole, organizar a refeição, estudar casos - situações especiais, preparar a sala, elaborar instrumentos de avaliação, pesquisar recursos didáticos, guardar o material, orientar sobre hábitos alimentares, documentar as observações, receber alunos novos, agrupar os alunos, participar de eventos da comunidade, banhar alunos, demonstrar disciplina, demonstrar bom humor, avaliar o desenvolvimento cognitivo, passear com os alunos, demonstrar alegria, construir material didático, participar de cursos e treinamentos profissionais, estabelecer normas e regras de conduta, sondar necessidades e potencialidades do grupo, proceder a retirada da fralda - controle de esfíncter, selecionar material, registrar freqüência dos alunos.