CBO 2313-05 - Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O profissional no cargo de Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental CBO 2313-05 ministra aulas de ciências (da área de conhecimento de ciências da natureza) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Propõe atividades e temas de ciências relacionados à realidade atual, ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Estimula a criatividade dos alunos, a busca pela solução de problemas e o trabalho em grupo Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios e aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação Registra informações das atividades desenvolvidas.
Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2313-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental
O Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental CBO 2313-05 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos em relação às ciências Estabelece os objetivos e define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Pode aplicar tecnologias educacionais, tais como jogos, animações e simuladores com conteúdos relacionados às ciências Define atividades extraclasse.
Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Define objetivos das aulas.
Seleciona conteúdos formativos, definindo a extensão e a profundidade da abordagem Ministra aulas de ciências (da área de conhecimento de ciências da natureza) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Define metodologias de ensino e propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos programáticos, temas transversais, atitudes, princípios e valores.
Propõe temas e atividades contextualizadas com a realidade atual e relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Estimula a criatividade dos alunos e a busca pela solução de problemas Incentiva o trabalho em grupos, para realizarem debates, buscarem mais informações, encontrarem solução de problemas e formularem novas questões.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.
Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura e temáticas coletivas.
Implementa orientações e conceitos básicos referentes aos cuidados com o meio ambiente e à responsabilidade de cada pessoa na sua preservação Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, como participação em feiras de ciências, visitas a exposições interativas na área de ciências, entre outros.
Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais – extraclasse, de forma articulada com outros professores Elabora documentos referentes às práticas escolares, como diário de classe, planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação.
Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências da natureza Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2313-05 deve estudar, promover a educação dos alunos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, demonstrar competências pessoais, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, planejar cursos, aulas e atividades escolares, comunicar-se, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-05
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental CBO 2313-05
Um Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental (ou sinônimo) deve sistematizar o conhecimento, preencher diário de classe, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, empregar recursos e procedimentos didáticos, prever recursos materiais e didáticos, demonstrar pontualidade e assiduidade, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, consultar legislação, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, respeitar os limites dos alunos, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, conviver com as idéias ou posições contrárias, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, definir processos e critérios de avaliação, debater projetos interdisciplinares com os alunos, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, propor opções para o horário de trabalho, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, propor regras comuns para comunidade escolar, colocar-se disponível para os alunos, demonstrar controle emocional, analisar o plano de gestão da escola, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, dialogar com a direção e coordenações da escola, aprender novas tecnologias, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, preencher formulários com notas e faltas, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, demonstrar solidariedade, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, organizar atividades comunitárias, demonstrar liderança, discutir projetos interdisciplinares com colegas, organizar a bibliografia, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, propor atividades culturais, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, agir eticamente, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, contextualizar os conhecimentos, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, registrar avaliações e resultados, listar material escolar básico, propor calendário de avaliação escrita, propor critérios para a composição das classes, registrar atividades culturais e pedagógicas, estimular a troca de conhecimento, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, determinar os objetivos do curso e da disciplina, construir relações de confiança com os alunos, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, demonstrar criatividade e iniciativa, elencar temas para projetos pedagógicos, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, criar situações múltiplas de aprendizagem, acompanhar as mudanças na área da educação, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, analisar a auto-avaliação dos alunos, selecionar os conteúdos, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, estabelecer as metodologias de ensino, participar da elaboração do plano de gestão da escola, revelar interesses multidisciplinares, ministrar aulas, orientar a auto-avaliação dos alunos, demonstrar capacidade de intervir na realidade, ler literatura específica da área de conhecimento, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, elaborar o projeto pedagógico, decodificar diferentes códigos e linguagens, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, propor estudos interdisciplinares, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, elaborar os instrumentos de avaliação, registrar atividades extracurriculares, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, assumir funções administrativo-pedagógicas, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, demonstrar capacidade de diálogo, trocar experiências com os professores através de reuniões, trabalhar em equipe, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, respeitar a heterogeneidade dos alunos, possibiltar a apropriação de conhecimentos, expressar-se com clareza, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, prever participação em eventos culturais e científicos, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, consultar bibliotecas.