CBO 2312-10 - Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)
O profissional no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.
Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.
Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2312-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)
O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.
Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.
Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.
Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.
Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.
Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.
Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.
Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2312-10 deve participar na elaboração do projeto pedagógico, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, demonstrar competências pessoais, preparar aulas, ministrar aulas, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, avaliar os alunos, efetuar registros burocráticos pedagógicos, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-10
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10
Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve notificar os pais sobre a situação dos alunos, sugerir projetos para a comunidade escolar, criar atividade paralela de reforço, proceder com ética e moral, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, listar fontes de pesquisa para o aluno, determinar objetivo da aula, organizar visitas a espaços culturais, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, estabelecer conteúdos mínimos por série, trocar experiências com os pares e especialistas, produzir material didático, atualizar-se, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, definir temas transversais e interdisciplinares, analisar material didático e paradidático, aplicar instrumentos diversos de avaliação, programar pauta das reuniões, propor trabalhos e atividades, propor situações-problema aos alunos, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, planejar as atividades periódicas da área, exercer autoridade com critério, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, divulgar os trabalhos dos alunos, definir metodologias de ensino, sugerir formas para qualificação do docente, proceder com criatividade, ajustar planejamento a classe, atuar em reuniões periódicas de planejamento, manter vínculos afetivos com os alunos, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, proceder com clareza, orientar o aluno para atitudes de convívio social, formar grupos para atuação nos eventos, empregar atividades de recuperação paralela, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, preencher fichas descritivas, definir estratégias de ensino, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, divulgar os eventos da escola, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, estabelecer estratégias de avaliação, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, dominar a modalidade escrita da língua, organizar palestras, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, comunicar-se com diferentes faixas etárias, relacionar os conteúdos aos temas transversais, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, traçar os objetivos dos eventos, instruir os alunos para participar dos eventos, divulgar a produção da escola na comunidade, sugerir objetivos gerais e específicos, anotar ocorrências anômalas, atuar em reuniões de professores, acompanhar trabalho diário do aluno, atuar em reuniões de pais, consultar legislação educacional, dialogar com os alunos, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, registrar conceitos e notas dos alunos, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, convencionar regras de convivência, opinar sobre propostas pedagógicas, monitorar trabalhos em grupo, contatar instituições para viabilização de atividades, relatar evasão escolar, sugerir metodologias de ensino, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, registrar frequência dos alunos, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, definir critérios de avaliação, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, trabalhar conceitos de família e cidadania, criar material didático, corrigir trabalhos dos alunos, preparar o cronograma dos eventos, revisar conteúdos, interagir com a comunidade escolar, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, conversar com os pais dos alunos, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, escolher temas para reuniões, redigir relatório sobre alunos com problemas, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, pesquisar material didático e paradidático, apresentar relatórios às autoridades competentes, preparar instrumentos para registro do evento, registrar aulas previstas e dadas, fixar objetivos de avaliação, discutir o conteúdo científico com os alunos, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, discutir conceitos de religiosidade, apresentar capacidade de trabalho em equipe, registrar conteúdos e atividades ministrados, selecionar material didático, preparar roteiro de observação para os alunos, expressar-se em vários níveis de linguagem, propor atividades de comunicação oral ao aluno, estabelecer cronograma de atividades.