CBO 2312-05 - Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)
O profissional no cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05 ministra aulas de educação escolar de ensino fundamental, para jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores do currículo.
Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Implementa atividades para incentivar convivência e interação social Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Registra informações do processo educacional Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)
O Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e características individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos, define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e avaliação.
Programa atividades e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas, definindo a extensão e a profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as áreas do conhecimento – Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza, a maturidade e o tempo de aprendizado individual, e a diversidade das turmas Define objetivos e estratégias de ensino.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Ministra aulas para jovens e adultos, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes e valores.
Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores (a cultura, o trabalho e o tempo) do currículo Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências humanas e da natureza, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, codificação e simbolização, e temáticas coletivas Organiza atividades - educativas, culturais e sociais – extraclasse.
Acompanha eventos em espaços extraescolares, tais como visitas, palestras e olimpíadas estudantis Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação.
Analisa o resultado das avaliações e elabora relatório Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades de reforço e revisando conteúdos.
Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Elabora documentos, como registros de conteúdos e atividades, relato de observação e participação em eventos extraclasse, resultados de avaliações, aproveitamento e frequência, e relatórios Zela pelo cumprimento de prazos e fidedignidade das informações.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo informações com assertividade, objetividade e imparcialidade Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento às normas internas e externas Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos.
Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e temas transversais e interdisciplinares.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Realiza pesquisas didático-pedagógicas, sobre práticas e metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas na Educação de Jovens e Adultos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2312-05 deve preparar aulas, comunicar-se, efetuar registros burocráticos pedagógicos, ministrar aulas, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, avaliar os alunos, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, participar na elaboração do projeto pedagógico, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-05
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05
Um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve selecionar material didático, estabelecer conteúdos mínimos por série, traçar os objetivos dos eventos, criar atividade paralela de reforço, pesquisar material didático e paradidático, programar pauta das reuniões, dominar a modalidade escrita da língua, definir metodologias de ensino, organizar palestras, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, preparar roteiro de observação para os alunos, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, sugerir projetos para a comunidade escolar, ajustar planejamento a classe, formar grupos para atuação nos eventos, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, corrigir trabalhos dos alunos, sugerir formas para qualificação do docente, interagir com a comunidade escolar, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, escolher temas para reuniões, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, redigir relatório sobre alunos com problemas, proceder com ética e moral, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, definir temas transversais e interdisciplinares, orientar o aluno para atitudes de convívio social, atualizar-se, relatar evasão escolar, acompanhar trabalho diário do aluno, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, produzir material didático, listar fontes de pesquisa para o aluno, propor trabalhos e atividades, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, trocar experiências com os pares e especialistas, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, analisar material didático e paradidático, revisar conteúdos, aplicar instrumentos diversos de avaliação, preparar o cronograma dos eventos, comunicar-se com diferentes faixas etárias, convencionar regras de convivência, divulgar a produção da escola na comunidade, propor situações-problema aos alunos, empregar atividades de recuperação paralela, propor atividades de comunicação oral ao aluno, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, estabelecer estratégias de avaliação, proceder com criatividade, criar material didático, apresentar relatórios às autoridades competentes, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, instruir os alunos para participar dos eventos, registrar aulas previstas e dadas, discutir o conteúdo científico com os alunos, relacionar os conteúdos aos temas transversais, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, divulgar os eventos da escola, sugerir objetivos gerais e específicos, sugerir metodologias de ensino, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, contatar instituições para viabilização de atividades, planejar as atividades periódicas da área, estabelecer cronograma de atividades, expressar-se em vários níveis de linguagem, atuar em reuniões periódicas de planejamento, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, divulgar os trabalhos dos alunos, registrar frequência dos alunos, atuar em reuniões de professores, anotar ocorrências anômalas, opinar sobre propostas pedagógicas, manter vínculos afetivos com os alunos, proceder com clareza, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, consultar legislação educacional, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, organizar visitas a espaços culturais, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, dialogar com os alunos, adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe - classes multisseriadas, registrar conteúdos e atividades ministrados, apresentar capacidade de trabalho em equipe, preencher fichas descritivas, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, registrar conceitos e notas dos alunos, determinar objetivo da aula, monitorar trabalhos em grupo, trabalhar conceitos de família e cidadania, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, definir estratégias de ensino, fixar objetivos de avaliação, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, notificar os pais sobre a situação dos alunos, exercer autoridade com critério, preparar instrumentos para registro do evento.