CBO 2312-05 - Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)
O profissional no cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05 ministra aulas de educação escolar de ensino fundamental, para jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores do currículo.
Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Implementa atividades para incentivar convivência e interação social Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Registra informações do processo educacional Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)
O Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e características individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos, define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e avaliação.
Programa atividades e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas, definindo a extensão e a profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as áreas do conhecimento – Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza, a maturidade e o tempo de aprendizado individual, e a diversidade das turmas Define objetivos e estratégias de ensino.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Ministra aulas para jovens e adultos, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes e valores.
Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores (a cultura, o trabalho e o tempo) do currículo Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências humanas e da natureza, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, codificação e simbolização, e temáticas coletivas Organiza atividades - educativas, culturais e sociais – extraclasse.
Acompanha eventos em espaços extraescolares, tais como visitas, palestras e olimpíadas estudantis Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação.
Analisa o resultado das avaliações e elabora relatório Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades de reforço e revisando conteúdos.
Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Elabora documentos, como registros de conteúdos e atividades, relato de observação e participação em eventos extraclasse, resultados de avaliações, aproveitamento e frequência, e relatórios Zela pelo cumprimento de prazos e fidedignidade das informações.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo informações com assertividade, objetividade e imparcialidade Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento às normas internas e externas Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos.
Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e temas transversais e interdisciplinares.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Realiza pesquisas didático-pedagógicas, sobre práticas e metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas na Educação de Jovens e Adultos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2312-05 deve participar na elaboração do projeto pedagógico, ministrar aulas, demonstrar competências pessoais, efetuar registros burocráticos pedagógicos, avaliar os alunos, preparar aulas, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, comunicar-se, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-05
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05
Um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve contatar instituições para viabilização de atividades, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, sugerir formas para qualificação do docente, selecionar material didático, proceder com ética e moral, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, monitorar trabalhos em grupo, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, propor atividades de comunicação oral ao aluno, aplicar instrumentos diversos de avaliação, convencionar regras de convivência, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, organizar palestras, anotar ocorrências anômalas, notificar os pais sobre a situação dos alunos, atuar em reuniões de professores, atuar em reuniões periódicas de planejamento, relacionar os conteúdos aos temas transversais, listar fontes de pesquisa para o aluno, registrar conceitos e notas dos alunos, definir metodologias de ensino, estabelecer estratégias de avaliação, instruir os alunos para participar dos eventos, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, orientar o aluno para atitudes de convívio social, preencher fichas descritivas, relatar evasão escolar, traçar os objetivos dos eventos, manter vínculos afetivos com os alunos, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, propor trabalhos e atividades, organizar visitas a espaços culturais, trocar experiências com os pares e especialistas, estabelecer conteúdos mínimos por série, divulgar a produção da escola na comunidade, atualizar-se, fixar objetivos de avaliação, empregar atividades de recuperação paralela, determinar objetivo da aula, planejar as atividades periódicas da área, comunicar-se com diferentes faixas etárias, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, divulgar os eventos da escola, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, ajustar planejamento a classe, produzir material didático, definir estratégias de ensino, dominar a modalidade escrita da língua, analisar material didático e paradidático, proceder com clareza, revisar conteúdos, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, consultar legislação educacional, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, discutir o conteúdo científico com os alunos, divulgar os trabalhos dos alunos, opinar sobre propostas pedagógicas, formar grupos para atuação nos eventos, registrar conteúdos e atividades ministrados, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, registrar aulas previstas e dadas, dialogar com os alunos, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, corrigir trabalhos dos alunos, preparar o cronograma dos eventos, pesquisar material didático e paradidático, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, propor situações-problema aos alunos, sugerir objetivos gerais e específicos, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, preparar roteiro de observação para os alunos, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, escolher temas para reuniões, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, acompanhar trabalho diário do aluno, apresentar capacidade de trabalho em equipe, adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe - classes multisseriadas, sugerir projetos para a comunidade escolar, expressar-se em vários níveis de linguagem, criar atividade paralela de reforço, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, preparar instrumentos para registro do evento, definir temas transversais e interdisciplinares, registrar frequência dos alunos, estabelecer cronograma de atividades, redigir relatório sobre alunos com problemas, sugerir metodologias de ensino, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, programar pauta das reuniões, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, trabalhar conceitos de família e cidadania, exercer autoridade com critério, apresentar relatórios às autoridades competentes, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, interagir com a comunidade escolar, criar material didático, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, proceder com criatividade.