CBO 2312-05 - Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)
O profissional no cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05 ministra aulas de educação escolar de ensino fundamental, para jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores do currículo.
Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Implementa atividades para incentivar convivência e interação social Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Registra informações do processo educacional Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)
O Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e características individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos, define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e avaliação.
Programa atividades e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas, definindo a extensão e a profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as áreas do conhecimento – Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza, a maturidade e o tempo de aprendizado individual, e a diversidade das turmas Define objetivos e estratégias de ensino.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Ministra aulas para jovens e adultos, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes e valores.
Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores (a cultura, o trabalho e o tempo) do currículo Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências humanas e da natureza, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, codificação e simbolização, e temáticas coletivas Organiza atividades - educativas, culturais e sociais – extraclasse.
Acompanha eventos em espaços extraescolares, tais como visitas, palestras e olimpíadas estudantis Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação.
Analisa o resultado das avaliações e elabora relatório Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades de reforço e revisando conteúdos.
Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Elabora documentos, como registros de conteúdos e atividades, relato de observação e participação em eventos extraclasse, resultados de avaliações, aproveitamento e frequência, e relatórios Zela pelo cumprimento de prazos e fidedignidade das informações.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo informações com assertividade, objetividade e imparcialidade Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento às normas internas e externas Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos.
Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e temas transversais e interdisciplinares.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Realiza pesquisas didático-pedagógicas, sobre práticas e metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas na Educação de Jovens e Adultos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2312-05 deve atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, efetuar registros burocráticos pedagógicos, participar na elaboração do projeto pedagógico, comunicar-se, preparar aulas, ministrar aulas, avaliar os alunos, demonstrar competências pessoais, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-05
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05
Um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve dominar a modalidade escrita da língua, organizar visitas a espaços culturais, notificar os pais sobre a situação dos alunos, traçar os objetivos dos eventos, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, anotar ocorrências anômalas, fixar objetivos de avaliação, preparar instrumentos para registro do evento, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, trabalhar conceitos de família e cidadania, estabelecer cronograma de atividades, manter vínculos afetivos com os alunos, escolher temas para reuniões, divulgar os eventos da escola, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, propor atividades de comunicação oral ao aluno, definir temas transversais e interdisciplinares, criar material didático, sugerir metodologias de ensino, criar atividade paralela de reforço, programar pauta das reuniões, atualizar-se, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, apresentar relatórios às autoridades competentes, organizar palestras, proceder com ética e moral, sugerir formas para qualificação do docente, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, preparar o cronograma dos eventos, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, propor trabalhos e atividades, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, registrar aulas previstas e dadas, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, contatar instituições para viabilização de atividades, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, corrigir trabalhos dos alunos, selecionar material didático, empregar atividades de recuperação paralela, expressar-se em vários níveis de linguagem, atuar em reuniões de professores, acompanhar trabalho diário do aluno, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe - classes multisseriadas, estabelecer conteúdos mínimos por série, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, sugerir projetos para a comunidade escolar, analisar material didático e paradidático, discutir o conteúdo científico com os alunos, dialogar com os alunos, pesquisar material didático e paradidático, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, relatar evasão escolar, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, proceder com criatividade, preencher fichas descritivas, atuar em reuniões periódicas de planejamento, opinar sobre propostas pedagógicas, formar grupos para atuação nos eventos, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, interagir com a comunidade escolar, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, sugerir objetivos gerais e específicos, revisar conteúdos, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, planejar as atividades periódicas da área, proceder com clareza, produzir material didático, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, preparar roteiro de observação para os alunos, aplicar instrumentos diversos de avaliação, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, registrar conceitos e notas dos alunos, propor situações-problema aos alunos, exercer autoridade com critério, monitorar trabalhos em grupo, registrar conteúdos e atividades ministrados, comunicar-se com diferentes faixas etárias, instruir os alunos para participar dos eventos, apresentar capacidade de trabalho em equipe, redigir relatório sobre alunos com problemas, trocar experiências com os pares e especialistas, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, divulgar a produção da escola na comunidade, ajustar planejamento a classe, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, listar fontes de pesquisa para o aluno, estabelecer estratégias de avaliação, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, relacionar os conteúdos aos temas transversais, convencionar regras de convivência, determinar objetivo da aula, consultar legislação educacional, definir estratégias de ensino, definir metodologias de ensino, orientar o aluno para atitudes de convívio social, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, registrar frequência dos alunos, divulgar os trabalhos dos alunos.