CBO 2311-10 - Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar Elabora recursos didáticos.
Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Faz pesquisas na área de educação Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola.
Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade.
Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.
Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Estabelece regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário Promove a relação ensino e aprendizagem Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos Faz requisição de materiais Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.
Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.
Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2311-10 deve promover a relação ensino-aprendizagem, avaliar as práticas pedagógicas, demonstrar competências pessoais, promover a educação dos alunos, organizar as atividades, pesquisar, planejar a prática educacional, cuidar dos alunos, realizar tarefas administrativas, interagir com a família e a comunidade.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-10
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10
Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de compreensão oral, promover atividades integradoras, receber alunos novos, proceder a retirada da fralda - controle de esfíncter, auxiliar os alunos na colocação roupas, avaliar o desenvolvimento psicomotor, realizar auto-avaliação, realizar visitas temáticas, orientar sobre hábitos alimentares, dançar, orientar sobre noções de higiene, passear com os alunos, preparar adaptação de casos especiais, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, receber comunicados dos pais - agenda, circular, demonstrar capacidade de tomar decisões, reelaborar o planejamento, demonstrar flexibilidade, passar lição de casa, discutir casos específicos com a coordenação, demonstrar ética, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, participar de eventos da comunidade, demonstrar bom humor, atender alunos, individualmente, brincar com os alunos, ministrar aulas, demonstrar organização, demonstrar sensibilidade, programar atividades extraclasses, organizar a refeição, participar de cursos e treinamentos profissionais, banhar alunos, acolher os alunos, agrupar os alunos, expor conteúdos, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, orientar sobre noções de segurança, improvisar atividades, contar histórias, corrigir trabalhos com os alunos, registrar freqüência dos alunos, atender pais, demonstrar bom senso, elaborar instrumentos de avaliação, prestar primeiros socorros, demonstrar disciplina, convocar pais de alunos, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, prestar esclarecimento aos pais, proceder a retirada da mamadeira, convidar personalidades e entidades, preparar projetos para interação com a comunidade, sondar o conhecimento prévio dos alunos, cantar, ministrar reuniões de pais, demonstrar alegria, guardar o material, estudar casos - situações especiais, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, demonstrar dinamismo, demonstrar preparo físico, sondar necessidades e potencialidades do grupo, promover a convivência social - socializar, manter-se atualizado, promover encontros e atividades com os pais, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, preparar o ambiente para as atividades, observar o comportamento dos alunos, registrar ocorrências, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, organizar a entrada e a saída dos alunos, requisitar material, acompanhar a refeição, estimar a necessidade de material, pesquisar recursos didáticos, demonstrar disposição, controlar a saída de alunos, mediar situações de conflitos no grupo, preparar projetos pedagógicos, demonstrar empatia, definir estratégias pedagógicas, demonstrar criatividade, selecionar recursos didáticos, programar atividades diárias, organizar eventos, pesquisar conteúdos, criar situações de aprendizagem, estabelecer limites, demonstrar paciência, ler para os alunos, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, estabelecer rotinas, organizar comemorações de aniversário, alimentar os alunos, criar recursos didáticos, registrar entrevistas com os pais, escrever para os alunos, trocar fraldas e roupas em geral, dramatizar histórias e situações do cotidiano, analisar situações de aprendizagem, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, planejar a rotina dos alunos, organizar o material didático, mostrar-se atento, orientar os pais sobre alimentação saudável, observar a interação dos alunos, comprar material, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, definir conteúdo programático do ano letivo, conferir material, definir critérios de agrupamentos de alunos, acompanhar momento de sono, preparar reunião de pais, rever normas de conduta com as crianças, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, construir material didático, demonstrar autocontrole, revisar o planejamento, levantar bibliografia, organizar o espaço das atividades, estabelecer normas e regras de conduta, enviar comunicados ao pais, alfabetizar os alunos, desenvolver trabalhos coletivos, preparar a sala, documentar as observações, trabalhar áreas de conhecimento, selecionar material, avaliar o desenvolvimento cognitivo, preencher documentos com informações dos alunos, intervir em situações de risco para os alunos.