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CBO 2312-05 - Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

O profissional no cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05 ministra aulas de educação escolar de ensino fundamental, para jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores do currículo.

Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Implementa atividades para incentivar convivência e interação social Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Registra informações do processo educacional Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)

O Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e características individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos, define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e avaliação.

Programa atividades e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas, definindo a extensão e a profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as áreas do conhecimento – Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza, a maturidade e o tempo de aprendizado individual, e a diversidade das turmas Define objetivos e estratégias de ensino.

Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Ministra aulas para jovens e adultos, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores (a cultura, o trabalho e o tempo) do currículo Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências humanas e da natureza, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, codificação e simbolização, e temáticas coletivas Organiza atividades - educativas, culturais e sociais – extraclasse.

Acompanha eventos em espaços extraescolares, tais como visitas, palestras e olimpíadas estudantis Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação.

Analisa o resultado das avaliações e elabora relatório Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades de reforço e revisando conteúdos.

Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Elabora documentos, como registros de conteúdos e atividades, relato de observação e participação em eventos extraclasse, resultados de avaliações, aproveitamento e frequência, e relatórios Zela pelo cumprimento de prazos e fidedignidade das informações.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo informações com assertividade, objetividade e imparcialidade Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento às normas internas e externas Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos.

Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e temas transversais e interdisciplinares.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado Realiza pesquisas didático-pedagógicas, sobre práticas e metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas na Educação de Jovens e Adultos.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2312-05 deve comunicar-se, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, participar na elaboração do projeto pedagógico, efetuar registros burocráticos pedagógicos, ministrar aulas, demonstrar competências pessoais, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, preparar aulas, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, avaliar os alunos.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-05

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Atividades exercidas por um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05

Um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve sugerir formas para qualificação do docente, ajustar planejamento a classe, formar grupos para atuação nos eventos, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, programar pauta das reuniões, opinar sobre propostas pedagógicas, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, selecionar material didático, definir estratégias de ensino, exercer autoridade com critério, preencher fichas descritivas, divulgar os trabalhos dos alunos, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, estabelecer estratégias de avaliação, propor situações-problema aos alunos, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, escolher temas para reuniões, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, traçar os objetivos dos eventos, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, definir metodologias de ensino, redigir relatório sobre alunos com problemas, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, expressar-se em vários níveis de linguagem, registrar frequência dos alunos, determinar objetivo da aula, analisar material didático e paradidático, preparar o cronograma dos eventos, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, preparar instrumentos para registro do evento, revisar conteúdos, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, trocar experiências com os pares e especialistas, notificar os pais sobre a situação dos alunos, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, discutir o conteúdo científico com os alunos, dialogar com os alunos, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, criar atividade paralela de reforço, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, preparar roteiro de observação para os alunos, contatar instituições para viabilização de atividades, apresentar relatórios às autoridades competentes, divulgar os eventos da escola, adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe - classes multisseriadas, consultar legislação educacional, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, atualizar-se, propor trabalhos e atividades, estabelecer conteúdos mínimos por série, trabalhar conceitos de família e cidadania, sugerir objetivos gerais e específicos, atuar em reuniões de professores, atuar em reuniões periódicas de planejamento, relatar evasão escolar, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, corrigir trabalhos dos alunos, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, acompanhar trabalho diário do aluno, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, pesquisar material didático e paradidático, propor atividades de comunicação oral ao aluno, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, planejar as atividades periódicas da área, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, registrar aulas previstas e dadas, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, proceder com criatividade, sugerir projetos para a comunidade escolar, sugerir metodologias de ensino, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, apresentar capacidade de trabalho em equipe, monitorar trabalhos em grupo, listar fontes de pesquisa para o aluno, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, organizar visitas a espaços culturais, divulgar a produção da escola na comunidade, estabelecer cronograma de atividades, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, empregar atividades de recuperação paralela, aplicar instrumentos diversos de avaliação, convencionar regras de convivência, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, instruir os alunos para participar dos eventos, registrar conceitos e notas dos alunos, anotar ocorrências anômalas, interagir com a comunidade escolar, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, organizar palestras, produzir material didático, manter vínculos afetivos com os alunos, proceder com clareza, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, relacionar os conteúdos aos temas transversais, definir temas transversais e interdisciplinares, orientar o aluno para atitudes de convívio social, criar material didático, dominar a modalidade escrita da língua, registrar conteúdos e atividades ministrados, fixar objetivos de avaliação, comunicar-se com diferentes faixas etárias, proceder com ética e moral.

Cargos e salários CBO 2312-05 - Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

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