CBO 2313-20 - Professor de geografia do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O profissional no cargo de Professor de geografia do ensino fundamental CBO 2313-20 ministra aulas de geografia (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Orienta os alunos em interpretação e análise dos diferentes arranjos espaciais, sejam eles de origem natural, de origem social ou resultados da interação entre sociedade e natureza.
Busca desenvolver nos alunos o pensamento espacial, utilizando cartografia, iconografia, diferentes gêneros textuais e geotecnologias para resolução de problemas que envolvam informações geográficas Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.
Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2313-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de geografia do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de geografia do ensino fundamental
O Professor de geografia do ensino fundamental CBO 2313-20 planeja a prática pedagógica, estabelecendo os objetivos e definindo o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação Seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Pode utilizar recursos digitais - tais como lousa digital, óculos de realidade aumentada ou virtual, e jogos digitais com temas relacionados à geografia - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos.
Define atividades extraclasse Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define objetivos das aulas.
Seleciona conteúdos formativos, para apresentar modos diferenciados de entendimento do mundo e da diversidade social, ambiental e cultural que se tem nos espaços local, regional e mundial.
Ministra aulas de geografia (da área de conhecimento de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Define metodologias de ensino e propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Aborda temas que permitam ao estudante compreender a posição que ocupa no espaço, as interações da sociedade - onde vive - com a natureza, e a relação das questões locais com as globais.
Estimula a criatividade dos alunos Incentiva o trabalho em grupos, para realizarem debates, pesquisas, identificação de solução de problemas e formulação de novas questões Busca desenvolver nos alunos o pensamento espacial, utilizando cartografia, iconografia (estudo de imagens, como fotos, desenhos e pinturas), diferentes gêneros textuais, geotecnologias, entre outros recursos, para análise de problemas que envolvam informações geográficas.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.
Propõe e organiza a realização de projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito à natureza e às diversidades, e diferenças territoriais, sociais e culturais.
Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Pode programar aulas de campo, prestando informações e orientações aos alunos durante a atividade Pode organizar diferentes tipos de atividade extraclasse, tal como uma simulação de reunião da Organização das Nações Unidas, em que cada grupo de alunos representa um país para debate sobre temas específicos, previamente pesquisados.
Elabora documentos referentes às práticas escolares, tais como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências humanas.
Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2313-20 deve demonstrar competências pessoais, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, planejar cursos, aulas e atividades escolares, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, estudar, comunicar-se, promover a educação dos alunos, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-20
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de geografia do ensino fundamental CBO 2313-20
Um Professor de geografia do ensino fundamental (ou sinônimo) deve comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, propor estudos interdisciplinares, participar da elaboração do plano de gestão da escola, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, empregar recursos e procedimentos didáticos, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, criar situações múltiplas de aprendizagem, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, trocar experiências com os professores através de reuniões, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, ler literatura específica da área de conhecimento, selecionar os conteúdos, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, analisar a auto-avaliação dos alunos, prever participação em eventos culturais e científicos, estimular a troca de conhecimento, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, organizar atividades comunitárias, organizar a bibliografia, sistematizar o conhecimento, elaborar os instrumentos de avaliação, preencher diário de classe, trabalhar em equipe, propor calendário de avaliação escrita, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, registrar atividades culturais e pedagógicas, debater projetos interdisciplinares com os alunos, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, elaborar o projeto pedagógico, aprender novas tecnologias, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, realizar reuniões com os pais para orientação, possibiltar a apropriação de conhecimentos, respeitar a heterogeneidade dos alunos, determinar os objetivos do curso e da disciplina, demonstrar capacidade de intervir na realidade, dialogar com a direção e coordenações da escola, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, propor atividades culturais, avaliar a frequência dos alunos, preencher formulários com notas e faltas, analisar o plano de gestão da escola, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, orientar a auto-avaliação dos alunos, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, respeitar os limites dos alunos, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, participar das assembléias escolares, propor regras comuns para comunidade escolar, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, registrar atividades extracurriculares, demonstrar criatividade e iniciativa, propor critérios para a composição das classes, registrar avaliações e resultados, contextualizar os conhecimentos, construir relações de confiança com os alunos, listar material escolar básico, acompanhar as mudanças na área da educação, demonstrar pontualidade e assiduidade, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, prever recursos materiais e didáticos, definir processos e critérios de avaliação, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, assumir funções administrativo-pedagógicas, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, demonstrar solidariedade, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, demonstrar liderança, revelar interesses multidisciplinares, colocar-se disponível para os alunos, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, conviver com as idéias ou posições contrárias, elencar temas para projetos pedagógicos, demonstrar controle emocional, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, agir eticamente, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, consultar bibliotecas, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, discutir projetos interdisciplinares com colegas, consultar legislação, demonstrar capacidade de diálogo, ministrar aulas, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, decodificar diferentes códigos e linguagens, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, participar da gestão escolar nos colegiados, estabelecer as metodologias de ensino, propor opções para o horário de trabalho, expressar-se com clareza.