CBO 2312-10 - Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)
O profissional no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.
Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.
Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2312-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)
O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.
Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.
Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.
Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.
Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.
Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.
Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.
Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2312-10 deve organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, avaliar os alunos, efetuar registros burocráticos pedagógicos, demonstrar competências pessoais, preparar aulas, comunicar-se, ministrar aulas, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, participar na elaboração do projeto pedagógico.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-10
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10
Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve atuar em reuniões de pais, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, organizar visitas a espaços culturais, anotar ocorrências anômalas, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, registrar conteúdos e atividades ministrados, sugerir projetos para a comunidade escolar, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, aplicar instrumentos diversos de avaliação, atualizar-se, revisar conteúdos, preencher fichas descritivas, divulgar a produção da escola na comunidade, definir temas transversais e interdisciplinares, preparar o cronograma dos eventos, pesquisar material didático e paradidático, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, propor situações-problema aos alunos, conversar com os pais dos alunos, sugerir objetivos gerais e específicos, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, sugerir metodologias de ensino, determinar objetivo da aula, sugerir formas para qualificação do docente, dominar a modalidade escrita da língua, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, discutir o conteúdo científico com os alunos, contatar instituições para viabilização de atividades, trabalhar conceitos de família e cidadania, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, registrar aulas previstas e dadas, consultar legislação educacional, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, apresentar capacidade de trabalho em equipe, estabelecer cronograma de atividades, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, preparar instrumentos para registro do evento, dialogar com os alunos, orientar o aluno para atitudes de convívio social, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, definir critérios de avaliação, proceder com criatividade, divulgar os trabalhos dos alunos, definir estratégias de ensino, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, expressar-se em vários níveis de linguagem, traçar os objetivos dos eventos, discutir conceitos de religiosidade, divulgar os eventos da escola, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, exercer autoridade com critério, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, planejar as atividades periódicas da área, manter vínculos afetivos com os alunos, produzir material didático, empregar atividades de recuperação paralela, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, relatar evasão escolar, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, ajustar planejamento a classe, opinar sobre propostas pedagógicas, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, interagir com a comunidade escolar, corrigir trabalhos dos alunos, definir metodologias de ensino, apresentar relatórios às autoridades competentes, estabelecer conteúdos mínimos por série, criar material didático, convencionar regras de convivência, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, selecionar material didático, proceder com ética e moral, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, programar pauta das reuniões, instruir os alunos para participar dos eventos, atuar em reuniões periódicas de planejamento, registrar conceitos e notas dos alunos, relacionar os conteúdos aos temas transversais, formar grupos para atuação nos eventos, listar fontes de pesquisa para o aluno, analisar material didático e paradidático, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, monitorar trabalhos em grupo, preparar roteiro de observação para os alunos, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, proceder com clareza, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, propor trabalhos e atividades, notificar os pais sobre a situação dos alunos, atuar em reuniões de professores, comunicar-se com diferentes faixas etárias, organizar palestras, registrar frequência dos alunos, estabelecer estratégias de avaliação, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, criar atividade paralela de reforço, acompanhar trabalho diário do aluno, escolher temas para reuniões, fixar objetivos de avaliação, trocar experiências com os pares e especialistas, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, redigir relatório sobre alunos com problemas, propor atividades de comunicação oral ao aluno.