CBO 2312-10 - Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)
O profissional no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.
Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.
Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2312-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)
O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.
Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.
Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.
Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.
Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.
Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.
Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.
Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2312-10 deve participar na elaboração do projeto pedagógico, preparar aulas, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, ministrar aulas, avaliar os alunos, efetuar registros burocráticos pedagógicos, comunicar-se, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-10
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10
Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve instruir os alunos para participar dos eventos, registrar conteúdos e atividades ministrados, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, comunicar-se com diferentes faixas etárias, consultar legislação educacional, definir critérios de avaliação, proceder com ética e moral, conversar com os pais dos alunos, determinar objetivo da aula, discutir conceitos de religiosidade, acompanhar trabalho diário do aluno, propor trabalhos e atividades, atuar em reuniões de pais, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, definir estratégias de ensino, atuar em reuniões de professores, produzir material didático, divulgar os trabalhos dos alunos, formar grupos para atuação nos eventos, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, opinar sobre propostas pedagógicas, preparar instrumentos para registro do evento, criar atividade paralela de reforço, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, convencionar regras de convivência, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, manter vínculos afetivos com os alunos, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, preparar roteiro de observação para os alunos, planejar as atividades periódicas da área, escolher temas para reuniões, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, registrar aulas previstas e dadas, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, estabelecer conteúdos mínimos por série, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, dominar a modalidade escrita da língua, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, sugerir metodologias de ensino, trocar experiências com os pares e especialistas, exercer autoridade com critério, trabalhar conceitos de família e cidadania, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, apresentar relatórios às autoridades competentes, criar material didático, divulgar os eventos da escola, expressar-se em vários níveis de linguagem, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, dialogar com os alunos, traçar os objetivos dos eventos, preencher fichas descritivas, ajustar planejamento a classe, propor atividades de comunicação oral ao aluno, organizar visitas a espaços culturais, registrar conceitos e notas dos alunos, estabelecer estratégias de avaliação, corrigir trabalhos dos alunos, programar pauta das reuniões, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, notificar os pais sobre a situação dos alunos, sugerir projetos para a comunidade escolar, selecionar material didático, sugerir formas para qualificação do docente, proceder com criatividade, anotar ocorrências anômalas, pesquisar material didático e paradidático, analisar material didático e paradidático, estabelecer cronograma de atividades, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, sugerir objetivos gerais e específicos, relatar evasão escolar, apresentar capacidade de trabalho em equipe, monitorar trabalhos em grupo, definir temas transversais e interdisciplinares, atuar em reuniões periódicas de planejamento, interagir com a comunidade escolar, revisar conteúdos, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, aplicar instrumentos diversos de avaliação, discutir o conteúdo científico com os alunos, registrar frequência dos alunos, definir metodologias de ensino, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, atualizar-se, empregar atividades de recuperação paralela, orientar o aluno para atitudes de convívio social, propor situações-problema aos alunos, preparar o cronograma dos eventos, redigir relatório sobre alunos com problemas, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, divulgar a produção da escola na comunidade, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, contatar instituições para viabilização de atividades, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, proceder com clareza, listar fontes de pesquisa para o aluno, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, organizar palestras, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, fixar objetivos de avaliação, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, relacionar os conteúdos aos temas transversais.