CBO 2312-05 - Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)
O profissional no cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05 ministra aulas de educação escolar de ensino fundamental, para jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores do currículo.
Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Implementa atividades para incentivar convivência e interação social Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Registra informações do processo educacional Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)
O Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e características individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos, define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e avaliação.
Programa atividades e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas, definindo a extensão e a profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as áreas do conhecimento – Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza, a maturidade e o tempo de aprendizado individual, e a diversidade das turmas Define objetivos e estratégias de ensino.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Ministra aulas para jovens e adultos, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes e valores.
Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores (a cultura, o trabalho e o tempo) do currículo Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências humanas e da natureza, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, codificação e simbolização, e temáticas coletivas Organiza atividades - educativas, culturais e sociais – extraclasse.
Acompanha eventos em espaços extraescolares, tais como visitas, palestras e olimpíadas estudantis Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação.
Analisa o resultado das avaliações e elabora relatório Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades de reforço e revisando conteúdos.
Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Elabora documentos, como registros de conteúdos e atividades, relato de observação e participação em eventos extraclasse, resultados de avaliações, aproveitamento e frequência, e relatórios Zela pelo cumprimento de prazos e fidedignidade das informações.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo informações com assertividade, objetividade e imparcialidade Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento às normas internas e externas Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos.
Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e temas transversais e interdisciplinares.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Realiza pesquisas didático-pedagógicas, sobre práticas e metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas na Educação de Jovens e Adultos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2312-05 deve organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, participar na elaboração do projeto pedagógico, efetuar registros burocráticos pedagógicos, ministrar aulas, preparar aulas, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, demonstrar competências pessoais, avaliar os alunos, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-05
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05
Um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, propor trabalhos e atividades, interagir com a comunidade escolar, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, instruir os alunos para participar dos eventos, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, manter vínculos afetivos com os alunos, preparar instrumentos para registro do evento, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, acompanhar trabalho diário do aluno, proceder com ética e moral, listar fontes de pesquisa para o aluno, criar atividade paralela de reforço, organizar visitas a espaços culturais, preencher fichas descritivas, criar material didático, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, registrar aulas previstas e dadas, registrar conteúdos e atividades ministrados, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, registrar frequência dos alunos, estabelecer cronograma de atividades, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, pesquisar material didático e paradidático, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, notificar os pais sobre a situação dos alunos, ajustar planejamento a classe, produzir material didático, apresentar capacidade de trabalho em equipe, dominar a modalidade escrita da língua, trocar experiências com os pares e especialistas, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, proceder com criatividade, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, monitorar trabalhos em grupo, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, propor atividades de comunicação oral ao aluno, empregar atividades de recuperação paralela, contatar instituições para viabilização de atividades, orientar o aluno para atitudes de convívio social, apresentar relatórios às autoridades competentes, proceder com clareza, anotar ocorrências anômalas, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, consultar legislação educacional, sugerir objetivos gerais e específicos, divulgar a produção da escola na comunidade, atuar em reuniões de professores, corrigir trabalhos dos alunos, preparar o cronograma dos eventos, dialogar com os alunos, estabelecer conteúdos mínimos por série, atuar em reuniões periódicas de planejamento, escolher temas para reuniões, propor situações-problema aos alunos, preparar roteiro de observação para os alunos, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, exercer autoridade com critério, fixar objetivos de avaliação, adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe - classes multisseriadas, comunicar-se com diferentes faixas etárias, atualizar-se, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, expressar-se em vários níveis de linguagem, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, divulgar os trabalhos dos alunos, programar pauta das reuniões, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, trabalhar conceitos de família e cidadania, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, opinar sobre propostas pedagógicas, sugerir formas para qualificação do docente, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, revisar conteúdos, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, relacionar os conteúdos aos temas transversais, registrar conceitos e notas dos alunos, definir estratégias de ensino, convencionar regras de convivência, aplicar instrumentos diversos de avaliação, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, definir temas transversais e interdisciplinares, analisar material didático e paradidático, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, selecionar material didático, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, estabelecer estratégias de avaliação, organizar palestras, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, redigir relatório sobre alunos com problemas, relatar evasão escolar, sugerir projetos para a comunidade escolar, traçar os objetivos dos eventos, formar grupos para atuação nos eventos, sugerir metodologias de ensino, planejar as atividades periódicas da área, definir metodologias de ensino, divulgar os eventos da escola, determinar objetivo da aula, discutir o conteúdo científico com os alunos.