CBO 2312-05 - Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)
O profissional no cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05 ministra aulas de educação escolar de ensino fundamental, para jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores do currículo.
Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Implementa atividades para incentivar convivência e interação social Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Registra informações do processo educacional Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)
O Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e características individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos, define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e avaliação.
Programa atividades e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas, definindo a extensão e a profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as áreas do conhecimento – Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza, a maturidade e o tempo de aprendizado individual, e a diversidade das turmas Define objetivos e estratégias de ensino.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Ministra aulas para jovens e adultos, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes e valores.
Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores (a cultura, o trabalho e o tempo) do currículo Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências humanas e da natureza, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, codificação e simbolização, e temáticas coletivas Organiza atividades - educativas, culturais e sociais – extraclasse.
Acompanha eventos em espaços extraescolares, tais como visitas, palestras e olimpíadas estudantis Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação.
Analisa o resultado das avaliações e elabora relatório Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades de reforço e revisando conteúdos.
Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Elabora documentos, como registros de conteúdos e atividades, relato de observação e participação em eventos extraclasse, resultados de avaliações, aproveitamento e frequência, e relatórios Zela pelo cumprimento de prazos e fidedignidade das informações.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo informações com assertividade, objetividade e imparcialidade Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento às normas internas e externas Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos.
Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e temas transversais e interdisciplinares.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Realiza pesquisas didático-pedagógicas, sobre práticas e metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas na Educação de Jovens e Adultos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2312-05 deve comunicar-se, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, efetuar registros burocráticos pedagógicos, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, avaliar os alunos, preparar aulas, ministrar aulas, participar na elaboração do projeto pedagógico, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-05
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05
Um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve proceder com criatividade, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, traçar os objetivos dos eventos, definir estratégias de ensino, dominar a modalidade escrita da língua, escolher temas para reuniões, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, proceder com ética e moral, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, sugerir projetos para a comunidade escolar, ajustar planejamento a classe, estabelecer cronograma de atividades, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, sugerir formas para qualificação do docente, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, definir temas transversais e interdisciplinares, relatar evasão escolar, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, registrar aulas previstas e dadas, anotar ocorrências anômalas, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, contatar instituições para viabilização de atividades, adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe - classes multisseriadas, registrar conteúdos e atividades ministrados, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, empregar atividades de recuperação paralela, orientar o aluno para atitudes de convívio social, organizar visitas a espaços culturais, opinar sobre propostas pedagógicas, determinar objetivo da aula, fixar objetivos de avaliação, relacionar os conteúdos aos temas transversais, divulgar os trabalhos dos alunos, manter vínculos afetivos com os alunos, programar pauta das reuniões, preparar instrumentos para registro do evento, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, registrar conceitos e notas dos alunos, atualizar-se, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, consultar legislação educacional, preparar roteiro de observação para os alunos, dialogar com os alunos, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, apresentar capacidade de trabalho em equipe, selecionar material didático, listar fontes de pesquisa para o aluno, estabelecer conteúdos mínimos por série, formar grupos para atuação nos eventos, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, convencionar regras de convivência, propor trabalhos e atividades, comunicar-se com diferentes faixas etárias, redigir relatório sobre alunos com problemas, definir metodologias de ensino, atuar em reuniões de professores, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, planejar as atividades periódicas da área, divulgar a produção da escola na comunidade, notificar os pais sobre a situação dos alunos, corrigir trabalhos dos alunos, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, divulgar os eventos da escola, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, produzir material didático, propor atividades de comunicação oral ao aluno, criar atividade paralela de reforço, trocar experiências com os pares e especialistas, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, revisar conteúdos, analisar material didático e paradidático, propor situações-problema aos alunos, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, monitorar trabalhos em grupo, expressar-se em vários níveis de linguagem, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, interagir com a comunidade escolar, criar material didático, apresentar relatórios às autoridades competentes, aplicar instrumentos diversos de avaliação, pesquisar material didático e paradidático, preencher fichas descritivas, trabalhar conceitos de família e cidadania, estabelecer estratégias de avaliação, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, sugerir metodologias de ensino, exercer autoridade com critério, preparar o cronograma dos eventos, instruir os alunos para participar dos eventos, atuar em reuniões periódicas de planejamento, sugerir objetivos gerais e específicos, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, discutir o conteúdo científico com os alunos, registrar frequência dos alunos, acompanhar trabalho diário do aluno, organizar palestras, proceder com clareza.