CBO 2312-10 - Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)
O profissional no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.
Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.
Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2312-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)
O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.
Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.
Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.
Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.
Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.
Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.
Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.
Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2312-10 deve organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, participar na elaboração do projeto pedagógico, preparar aulas, comunicar-se, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, efetuar registros burocráticos pedagógicos, ministrar aulas, demonstrar competências pessoais, avaliar os alunos, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-10
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10
Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve aplicar instrumentos diversos de avaliação, atuar em reuniões de pais, apresentar relatórios às autoridades competentes, dialogar com os alunos, determinar objetivo da aula, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, organizar palestras, discutir o conteúdo científico com os alunos, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, acompanhar trabalho diário do aluno, empregar atividades de recuperação paralela, divulgar a produção da escola na comunidade, divulgar os trabalhos dos alunos, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, formar grupos para atuação nos eventos, definir metodologias de ensino, registrar conceitos e notas dos alunos, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, redigir relatório sobre alunos com problemas, orientar o aluno para atitudes de convívio social, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, trabalhar conceitos de família e cidadania, opinar sobre propostas pedagógicas, preparar instrumentos para registro do evento, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, pesquisar material didático e paradidático, expressar-se em vários níveis de linguagem, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, sugerir formas para qualificação do docente, atualizar-se, programar pauta das reuniões, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, consultar legislação educacional, atuar em reuniões de professores, registrar conteúdos e atividades ministrados, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, escolher temas para reuniões, propor situações-problema aos alunos, relatar evasão escolar, preencher fichas descritivas, dominar a modalidade escrita da língua, contatar instituições para viabilização de atividades, atuar em reuniões periódicas de planejamento, anotar ocorrências anômalas, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, estabelecer cronograma de atividades, listar fontes de pesquisa para o aluno, estabelecer estratégias de avaliação, conversar com os pais dos alunos, produzir material didático, interagir com a comunidade escolar, sugerir objetivos gerais e específicos, criar material didático, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, sugerir projetos para a comunidade escolar, organizar visitas a espaços culturais, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, revisar conteúdos, proceder com clareza, relacionar os conteúdos aos temas transversais, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, preparar o cronograma dos eventos, proceder com criatividade, planejar as atividades periódicas da área, definir temas transversais e interdisciplinares, discutir conceitos de religiosidade, ajustar planejamento a classe, sugerir metodologias de ensino, registrar frequência dos alunos, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, comunicar-se com diferentes faixas etárias, definir critérios de avaliação, monitorar trabalhos em grupo, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, instruir os alunos para participar dos eventos, selecionar material didático, definir estratégias de ensino, apresentar capacidade de trabalho em equipe, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, propor trabalhos e atividades, criar atividade paralela de reforço, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, preparar roteiro de observação para os alunos, registrar aulas previstas e dadas, divulgar os eventos da escola, propor atividades de comunicação oral ao aluno, manter vínculos afetivos com os alunos, proceder com ética e moral, analisar material didático e paradidático, fixar objetivos de avaliação, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, estabelecer conteúdos mínimos por série, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, trocar experiências com os pares e especialistas, notificar os pais sobre a situação dos alunos, corrigir trabalhos dos alunos, exercer autoridade com critério, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, convencionar regras de convivência, traçar os objetivos dos eventos.