CBO 2313-10 - Professor de educação artística do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O profissional no cargo de Professor de educação artística do ensino fundamental CBO 2313-10 ministra aulas de arte (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Instrui os alunos com técnicas para, transpondo o mundo ao seu redor, se expressarem por meio de artes visuais, dança, música, teatro, dentre outras manifestações artísticas.
Estimula a criatividade dos alunos, a busca pela solução de problemas e o trabalho em grupo Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios e aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação Registra informações das atividades desenvolvidas.
Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2313-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de educação artística do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de educação artística do ensino fundamental
O Professor de educação artística do ensino fundamental CBO 2313-10 planeja a prática pedagógica, identificando potencialidades individuais e coletivas de expressão artística Define conteúdo programático, situações de aprendizagem e estratégias de ensino e de avaliação.
Prepara e seleciona recursos para ensinar técnicas de desenho, pintura, escultura, artes digitais, fotografia, dança, interpretação teatral, música, dentre outras.
Define atividades extraclasse Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define objetivos das aulas.
Estabelece extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando a área do conhecimento, a diversidade da turma, e o interesse dos alunos.
Ministra aulas de arte (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos sociais e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Estimula a criatividade dos alunos e a busca pela solução de problemas Incentiva o trabalho em grupos, para reflexão sobre diversos temas, tais como problemas da sociedade contemporânea, arte, cultura e estética Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à percepção, à subjetividade, à criatividade e à apreciação de produção de arte de diversos gêneros.
Desenvolve as capacidades de expressão e de comunicação nas manifestações de arte e de apreciação das mais diferentes linguagens artísticas e culturais Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania e valores éticos e morais Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, como visitar exposições de arte, assistir peças de teatro, entre outras atividades.
Pode acessar museus pela Internet, permitindo que os alunos observem detalhes das obras de arte, dos artefatos expostos e da arquitetura dos espaços Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação.
Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de linguagens Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2313-10 deve avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, comunicar-se, estudar, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, planejar cursos, aulas e atividades escolares, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, demonstrar competências pessoais, promover a educação dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-10
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de educação artística do ensino fundamental CBO 2313-10
Um Professor de educação artística do ensino fundamental (ou sinônimo) deve sistematizar o conhecimento, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, registrar atividades extracurriculares, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, contextualizar os conhecimentos, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, propor opções para o horário de trabalho, participar da gestão escolar nos colegiados, realizar reuniões com os pais para orientação, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, analisar a auto-avaliação dos alunos, organizar a bibliografia, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, avaliar a frequência dos alunos, agir eticamente, propor estudos interdisciplinares, participar das assembléias escolares, ministrar aulas, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, propor critérios para a composição das classes, conviver com as idéias ou posições contrárias, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, dialogar com a direção e coordenações da escola, demonstrar solidariedade, listar material escolar básico, expressar-se com clareza, demonstrar criatividade e iniciativa, propor atividades culturais, colocar-se disponível para os alunos, empregar recursos e procedimentos didáticos, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, registrar atividades culturais e pedagógicas, demonstrar capacidade de diálogo, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, elaborar o projeto pedagógico, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, propor regras comuns para comunidade escolar, elencar temas para projetos pedagógicos, criar situações múltiplas de aprendizagem, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, elaborar os instrumentos de avaliação, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, preencher diário de classe, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, decodificar diferentes códigos e linguagens, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, determinar os objetivos do curso e da disciplina, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, estabelecer as metodologias de ensino, aprender novas tecnologias, selecionar os conteúdos, trabalhar em equipe, ler literatura específica da área de conhecimento, demonstrar controle emocional, estimular a troca de conhecimento, organizar atividades comunitárias, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, consultar legislação, debater projetos interdisciplinares com os alunos, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, possibiltar a apropriação de conhecimentos, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, consultar bibliotecas, assumir funções administrativo-pedagógicas, trocar experiências com os professores através de reuniões, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, orientar a auto-avaliação dos alunos, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, participar da elaboração do plano de gestão da escola, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, prever participação em eventos culturais e científicos, demonstrar capacidade de intervir na realidade, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, revelar interesses multidisciplinares, demonstrar liderança, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, registrar avaliações e resultados, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, analisar o plano de gestão da escola, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, discutir projetos interdisciplinares com colegas, demonstrar pontualidade e assiduidade, preencher formulários com notas e faltas, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, acompanhar as mudanças na área da educação, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, prever recursos materiais e didáticos, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, respeitar a heterogeneidade dos alunos, construir relações de confiança com os alunos, definir processos e critérios de avaliação, respeitar os limites dos alunos.