CBO 2313-15 - Professor de educação física do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O profissional no cargo de Professor de educação física do ensino fundamental CBO 2313-15 ministra aulas de educação física (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Instrui os alunos com técnicas de movimento do corpo e de expressão corporal - com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança – relacionadas aos campos da saúde, da educação e da formação, da cultura e do lazer.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas Pode organizar atividades extraclasse.
Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2313-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de educação física do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de educação física do ensino fundamental
O Professor de educação física do ensino fundamental CBO 2313-15 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos relacionadas ao movimento e à expressão corporal Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação.
Verifica a disponibilidade de espaços para as atividades e a conservação de materiais e recursos didáticos.
Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define objetivos das aulas.
Considera o interesse dos alunos e analisa a realidade da escola, das famílias e da comunidade ao redor da unidade escolar para, então, decidir quais conteúdos devem ser abordados e de qual maneira.
Ministra aulas de educação física (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Orienta a experimentação e a criação de diferentes jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Coloca, como objetos de conhecimento, as práticas de ginástica de condicionamento físico e de conscientização corporal.
Orienta as práticas de esportes de marca (como modalidades do atletismo), de rede/parede (como voleibol e tênis de mesa), de invasão (como basquetebol e futebol), entre outras Apresenta aos alunos as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos, demonstrando e estimulando danças, como as urbanas e de salão Propõe o estudo de lutas praticadas no país e no mundo.
Pode fazer uso de jogos eletrônicos, selecionando-os de acordo com as respectivas exigências corporais por eles colocadas Pode programar práticas corporais de aventuras urbanas e na natureza Promove a educação dos alunos no processo de construção de conhecimentos relativos às práticas de dimensão corporal, tais como coordenação motora fina e global, estruturação espacial e corporal, organização temporal, imagem, esquema corporal e lateralidade.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito às diferenças, às regras, à coletividade, à arte e à cultura Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos, e aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva e situações-problema Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, estimulando autoestima, autoconfiança, concentração e disciplina.
Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, para assistir a competições esportivas, visitar museu de futebol, conhecer danças folclóricas, entre outras finalidades Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, contribuindo na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação Realiza pesquisas relacionadas à utilização da expressão corporal como forma de linguagem.
Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2313-15 deve promover a educação dos alunos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, estudar, planejar cursos, aulas e atividades escolares, registrar práticas escolares de caráter pedagógico.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-15
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de educação física do ensino fundamental CBO 2313-15
Um Professor de educação física do ensino fundamental (ou sinônimo) deve empregar recursos e procedimentos didáticos, participar da elaboração do plano de gestão da escola, demonstrar capacidade de diálogo, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, demonstrar solidariedade, propor calendário de avaliação escrita, colocar-se disponível para os alunos, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, registrar avaliações e resultados, organizar atividades comunitárias, listar material escolar básico, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, aprender novas tecnologias, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, propor critérios para a composição das classes, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, preencher formulários com notas e faltas, acompanhar as mudanças na área da educação, trabalhar em equipe, ler literatura específica da área de conhecimento, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, debater projetos interdisciplinares com os alunos, demonstrar capacidade de intervir na realidade, criar situações múltiplas de aprendizagem, demonstrar liderança, estimular a troca de conhecimento, elaborar o projeto pedagógico, definir processos e critérios de avaliação, trocar experiências com os professores através de reuniões, registrar atividades culturais e pedagógicas, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, determinar os objetivos do curso e da disciplina, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, analisar a auto-avaliação dos alunos, decodificar diferentes códigos e linguagens, orientar a auto-avaliação dos alunos, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, revelar interesses multidisciplinares, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, elaborar os instrumentos de avaliação, discutir projetos interdisciplinares com colegas, consultar legislação, prever recursos materiais e didáticos, construir relações de confiança com os alunos, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, preencher diário de classe, conviver com as idéias ou posições contrárias, assumir funções administrativo-pedagógicas, propor opções para o horário de trabalho, propor atividades culturais, participar das assembléias escolares, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, sistematizar o conhecimento, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, demonstrar pontualidade e assiduidade, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, organizar a bibliografia, respeitar os limites dos alunos, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, dialogar com a direção e coordenações da escola, registrar atividades extracurriculares, prever participação em eventos culturais e científicos, propor regras comuns para comunidade escolar, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, agir eticamente, possibiltar a apropriação de conhecimentos, analisar o plano de gestão da escola, elencar temas para projetos pedagógicos, propor estudos interdisciplinares, demonstrar criatividade e iniciativa, avaliar a frequência dos alunos, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, consultar bibliotecas, estabelecer as metodologias de ensino, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, ministrar aulas, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, expressar-se com clareza, contextualizar os conhecimentos, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, demonstrar controle emocional, participar da gestão escolar nos colegiados, respeitar a heterogeneidade dos alunos, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, selecionar os conteúdos, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, realizar reuniões com os pais para orientação.