CBO 2312-05 - Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)
O profissional no cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05 ministra aulas de educação escolar de ensino fundamental, para jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores do currículo.
Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Implementa atividades para incentivar convivência e interação social Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Registra informações do processo educacional Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)
O Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e características individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos, define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e avaliação.
Programa atividades e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas, definindo a extensão e a profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as áreas do conhecimento – Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza, a maturidade e o tempo de aprendizado individual, e a diversidade das turmas Define objetivos e estratégias de ensino.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Ministra aulas para jovens e adultos, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes e valores.
Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores (a cultura, o trabalho e o tempo) do currículo Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências humanas e da natureza, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, codificação e simbolização, e temáticas coletivas Organiza atividades - educativas, culturais e sociais – extraclasse.
Acompanha eventos em espaços extraescolares, tais como visitas, palestras e olimpíadas estudantis Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação.
Analisa o resultado das avaliações e elabora relatório Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades de reforço e revisando conteúdos.
Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Elabora documentos, como registros de conteúdos e atividades, relato de observação e participação em eventos extraclasse, resultados de avaliações, aproveitamento e frequência, e relatórios Zela pelo cumprimento de prazos e fidedignidade das informações.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo informações com assertividade, objetividade e imparcialidade Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento às normas internas e externas Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos.
Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e temas transversais e interdisciplinares.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Realiza pesquisas didático-pedagógicas, sobre práticas e metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas na Educação de Jovens e Adultos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2312-05 deve avaliar os alunos, efetuar registros burocráticos pedagógicos, comunicar-se, ministrar aulas, demonstrar competências pessoais, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, preparar aulas, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, participar na elaboração do projeto pedagógico.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-05
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05
Um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, sugerir projetos para a comunidade escolar, expressar-se em vários níveis de linguagem, planejar as atividades periódicas da área, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, atualizar-se, apresentar capacidade de trabalho em equipe, organizar visitas a espaços culturais, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, atuar em reuniões de professores, manter vínculos afetivos com os alunos, trabalhar conceitos de família e cidadania, ajustar planejamento a classe, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, orientar o aluno para atitudes de convívio social, propor situações-problema aos alunos, sugerir formas para qualificação do docente, registrar conteúdos e atividades ministrados, proceder com criatividade, definir temas transversais e interdisciplinares, empregar atividades de recuperação paralela, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, preencher fichas descritivas, acompanhar trabalho diário do aluno, exercer autoridade com critério, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, anotar ocorrências anômalas, registrar conceitos e notas dos alunos, notificar os pais sobre a situação dos alunos, preparar instrumentos para registro do evento, monitorar trabalhos em grupo, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, revisar conteúdos, opinar sobre propostas pedagógicas, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, selecionar material didático, pesquisar material didático e paradidático, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, interagir com a comunidade escolar, produzir material didático, traçar os objetivos dos eventos, estabelecer cronograma de atividades, proceder com ética e moral, registrar aulas previstas e dadas, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, criar material didático, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, analisar material didático e paradidático, estabelecer estratégias de avaliação, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, definir metodologias de ensino, escolher temas para reuniões, propor trabalhos e atividades, listar fontes de pesquisa para o aluno, trocar experiências com os pares e especialistas, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, organizar palestras, dialogar com os alunos, preparar roteiro de observação para os alunos, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, contatar instituições para viabilização de atividades, sugerir objetivos gerais e específicos, relatar evasão escolar, fixar objetivos de avaliação, proceder com clareza, adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe - classes multisseriadas, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, criar atividade paralela de reforço, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, convencionar regras de convivência, propor atividades de comunicação oral ao aluno, apresentar relatórios às autoridades competentes, sugerir metodologias de ensino, dominar a modalidade escrita da língua, corrigir trabalhos dos alunos, relacionar os conteúdos aos temas transversais, divulgar os eventos da escola, formar grupos para atuação nos eventos, atuar em reuniões periódicas de planejamento, determinar objetivo da aula, registrar frequência dos alunos, preparar o cronograma dos eventos, discutir o conteúdo científico com os alunos, divulgar a produção da escola na comunidade, estabelecer conteúdos mínimos por série, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, definir estratégias de ensino, comunicar-se com diferentes faixas etárias, instruir os alunos para participar dos eventos, programar pauta das reuniões, divulgar os trabalhos dos alunos, consultar legislação educacional, aplicar instrumentos diversos de avaliação, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, redigir relatório sobre alunos com problemas, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem.