CBO 2312-10 - Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)
O profissional no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.
Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.
Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2312-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)
O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.
Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.
Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.
Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.
Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.
Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.
Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.
Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2312-10 deve atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, preparar aulas, ministrar aulas, efetuar registros burocráticos pedagógicos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, avaliar os alunos, participar na elaboração do projeto pedagógico, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-10
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10
Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve proceder com criatividade, atuar em reuniões periódicas de planejamento, definir metodologias de ensino, fixar objetivos de avaliação, preencher fichas descritivas, trocar experiências com os pares e especialistas, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, comunicar-se com diferentes faixas etárias, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, redigir relatório sobre alunos com problemas, estabelecer conteúdos mínimos por série, definir estratégias de ensino, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, planejar as atividades periódicas da área, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, determinar objetivo da aula, listar fontes de pesquisa para o aluno, revisar conteúdos, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, dominar a modalidade escrita da língua, sugerir formas para qualificação do docente, registrar frequência dos alunos, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, criar atividade paralela de reforço, exercer autoridade com critério, pesquisar material didático e paradidático, proceder com ética e moral, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, discutir o conteúdo científico com os alunos, atuar em reuniões de professores, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, atuar em reuniões de pais, registrar conteúdos e atividades ministrados, organizar palestras, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, atualizar-se, dialogar com os alunos, estabelecer cronograma de atividades, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, consultar legislação educacional, divulgar a produção da escola na comunidade, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, definir temas transversais e interdisciplinares, contatar instituições para viabilização de atividades, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, anotar ocorrências anômalas, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, registrar conceitos e notas dos alunos, preparar o cronograma dos eventos, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, escolher temas para reuniões, sugerir projetos para a comunidade escolar, opinar sobre propostas pedagógicas, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, criar material didático, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, analisar material didático e paradidático, apresentar relatórios às autoridades competentes, interagir com a comunidade escolar, sugerir objetivos gerais e específicos, organizar visitas a espaços culturais, empregar atividades de recuperação paralela, propor situações-problema aos alunos, divulgar os eventos da escola, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, trabalhar conceitos de família e cidadania, orientar o aluno para atitudes de convívio social, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, apresentar capacidade de trabalho em equipe, manter vínculos afetivos com os alunos, programar pauta das reuniões, convencionar regras de convivência, definir critérios de avaliação, acompanhar trabalho diário do aluno, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, discutir conceitos de religiosidade, sugerir metodologias de ensino, relacionar os conteúdos aos temas transversais, expressar-se em vários níveis de linguagem, registrar aulas previstas e dadas, aplicar instrumentos diversos de avaliação, monitorar trabalhos em grupo, ajustar planejamento a classe, conversar com os pais dos alunos, relatar evasão escolar, selecionar material didático, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, preparar instrumentos para registro do evento, estabelecer estratégias de avaliação, notificar os pais sobre a situação dos alunos, propor atividades de comunicação oral ao aluno, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, proceder com clareza, instruir os alunos para participar dos eventos, formar grupos para atuação nos eventos, propor trabalhos e atividades, traçar os objetivos dos eventos, produzir material didático, divulgar os trabalhos dos alunos, preparar roteiro de observação para os alunos, corrigir trabalhos dos alunos, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações.