Algumas funcionalidades da busca estão disponíveis apenas com plano de acesso ativo. Veja os planos

CBO 2312-10 - Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

O profissional no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.

Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.

Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2312-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.

Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.

Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.

Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.

Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.

Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.

Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.

Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.

Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.

Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2312-10 deve participar na elaboração do projeto pedagógico, comunicar-se, preparar aulas, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, efetuar registros burocráticos pedagógicos, avaliar os alunos, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, ministrar aulas, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-10

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10

Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve apresentar capacidade de trabalho em equipe, orientar o aluno para atitudes de convívio social, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, proceder com clareza, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, relatar evasão escolar, definir metodologias de ensino, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, escolher temas para reuniões, preparar instrumentos para registro do evento, selecionar material didático, listar fontes de pesquisa para o aluno, sugerir objetivos gerais e específicos, fixar objetivos de avaliação, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, proceder com criatividade, atuar em reuniões de pais, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, planejar as atividades periódicas da área, expressar-se em vários níveis de linguagem, estabelecer estratégias de avaliação, divulgar a produção da escola na comunidade, traçar os objetivos dos eventos, estabelecer conteúdos mínimos por série, ajustar planejamento a classe, redigir relatório sobre alunos com problemas, instruir os alunos para participar dos eventos, interagir com a comunidade escolar, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, atuar em reuniões periódicas de planejamento, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, preparar roteiro de observação para os alunos, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, comunicar-se com diferentes faixas etárias, registrar conteúdos e atividades ministrados, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, estabelecer cronograma de atividades, trabalhar conceitos de família e cidadania, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, preencher fichas descritivas, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, monitorar trabalhos em grupo, proceder com ética e moral, criar material didático, discutir o conteúdo científico com os alunos, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, organizar palestras, divulgar os trabalhos dos alunos, formar grupos para atuação nos eventos, propor trabalhos e atividades, atualizar-se, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, registrar conceitos e notas dos alunos, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, corrigir trabalhos dos alunos, definir critérios de avaliação, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, convencionar regras de convivência, sugerir metodologias de ensino, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, produzir material didático, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, consultar legislação educacional, manter vínculos afetivos com os alunos, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, notificar os pais sobre a situação dos alunos, dialogar com os alunos, definir estratégias de ensino, programar pauta das reuniões, sugerir projetos para a comunidade escolar, preparar o cronograma dos eventos, criar atividade paralela de reforço, atuar em reuniões de professores, definir temas transversais e interdisciplinares, contatar instituições para viabilização de atividades, opinar sobre propostas pedagógicas, acompanhar trabalho diário do aluno, dominar a modalidade escrita da língua, pesquisar material didático e paradidático, conversar com os pais dos alunos, exercer autoridade com critério, revisar conteúdos, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, determinar objetivo da aula, divulgar os eventos da escola, trocar experiências com os pares e especialistas, analisar material didático e paradidático, registrar aulas previstas e dadas, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, propor situações-problema aos alunos, discutir conceitos de religiosidade, registrar frequência dos alunos, empregar atividades de recuperação paralela, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, organizar visitas a espaços culturais, aplicar instrumentos diversos de avaliação, relacionar os conteúdos aos temas transversais, apresentar relatórios às autoridades competentes, propor atividades de comunicação oral ao aluno, anotar ocorrências anômalas, sugerir formas para qualificação do docente, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno.

Cargos e salários CBO 2312-10 - Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Salário Professor Das Séries Iniciais Guarujá

Professor Das Séries Iniciais: Guarujá, SP

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Guarujá - SP, ganha entre 2.211 e 3.583 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 51 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Cuiabá

Professor Das Séries Iniciais: Cuiabá, MT

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 3.419 e 7.768 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 274 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Florianópolis

Professor Das Séries Iniciais: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 3.220 e 5.697 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 331 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Anápolis

Professor Das Séries Iniciais: Anápolis, GO

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Anápolis - GO, ganha entre 5.269 e 15.327 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 115 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais

Professor Das Séries Iniciais: Espírito Santo

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Espírito Santo, ganha entre 2.936 e 6.015 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 857 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais

Professor Das Séries Iniciais: Mato Grosso

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 3.024 e 6.116 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 642 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Sorocaba

Professor Das Séries Iniciais: Sorocaba, SP

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 2.976 e 5.575 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 195 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental)

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): Bahia

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando em Bahia, ganha entre 2.363 e 4.707 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 1.581 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) Campinas

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): Campinas, SP

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 5.588 e 15.256 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 393 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) Salvador

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): Salvador, BA

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.775 e 5.768 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 620 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) Goiânia

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): Goiânia, GO

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 8.582 e 26.780 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 704 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) Curitiba

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): Curitiba, PR

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.548 e 4.792 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 684 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) Campo Grande

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): Campo Grande, MS

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 3.823 e 9.277 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 335 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental)

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): Goiás

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando em Goiás, ganha entre 5.506 e 15.758 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 1.560 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental)

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): Minas Gerais

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.863 e 5.637 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 2.827 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) Belo Horizonte

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 3.012 e 5.849 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 718 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) Rio Branco

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): Rio Branco, AC

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando em Rio Branco - AC, ganha entre 2.731 e 4.988 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental)

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): São Paulo

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.807 e 7.886 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 16.895 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.