CBO 2312-10 - Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)
O profissional no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.
Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.
Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2312-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)
O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.
Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.
Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.
Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.
Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.
Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.
Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.
Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2312-10 deve avaliar os alunos, ministrar aulas, demonstrar competências pessoais, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, preparar aulas, participar na elaboração do projeto pedagógico, comunicar-se, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, efetuar registros burocráticos pedagógicos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-10
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10
Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, estabelecer estratégias de avaliação, preparar instrumentos para registro do evento, definir estratégias de ensino, interagir com a comunidade escolar, ajustar planejamento a classe, escolher temas para reuniões, dialogar com os alunos, revisar conteúdos, traçar os objetivos dos eventos, dominar a modalidade escrita da língua, atualizar-se, atuar em reuniões de pais, pesquisar material didático e paradidático, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, orientar o aluno para atitudes de convívio social, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, opinar sobre propostas pedagógicas, proceder com criatividade, produzir material didático, definir temas transversais e interdisciplinares, contatar instituições para viabilização de atividades, anotar ocorrências anômalas, atuar em reuniões periódicas de planejamento, preparar o cronograma dos eventos, atuar em reuniões de professores, apresentar relatórios às autoridades competentes, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, sugerir formas para qualificação do docente, comunicar-se com diferentes faixas etárias, discutir o conteúdo científico com os alunos, planejar as atividades periódicas da área, sugerir metodologias de ensino, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, exercer autoridade com critério, formar grupos para atuação nos eventos, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, registrar aulas previstas e dadas, criar atividade paralela de reforço, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, acompanhar trabalho diário do aluno, propor atividades de comunicação oral ao aluno, conversar com os pais dos alunos, apresentar capacidade de trabalho em equipe, aplicar instrumentos diversos de avaliação, divulgar a produção da escola na comunidade, monitorar trabalhos em grupo, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, criar material didático, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, listar fontes de pesquisa para o aluno, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, sugerir projetos para a comunidade escolar, trabalhar conceitos de família e cidadania, proceder com ética e moral, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, convencionar regras de convivência, programar pauta das reuniões, registrar conceitos e notas dos alunos, sugerir objetivos gerais e específicos, preparar roteiro de observação para os alunos, analisar material didático e paradidático, notificar os pais sobre a situação dos alunos, preencher fichas descritivas, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, registrar frequência dos alunos, manter vínculos afetivos com os alunos, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, divulgar os eventos da escola, trocar experiências com os pares e especialistas, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, expressar-se em vários níveis de linguagem, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, proceder com clareza, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, discutir conceitos de religiosidade, relacionar os conteúdos aos temas transversais, organizar palestras, propor trabalhos e atividades, registrar conteúdos e atividades ministrados, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, consultar legislação educacional, fixar objetivos de avaliação, relatar evasão escolar, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, estabelecer cronograma de atividades, definir critérios de avaliação, determinar objetivo da aula, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, redigir relatório sobre alunos com problemas, empregar atividades de recuperação paralela, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, estabelecer conteúdos mínimos por série, definir metodologias de ensino, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, corrigir trabalhos dos alunos, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, organizar visitas a espaços culturais, divulgar os trabalhos dos alunos, propor situações-problema aos alunos, selecionar material didático, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, instruir os alunos para participar dos eventos, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais.